terça-feira, novembro 24, 2020

Post 7800 - CNEC 52/24 - 1/10 - Mães e filhas

  

Luísa Barnabé, loura de olhos azuis escuros, terá nascido em 1878, filha de juiz, ficou à espera de bebé de um professor de francês que ensinava advogados, e não casou com ela, embora perfilhasse depois a menina.

Passou a morar sozinha com a filha Manuela, que nasceu em 1899, sustentando as duas como costureira. A mãe e os irmãos visitavam-na às escondidas do pai.

Um dia, à filha saiu-lhe enquanto ela conversava com uma cliente, “mãezinha não foi assim”. Levou logo uma bofetada porque as crianças não corrigiam os pais.

Desde manhã até ao final do dia usava espartilho e a saia escondida de apoiante à monarquia

Morreu do coração quando a filha tinha dezoito anos. Esta fechou-se no quarto a chorar durante quinze dias, sem comer.

Manuela de olhos cinzentos e lindíssima, foi modelo e teve três noivos. O primeiro morreu com pneumonia, e estava a fazer compras para o enxoval do segundo, quando conheceu o terceiro, com quem casou. Perdeu um filho à nascença e teve então a Luisinha, também de olhos azuis. Paravam-na na rua para ver a menina tão linda. Apanhou meningite tuberculose e morreu com um ano.

Nasceu depois em 1932 Eugenia, de tranças louras que sonhava em alemão que aprendeu no Colégio onde andou desde a Infantil até à Alemanha ter perdido a guerra.

Aprendeu a nadar com um primo e ia nadar para o mar alto, sem pé. Através do Colégio teve aulas de equitação e mesmo quando o professor lhe atribuiu um cavalo mais selvagem do exército, aguentou-se no galope e não caiu. Lembrava como durante a Guerra também em Lisboa se pintaram os vidros de negro para prevenir um ataque e houve racionamento.  Manuela tentou fazer pão no forno, mas saíram uns pãezinhos insonsos.

Eugénia teve três filhas. A história continua.




Luísa Barnabé com a filha Manuela

Manuela com a filha Luisinha

Eugénia

2 comentários:

  1. Muito complicado, estava a tentar escrever sobre a minha trisavó, a minha avó e a minha mãe
    um abraço

    ResponderEliminar