sexta-feira, agosto 31, 2007

Vigo - 4 ou 5 (já não me lembro)

Luís Torras

Laxeiro - "Transmundo"

Não era feriado e foi-nos franqueada a porta do templo... (mas portei-me bem e não comprei lá nada porque posso ter ainda a possibilidade de passar um ou dois fins de semana fora e prefiro gastar em "souvenires" lá e noutros países). Entretanto fomos à Casa das Artes (da outra vez foi o Marco, Museu de Arte Contemporânea). Um prédio antigo, onde está também sediada a Fundação Laxeiro. No 1º andar, exposição de fotografia sobre "Las Misiones Pedagógicas", no 2º andar, quadros de Luís Torras (mais impressionista) e no 3º andar desenhos e pinturas de Laxeiro (mais expressionista). Na sala do 2ª andar havia um cheiro muito forte a tintas ou vernizes que nos forçou a encurtar a visita. Soubemos que o pintor Luís Torras e a esposa tinham lá estado pouco antes. Na exposição havia quadros de uma mulher muito bonita em diferentes idades que imaginámos seria a sua mulher. Gostaria de os ter visto e reler neles em idades avançadas o amor que transparece dos quadros. De Laxeiro gostei muito da tela que "postei" em cima, mas gostei mais no geral da pintura de Luís Torras.

quinta-feira, agosto 30, 2007

Vigo ("again")

Amanhã (ou hoje, daqui a algumas horas) irei empreender nova tentativa de chegar ao templo do consumo, Corte Inglês em Vigo, com as minhas duas amigas.
Será que desta vez o iremos conseguir?
O suspense é esmagador... (agradece-se que se algum hipotético eventual leitor souber de outro feriado avise antes de eu sair daqui, ou até aos 59 minutos de 30.8.2007 - tenciono fechar isto à 1).

terça-feira, agosto 28, 2007

Fotografias - Palácio do Freixo




Na que seria a última fotografia, mas depois não sei porquê ficou a segunda em cima (e estou com preguiça para começar a tentar editá-las como tão simpaticamente me indicaram em dois comentários ) esforcei-me para conseguir uma imagem de todo o Palácio... mas não consegui.
Seria preciso continuar a recuar, cair para a água e depois tirar a fotografia. Penso que ainda não estou bem preparada para tentar isto...

Fotografias de Vigo





E apareço numa (com saco da Fnac, para retomar o hábito...)

Fotografia

Fotografia de mim, num jantar na quarta feira, dia 22 de Agosto, a beber um descafeínado (porque se bebesse café podia já não dormir bem). Gosto muito do efeito nesta fotografia e de como se conseguem ver, pelo menos e apesar de esbatidas, duas chávenas. Claro que não fui eu que a tirei :) mas espero vir a aprender a recriar este efeito.
Posted by Picasa

Explicação para lentidão

Ultimamente tenho tido pouco tempo para andar pela blogosfera e antevejo um futuro ainda mais preenchido. Há muitas coisas que quero fazer e por vezes quando aqui venho, o tempo voa. Por isso tenho diminuído a quantidade de posts (hipotéticos eventuais leitores podem não se ter apercebido e se não tivesse deixado para trás o crítico cáustico, ele acharia bem). Tenciono continuar a visitar os blogues a que habitualmente vou, escrever comentários, responder a outros e de vez em quando "postar" alguma coisa, mesmo que num ritmo mais lento. De seguida e todas de uma vez, vou tentar "postar" as fotografias em falta, do Palácio do Freixo e de Vigo e eventualmente uma minha também.

Indicação para o prémio

Já consegui descobrir e fiquei muito contente pela indicação sobretudo por ser de quem é.
Obrigada.

segunda-feira, agosto 27, 2007

Prémio blog cinco estrelas

Em comentário soube hoje pela Elza do blogue Nada para mim que o meu blogue foi indicado para o prémio blog cinco estrelas (entretanto vou tentar descobrir quem me indicou...)
Fui ao seu blog e a um link nele indicado para descobrir que este prémio foi criado para sublinhar o dia 31 de Agosto, o dia do blog, criado para que os bloggers tenham um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse.
Copiei de lá o regulamento que é o seguinte:
1. Podem participar na votação todos os bloggers que mantenham blogs ativos há mais de um mês [os outros esperem por outra ideia brilhante que alguém irá ter].
2. Cada blogger deverá referenciar cinco nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto.
3. Cada blogger só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog [da forma que melhor desejar], enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail: elzinhalinda@gmail.com. No e-mail, além da sua escolha, deverão indicar o link para o post onde postaram as nomeações. A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 27/08/2007. 4. De forma a reduzir alguns constrangimentos [e desplantes], e evitar algumas cortesias desnecessárias, também são considerados votos nulos:- Os votos dos blogger(s) em si próprio(s) ou no(s) blogue(s) em que participa(m);- Os votos no blog Nada pra mim.
5. Cada blog que for indicado ou indicar, deve conter de onde veio a origem do concurso, ou seja deverão manter um link para este blog afim de que outras pessoas possam conhecer a idealizadora da idéia.
No dia 31.8.2007 serão anunciados os vencedores.
Os blogues que nomeio são:
Gostaria de poder nomear muitos mais e não foi nada fácil escolher estes. E espero que em futuras nomeações para outros prémios dê para nomear aqueles que agora não pude.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Sem carro

Terça feira de manhã cedo, fui com o meu carrinho até à oficina para que depois o levassem à Inspecção (soube depois que tinha passado, podendo assim orgulhar-me de como se portou)
Conforme tinha planeado, levando até uma pequena mochila além da máquina fotográfica, iniciei a viagem de regresso a pé, pela cidade do Porto. Desta forma consegue-se maior liberdade de decisão quanto ao percurso (até por sentidos proibidos e por atalhos entre prédios) e descobrem-se pormenores que poderiam passar despercebidos (comigo não é muito difícil, também só nesse dia me apercebi que numa rua pela qual passo com frequência, um enorme prédio tinha substituído uma fila de casas de madeira). Quanto ao fotografar, a certa altura, apesar de reconhecer que alguns ângulos seriam mais interessantes, já não tinha energia para contornar o objecto, normalmente algum monumento ou um prédio antigo da cidade. Será talvez um passeio a repetir, mas em pequenas etapas, deixando carro de apoio perto...

terça-feira, agosto 21, 2007

Hostel 2 e A última legião



Nestes últimos dias fui duas vezes ao cinema. Primeiro fui ver o Hostel 2 (realizado por Eli Roth). Não fui que o escolhi, muito provavelmente não o escolheria se fosse eu a escolher (talvez se não houvesse mais nenhum, ou talvez nem sequer assim...), mas não é tão mau como têm escrito. É sobretudo horrível pela ideia da velha fábrica na qual pessoas ricas assassinam as vítimas que compram. Mas no final surpreendeu-me por duas vezes, o que não é habitual neste género de filmes. Com o bilhete poderemos ter ganho uma viagem de avião a Piza (só a viagem). Na altura pensei que se a viagem fosse para a Eslováquia, nem que oferecessem tudo, incluindo alojamento, eu não ia!
O outro filme, que eu já escolheria, foi a Última Legião, realizado por Doug Lefler (com base no livro com o mesmo título de Valerio Massimo Manfredi). Um filme de acção que se vê bem e no qual entra o Colin Firth (desde que fez de Darcy no Orgulho e Preconceito sou sua fã - e só por ele entrar já vale a pena).

segunda-feira, agosto 20, 2007

Encontrei isto - What does your birthdate mean? através do blogue Ao (es)correr da pena e do olhar aqui
Your Birthdate: February 27


You are a spiritual soul - a person who tries to find meaning in everything.
You spend a good amount of time meditating, trying to figure out life.
Helping others is also important to you. You enjoy social activities with that goal.
You are very generous and giving. Yet you expect very little in return.
Your strength: Getting along with anyone and everyone
Your weakness: Needing a good amount of downtime to recharge
Your power color: Cobalt blue
Your power symbol: Dove
Your power month: September
É evidente que tudo o que de bom se diz é absolutamente verdadeiro! :)

sexta-feira, agosto 17, 2007

Vigo 2

Pois, lá fomos nós para Vigo, com algum espírito consumista... Eis quando, nos apercebemos de que a entrada para o parque do Corte El Inglês está fechada. Olhando com mais atenção apercebemos-nos, horror dos horrores, que este está encerrado, assim como todas as lojas à volta, incluindo livrarias. Ontem, precisamente ontem, foi o dia de S. Roque, dia feriado em Vigo. Até a Casa das Artes fechou de tarde. Felizmente o Marco, Museu de Arte Contemporânea estava aberto e tem uma livraria com livros de arte :).
Depois de ver se das fotografias que tirei, se aproveita alguma, virei quiçá "postá-la".
Entretanto, bom fim de semana a quem passar por aqui e a quem não o fizer também (sejamos politicamente correctos como o livro de contos de fadas que li há algum tempo e penso se chamava assim "Contos de fadas politicamente correctos"; o seu autor tinha muito sentido de humor, pelo que o recomendo - e se me lembrar do seu nome ou encontrar o livro, virei depois indicá-lo aqui).

quinta-feira, agosto 16, 2007

Vigo

Amanhã (aliás, hoje daqui a algumas horas) em princípio vou ter oportunidade de ir a Vigo com duas amigas. O objecto da viagem será o Templo Corte Inglês, em saldos. Cá, as últimas vezes que lá tenho ido, apercebi-me da presença de muitos espanhóis (ou então de muitas pessoas a falarem castelhano) por isso, parece-me óptima esta inversão de ir eu agora a Espanha. Não sei é quem estará certo, ou seja, onde é que estarão os artigos mais baratos (seria engraçado se fosse tudo com o mesmo preço, e andamos todos é a passear). Eu fiquei encarregue da parte cultural do passeio. Infelizmente a exposição da Tamara Lempicka já lá não está, mas estive a perscrutar na net por outras exposições. Espero que dê para passarmos pelo Marco, Museu de Arte Contemporânea de Vigo e pela Casa das Artes.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Testes

Passeando pela blogosfera descobri dois testes. Um aqui do qual resulta que neste momento estou um bocado aditada à blogosfera, do que aliás eu já tinha uma mui ligeira suspeita (resolvi que até ao final das férias vou permitir-me continuar aditada e depois tentarei arranjar outras adições diferentes para variar um bocado...) e outro aqui
Por este último, fazendo um pouco de batota a minha idade real é de 14 anos e tentando responder direitinho às perguntas é de 24,7 anos (ieeeeeee :) :) :).

Atelier de escrita

Terminei a complexa e delicada intervenção para alteração da ordem dos "posts" no blogue atelier de escrita ou atelier-de-escrita.blogspot.com. Como o seu nome já indica criei-o para fixar os apontamentos que retirei no atelier a que tive a oportunidade de ir.

A resposta!

Graças à pin gente do blog pin gente já sei como o fazer:
- Basta alterar a data, ao editar o post, através no "post options" que se encontra no canto inferior esquerdo do quadro onde escrevemos.
Agora vou proceder a essa delicada operação e depois indicarei aqui o nome do novo blog.

terça-feira, agosto 14, 2007

Questão "bloguística"

Tenho um outro blog que queria tornar público, mas antes queria inverter a ordem pela qual aparecem os "posts", ou seja, queria que o primeiro "post" que escrevi, aparecesse primeiro, em vez do mais recente que apareceria no final.
Até agora não consegui descobrir como fazê-lo ou sequer se é possível.
Por acaso algum comentador ou hipotético eventual leitor terá uma ideia?
Pequeno aditamento a "post" Questão "bloguística"
Para evitar qualquer expectativa: Novo blog é tão mau como este (continuo a ser eu a escrever nos dois...)

segunda-feira, agosto 13, 2007

Museu Nacional da Imprensa

Hoje fui visitar o Museu Nacional da Imprensa, que será o único museu vivo de imprensa na península ibérica (conforme se refere no folheto sobre o museu que trouxe depois comigo - quererá isso dizer que não existem outros museus da imprensa na península ibérica ou que os outros que existem estarão mortos, enquanto este está vivo?). Além da visita ao museu, e no andar debaixo temos a Galeria Internacional do Cartoon, com a possibilidade de comprar postais. Gostei dos cartoons e fiquei com uma ideia melhor de como o humor pode ser universal (escolhi depois postais de Zbigniew Pietrzk da Polónia, de Sergei Sichenko de Israel, de Osmani Simanca do Brasil, de Ludo Goderis de Bélgica e de Alessandro Gatto de Itália).
No museu deixam-nos experimentar a impressão em três máquinas, o que fiz, sujando os dedos com tinta, e fiquei a conhecer mais sobre António Rodrigues Sampaio (1806-1882) considerado o primeiro jornalista português e de quem Camilo disse ser soldado intrépido e amigo incorruptível da liberdade.

domingo, agosto 12, 2007

Fotografias da Feira Medieval
































Feira Medieval

Fui hoje à feira medieval em Santa Maria da Feira. Estou a "processar" algumas das fotografias que tirei e depois talvez as "prante" aqui (por "processar" quero dizer apenas passá-las da máquina para o computador porque para já ainda não descobri se haverá alguma maneira de as melhorar digitalmente, sem ser apagando-as...).
Primeira grande conclusão a que cheguei sobre o dia de hoje: Não é boa ideia guardar para o último dia a visita!
Observações:
1º Muitos muitos carros e muitas muitas pessoas (não é nada fácil tirar fotografias aqui porque se não forem os carros que ficaram lá para atrás, parece haver sempre pessoas à frente do que quero fotografar...).
2º À medida que nos aproximamos, além de muitas pessoas e da visão do Castelo ao longe, os cheiros de farturas e depois de grelhados em lareiras. Escuta-se uma música que a mim me parece medieval e na entrada dois jovens vestidos de uma forma antiga dão-nos as boas vindas e agradecem-nos a visita.
Lá dentro barraquinhas de comida e de outros artigos, jogos medievais, um burrinho, cavalos e aves de rapina ou da floresta.
Gostei de vir aqui (e pela segunda vez desde que tenho este blogue). Este ano pareceu-me que a feira cresceu no espaço que ocupa e em ideias (e também em visitantes).

sábado, agosto 11, 2007

Adelio Sarro

Ontem, fui ver a exposição de quadros de Adelio Sarro, na livraria Britânica. Depois resolvi procurar na net algo mais sobre este pintor brasileito.
Fui buscar reproduções de pinturas sobretudo
aqui e partes de um texto de Oscar d'Ambrosio que se encontra aqui.
O pintor nasceu em 7 de Setembro de 1950, em Andradina, no interior do Estado de São Paulo. Filho de agricultores, teve uma vida dura pelas dificuldades económicas da familia, tendo trabalhado como carpinteiro, marceneiro, cortador de mármore e desenhista de cartazes de propaganda antes de conseguir ganhar a vida apenas como pintor e escultor.
"As imagens de Sarro apresentam trabalhadores rurais, mulatas, famílias e grupos de crianças, a maioria de mãos fortes e pés descalços. Seu trabalho com as tintas caracteriza-se pelas transparências e tons suaves harmoniosos, enquanto suas esculturas fascinam pela grandiosidade.
No começo, com medo de usar a cor, Sarro pintava em tom sépia, depois ficou maravilhado com as potencialidades do azul e começou a misturá-lo com o sépia, atingindo resultados de grande beleza e muito pessoais. Houve assim uma grande evolução do artista autodidata em termos de aperfeiçoamento do traço, do uso da cor e do conhecimento de formas. Portinari é uma de suas inspirações obrigatórias, assim como Picasso, Chagall, Gauguin, Van Gogh e os muralistas mexicanos Rivera, Orozco e Siqueiros.
A obra do artista, em suas mais diversas facetas, principalmente pelo uso todo especial do azul, vermelho e rosa, costuma encantar as crianças. O uso da cor e das formas avantajadas, a ligação do ser humano com a terra e os animais, como pássaros, papagaio, gato, carneiro ou boi, além da presença constante de instrumentos musicais, como uma flauta, um violão ou um bandolim, tornam a obra de Adélio Sarro diferenciada.
O apurado trabalho com as transparências da cor é utilizado na construção de imagens tocantes sobre o trabalho rural e a momentos de intensa integração do ser humano ao universo, seja por meio do amor aos animais, à natureza ou à música."


(nome dos quadros pela ordem em que aparecem: Névoa da manhã, Espelho d'água e Rosa de fogo)

quinta-feira, agosto 09, 2007

Trânsito e o Palácio do Freixo





Consegui chegar até ao Palácio do Freixo. Afinal não é nada difícil o que confirma a conclusão lúcida no tema polémico de que é muito melhor conduzir no Porto do que em Lisboa! Esta conclusão científica e fundamentada tem por base dois pontos essenciais (além de muitos outros que se dividiriam por inúmeras alíneas e que de certeza devem existir):
1º Lisboa tem uma área muito maior e por isso tem muitas mais ruas, avenidas, etc.
2º E conheço muito melhor o Porto;
Estarei pronta a rever estas conclusões num estudo mais aprofundado se alguém me oferecer
um carro novo para me deslocar até e por Lisboa (e já agora pode ser um "baita" carro).

Tirei fotografias ao Palácio por fora enquanto entardecia. Um turista simpático aguardou mesmo que eu fotografasse a parte superior da entrada o que eu tentei fazer com um ar de quem sabia perfeitamente o que estava a fazer. Continuo a tentar encontrar um ângulo para uma fotografia que escape às outras pessoas, mas continua a escapar-me também a mim.
Quer pelo Palácio, quer pelas obras de Dali a exposição merece uma visita ou mais do que uma (estou a pensar em voltar lá de novo). Senti-me até no estrangeiro, porque não conhecia aquele espaço, é muito bonito, e estavam lá turistas (a imagem e fotografias foram encontradas através do Google; depois decidirei se será de ousar postar alguma que eu tenha tirado).

terça-feira, agosto 07, 2007

Férias

(Fui buscar esta imagem ao blogue Anomalias )
Estive a recordar momentos passados mais felizes e pessoas interessantes que conheci, no mundo virtual e real e tudo isso deixou-me mais animada.
Gosto de férias pela possibilidade de fazer alguma coisa, mesmo que não faça nada (por outro lado, até poder não fazer nada, também é óptimo nas férias).
Assim, poderia amanhã tomar um comboio para qualquer lado, o que seria impensável quando estou a trabalhar (a não ser que por qualquer estranho motivo que não me ocorre agora, tomasse o comboio para ir trabalhar - e na cidade onde trabalho até há uma estação de comboios, mas lá só devem parar e muito de vez em quando, regionais que levarão horas a fazer percursos de minutos ou vá lá, de uma meia hora ou pronto, de uma hora).
Também poderia pegar no meu carrinho, mas com o meu péssimo sentido de orientação já seria mais complicado chegar a algum lado. E teria de eliminar Lisboa dos eventuais destinos. Nunca conduzi lá, nem pretendo fazê-lo. Nos meus passeios pela capital, o trânsito pareceu-me bem complicado, com enormes avenidas que nos obrigam a percorrer talvez dezenas, senão centenas de quilómetros, depois de constatarmos que vamos no sentido errado e condutores que serão sem dúvida pessoas muito gentis e bondosas, mas que adoram buzinar.
No entanto, no ano em que estudei em Lisboa, adorei o Metro. Nessa altura ainda não tínhamos metro no Porto, portanto aquele meio de transporte era uma novidade. Não sei se já escrevi sobre isso aqui, mas posso sempre repetir-me (com alguma sorte, se já falei sobre isso, pode ser que ninguém tenha chegado a ler o que escrevi). E o metro é mesmo um transporte óptimo. De manhã cedo com as estações e os comboios cheios quando pensava ser impossível entrar na carruagem que parara à minha frente, as simpáticas pessoas atrás de mim, empurravam-me lá para dentro. Mas, o que achei melhor era a aventura de sair em paragens desconhecidas para descobrir o que se encontrava lá em cima. E deparava com as paisagens mais diversas, tanto podiam ser prédios velhos, como prédios novos ou praças largas ou um jardim. Ainda bem que nesse ano deu para passear um bocadinho pela cidade.

domingo, agosto 05, 2007

Filme Jindabyne


Sábado fui ver o filme Jindabyne realizado por Ray Lawrence, com base num conto de Raymond Carver.
Jindbayne é uma pequena cidade australiana (ao lado de uma outra, submergida pela construção de uma barragem). Stewart (Gabriel Byrne) e três amigos aproveitam o fim de semana para ir pescar numa zona isolada das montanhas. Pouco depois de lá chegarem encontram no rio o corpo de uma jovem assassinada. Em vez de no dia seguinte partirem para alertar a polícia, optam por ficar a pescar e só no Domingo contactam as autoridades. Claire (Laura Linney) mulher de Stewart fica muito perturbada com o sucedido e mesmo colocando em risco o seu casamento tenta fazer algo para compensar.
Um filme com um ambiente especial e personagens bem construídas, sobre o que pode assombrar e perseguir cada um de nós.

sábado, agosto 04, 2007

Explicação

Tive um pequenino problema com vídeo. Há muito, muito tempo atrás, quando iniciei este blogue, depois de algumas tentativas, consegui que esta música tocasse. O tempo foi passando e perdeu o som (sem que eu tivesse feito nada). Eis quando recebo um mail do video codezone sobre novas versões e me parece que talvez pudesse recuperá-la. Ontem tentei introduzi-lo aqui e nada (tentei mais de duas vezes, mas só em duas com algum sucesso, o que apenas descobri a posteriori). Hoje quando venho aqui, está a tocar em duplicado e sem começar em simultâneo (o que a suceder poderia ajudar a que passasse despercebido...). Penso que terei conseguido eliminar uma... Hipotéticos eventuais leitores poderão se quiserem manifestar-se quanto à manutenção ou não da música:
a) Pode ficar;
b) É melhor o silêncio;
c) Era melhor qualquer outra música;
d) Melhor com o duplicado;
e) ... (espaço aberto a qualquer outra sugestão)

sexta-feira, agosto 03, 2007

Ainda Dali

Ainda sobre o Dali, o Atilahab do blogue Colheita63 deixou-me um endereço de um tributo ao pintor no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=jq9fllyTrCA.

3º Festival da Francesinha em Valongo

Mais uma noite de verão e fui com amigas ao Festival da Francesinha de Valongo, no parque da juventude. Além de francesinhas e cerveja superbock por todo o lado, também a actuação ao ar livre de um quarteto cubano, a começar pelas 22.00 horas. Tocaram vários ritmos e nos intervalos incentivavam a dança. À minha frente um pai dançava muito bem com a filha mais nova (tinha outras duas que também dançavam bem e as três filhas eram parecidas com o pai). Um outro senhor mais velho dançava com uma jovem e imaginei que seriam também pai e filha (aqui já não eram parecidos, mas ela pode ter saído à mãe). Dançavam com um ar muito concentrado e passos elaborados que penso terão aprendido numa escola. À volta muitas crianças e jovens brincavam e andavam de skate. Andei pela relva e ensaiei alguns passos. Gostava de aprender a dançar aquelas danças.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Salvador Dali

Sugestão para próxima exposição: a de Salvador Dali no Palácio do Freixo (agora só tenho de descobrir onde é que fica o Palácio do Freixo e como lá chegar...)

quarta-feira, agosto 01, 2007

Nadir Afonso


Em périplo pela cidade do porto, na expectativa do trânsito ser menor agora que se inicia o mês de Agosto (talvez um pouco, mas muito ligeiramente e ainda não o suficiente...), fui finalmente ver a exposição de Nadir Afonso. Consegui lugar para estacionar perto e a exposição é gratuita. Tem diversos quadros (acrílicos e guaches) dos quais logo gostei das cores e luz e chamou-me também a atenção a geometria. Nas paredes encontrei pelo menos 3 citações, uma das quais de Vasarely a defini-lo como o maior pintor português contemporâneo. Fui vendo os quadros ao perto e ao longe: Uma série de lugares/cidades. Quando me afastava conseguia uma ideia melhor da impressão da cidade. Gostei muito de um intitulado Gôndolas, mas também entre os de cidades, o de Pequim. Pus-me a imaginar como será que os pinta e se terá por base fotografias. Sobre o pintor retirei do Google, além da reproduçã0 do quadro em cima (que tem por título Madrasa), o seguinte:
"Nadir Afonso nasceu em Chaves, Portugal, em 1920. Arquitecto, fez estudos de Pintura na École des Beaux-Arts em Paris, onde por intermédio de Portinari, foi bolseiro do Governo Francês. Colaborou com os conceituados arquitectos Le Corbusier e Oscar Niemeyer, que seriam determinantes no seu evoluir estético. Na década de 50, Nadir Afonso aprofunda o seu interesse pela arte cinética, desenvolvendo posteriormente, estudos sobre a Pintura a que denominou “Espacillimité”. É em 1958 que expõe no prestigiado “Salon des Réalités Nouvelles” em Paris, vanguarda da arte mundial. O ano de 1965 será o do abandono definitivo da arquitectura para uma exclusiva dedicação à Pintura. Historiando a sua obra, é de referir que na década de 40, existe uma predominância da representação figurativa que irá evoluir a partir dos anos 50, para um forte geometrismo que Nadir Afonso aplicará aos espaços urbanos e que irá caracterizar toda a sua pintura até à actualidade."