quarta-feira, setembro 15, 2021

Post 8206 - CNEC 56/28 - 8/10 - Uma última paixão

         Aos setenta anos, cinco anos viúvo, deu-lhe para aquilo.

Já não se lembrava muito bem de como fora com a Laura. Tinham sido muito amigos um do outro. O deles fora um casamento feliz, em que se respeitavam e apoiavam um ao outro. No início, bem no início, será que sentira borboletas no estômago? Talvez alguma impaciência e insegurança enquanto não confirmava que ela sentia o mesmo.

Quando ela morrera, sentira que morria também. Causou-lhe até confusão como tudo continuava. O céu azul e o sol de cada manhã, as lojas abertas, os cafés e esplanadas cheios. O que primeiro lhe doeu como indiferença depois reconfortou-o. A vida era uma passagem. Quando ele morresse seria o mesmo. Continuariam a existir crianças e apaixonados, famílias e abraços. Ainda bem que assim era. O contrário, se fosse o último homem da Terra, se ninguém mais viesse a pensar e a sentir o que iluminara os seus dias, é que tornaria a sua morte terrível e insuportável.

À medida que o tempo passava, pesou-lhe a solidão. Viu-se ainda saudável e enxuto. Talvez ainda pudesse encontrar alguém. Uma companheira.

Primeiro começou a ver os anúncios no jornal. Depois colocou um:

“Senhor de setenta anos, saudável e independente, procura senhora da mesma idade e condições para casar. Assunto sério.”

Deixou a indicação de endereço numa caixa postal.

Não sabia se iria ter alguma resposta. Quando foi ver espantou-se com o número de cartas.

Entreteve-se depois a selecionar duas. Sentiu-se um pouco infiel por iniciar correspondência com as duas. Marcou encontros. A primeira era muito frágil. A segunda era uma miúda com quarenta ou cinquenta anos. Viu-se a trazê-la para casa, a apresentá‑la aos amigos. Até que ela começou com pedidos de empréstimo.

Voltou a colocar o anúncio. Talvez a terceira fosse a certa.

7 comentários:

  1. Cavalheiro com estigmatismo procura senhora com miopia para troca de pontos de vista :))))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. 70 anos saudáveis, enxutos e com a cabeça a funcionar lindamente. Empréstimos? Olha-m'esta! Deve estar a achar que sou o Pde Américo :-)

    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) talvez com a terceira tenha encontrado uma alma gémea :)
      Bom dia :)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Tive de rir:))) a dos empréstimos vai lá vai!!!
    Tenho 70 anos e divorciada (ao invés do que diz a minha mãe que sou viúva porque ele já morreu) não digo que não gostaria de ter alguém ao meu lado quanto mais não seja para arranjar uma lâmpada mas procurar por anúncios, concursos e outras coisas tais não é de todo a minha praia. Nunca deixei de viver e não sinto solidão porque o que tiver que acontecer...acontecerá.
    Gostei imenso desta tua narrativa
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. Acho que podemos estar sempre a tempo, afinal a Isabel Allende encontrou um novo amor aos 75 anos e o importante é estarmos bem
    obrigada Fatyly
    um grande beijinho e um bom dia

    ResponderEliminar