domingo, outubro 17, 2021

Livros 2021 (23) A Autobiografia da Minha Mãe de Jamaica Kincaid

A autobiografia da minha mãe por [Jamaica Kincaid, Débora Landsberg]

 A Autobiografia da Minha Mãe de Jamaica Kincaid

"Uma história de amor, medo, perda e formação de caráter, um relato da evolução de uma mulher negra caribenha escrito por uma das autoras mais habilidosas da literatura contemporânea. Poderoso, perturbador e emocionante, este romance de Jamaica Kincaid conta a história de Xuela Claudette Richardson, filha de mãe caribenha e pai meio escocês e meio africano, moradora da ilha de Dominica. Sua mãe morre no parto, e a garota precisa então encontrar seu lugar no mundo sem o auxílio materno. Kincaid conduz o leitor pela vida de Xuela com extrema habilidade literária: da casa de sua infância, onde ela podia ouvir o canto do mar, e da sala com telhado de zinco onde mora como estudante, até sua casa da velhice. Seu mundo é intensamente físico, cheirando a frutas maduras, enxofre e chuva; e ferve com sua tristeza, sua profunda simpatia por aqueles que compartilham sua história, seu medo do pai e sua solidão arrebatadora. Com solenidade aforística, Kincaid explora todos os paradoxos desta história extraordinária, que, conclui Xuela, é ao mesmo tempo o testamento da mãe que ela nunca conheceu, da mãe que ela nunca se permitiu ser e dos filhos que ela se recusou a ter. “Jamaica Kincaid nos brinda com uma reflexão assombrosa sobre a vida, escrita com a prosa mais bonita que podemos encontrar na literatura contemporânea.” — The New York Times

JAMAICA KINCAID nasceu em São João, capital de Antígua e Barbuda, em 1949. Ganhadora de diversos prêmios literários, entre eles o Prix Femina e o PEN/Faulkner, atualmente mora com sua família em Vermont e dá aulas de história africana e afro-americana na Universidade Harvard, nos Estados Unidos." 

(gostei muito deste livro, de como está escrito, da proximidade com a narradora, da simplicidade aparente em frases que depois nos fazem pensar)

4 comentários:

  1. Uma excelente escritora. Este livro nao li mas vou ja a correr a biblioteca online para o requisitar.

    ResponderEliminar
  2. Estou à procura de outros livros dela, este foi o primeiro que li

    ResponderEliminar
  3. Não conheço e vou procurar por aqui na Livraria Portuguesa.
    Beijinho, boa semana

    ResponderEliminar
  4. Desconheço a autora, e parece-me um livro interessante.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar