terça-feira, abril 28, 2020

Post 7472 - TPC para próximo desafio de escrita

O que é uma música pop-rock
e exemplos de grandes letras
Vou googlar...


Na wikipédia
pop rock (também escrito como pop/rock)[5] é o rock com menor ênfase na composição profissional e nas artes de gravação e mais ênfase na atitude.[6] Originado no final da década de 1940 como uma alternativa ao rock and roll normal, o pop rock foi, no início, influenciado pela batida, pelos arranjos e pelo estilo original do rock and roll (e às vezes do doo-wop). Pode ser visto como um campo de gênero distinto, em vez de música que se sobrepõe ao pop e ao rock. Os detratores do pop rock costumam desprezá-lo como um simples produto comercial, menos autêntico do que o rock.

Existem diferentes definições do termo, variando de uma forma mais suave do rock para um subgênero da música pop. Pop rock é um gênero de fusão usado para descrever o padrão verso-refrão da música pop que também pode ser categorizado como rock pelo seu uso de guitarrasbateria e ritmos propulsivos. O gênero se manifestou no final da década de 1950 como uma alternativa mais comercial ao rock and roll, alavancado por artistas como Roy Orbison e Del Shannon. Durante a década seguinte, pop e rock continuaram a se misturar e criar novos subgêneros, como Vocal surf e Jangle pop. Na década de 1970, o pop rock tornou-se tanto mais "pesado" (Power pop) quanto mais suave (Soft rock); nas décadas de 1980 e 1990, fundiu-se com rock alternativo para fazer o Britpop. Hoje, o pop rock continua a ser um gênero ativo, de grande alcance e que se funde com diversos outros estilos.[2]

Existe uma grande semelhança entre a música pop e o rock, tais como instrumentação e até mesmo conteúdo lírico. Os termos "pop rock" e "power pop" foram usados ​​para descrever uma música mais comercialmente bem-sucedida que usa elementos do rock ou a forma dele.[8] O escritor Johan Fornas vê o pop rock como "um único gênero", ao invés de categorias distintas. Para os autores Larry Starr e Christopher Waterman, o gênero é definido como uma "variável upbeat do rock" representada por artistas e bandas como Andy Kim, Bells, Paul McCartney, Lighthouse e Peter Frampton.[9]

Exemplos em CDs de O Melhor do Rock Português
Rui Veloso – Chico Fininho
Taxi – Chiclete
GNR – Portugal na CEE
Grupo de Baile Patchouly
Manuela Moura Guedes – Foram cardos, foram Prosas
Adelaide Ferreira Baby Suicida
Heróis do Mar Paixão
Rádio Macau – A Vida Num Só Dia
Sétima Legião – Por Quem Não Esqueci
Heróis do Mar – Só Gosto de ti
António Variações Canção de Engate
Xutos & Pontapés – Não sou o Único
Sétima Legião – Sete Mares

10 comentários:

  1. GNR é Grupo Novo Rock, não tem nada a ver com polícia :)))
    Beijinho, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não Pedro e já fui corrigir - fui traída pelo texto automático e não me apercebi, GNR, CP, CPC - tudo letras com as quais tenho de ter cuidado :)
      um beijinho e bom feriado e bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Bom dia:- Ambas as formam se misturam, sendo difícil dividi-las...dizendo onde começa um estilo e começa o outro ( na minha opinião)
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  3. Também me parece Ryk@rdo
    e saudações amigas também

    ResponderEliminar
  4. Gostei e ainda gosto das musicas!

    Beijos e uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. Também :)
    um beijinho e uma boa tarde

    ResponderEliminar
  6. Pois...
    Também ainda não sei como vou descalçar esta bota....

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler as definições...
    Não sabia que MMGuedes tinha sido cantora e lá fui eu para o Google procurando pelo Manuel... Srrssssss...
    Beijinho
    ~~~

    ResponderEliminar