quarta-feira, março 18, 2020

Post 7378 - Quarta-feira, 18.3.20

A planear cozinhar peito de peru ou frango assado para o jantar fui até ao supermercado (com pequena lista e sem ser para açambarcar), Menos trânsito, mais lugares para estacionar, menos pessoas nas ruas, em filas para mercados e farmácias, guardando distância entre elas. Quando chegou a minha vez, não havia nada de peru ou frango, e nota-se a falta de outros artigos. É angustiante entrar e ver prateleiras vazias, a distância e as esperas, e sobretudo pensar que ainda vai piorar.

Parece-me que de repente caí dentro de um livro de ficção cientifica, estou ainda nas primeiras páginas, e não sou um dos protagonistas, mas personagem secundária que poderá durar só mais alguns capítulos.

O que se passa fez-me também lembrar o 11 de Setembro.
Estava no cinema com a minha mãe e uma das minhas irmãs (fomos ver o filme O Planeta dos Macacos mais recente) e a outra irmã começou a ligar-nos ou a enviar sms.
Quando cheguei a casa tive a mesma sensação de irrealidade ao ver as imagens de America under attack. E o que aconteceu mudou o mundo, a percepção que dele tinha, quanto à segurança, ódios, terrorismo e morte.

Por um lado, o mundo é mais pequeno, pelas facilidades de comunicação, por outro lado, torna-se mais distante e inalcançável, Fechados em casa chegam até nós imagens assustadoras do que se passa a muitos kms de distância.

Por tudo isto é muito bom encontrar posts positivos pela blogosfera e estou com mais tempo para os ler, e todos os gestos de bondade e gentileza que nos possam fazer sentir como estamos ligados,  e que isto vai passar (como a iniciativa na blogosfera de um post por dia até ao fim do Corona, os telefonemas ou mensagens de amigos, o deixar passar à minha frente um senhor com mais idade, o guardar o lugar na fila para a menina que ia buscar um carrinho, etc).

4 comentários:

  1. Olá:- Se calhar, estes momentos difíceis e muito complicados, servirão como uma grande lição para muitas mentalidades, para não dizer, todas mesmo

    A verdade é que se duas pessoas chegarem a uma prateleira onde existam dois produtos iguais, a 1.ª leva os dois, pouco se importando que a pessoa que a seguia não leve nenhum.
    É assim a mentalidade do Português e muito dificilmente alguma vez mudará, apareçam as doenças que aparecerem
    .
    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
  2. Será que a nossa mentalidade é mesmo assim? Quero acreditar que não e já deixei de comprar um último bolo ou chocolate para que ficasse para quem vinha depois, e tenho a ideia que já beneficiei de gestos iguais.
    Obrigada e uma semana feliz também

    ResponderEliminar
  3. Anda tudo assustado. Sinceramente deixei de ir aos Hipers. Vou ao comercio local e também cumprimos a distância de segurança. Para bem de todos.

    -
    A fé atravessa-nos o pensamento cruel
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  4. É o que estou a pensar em fazer também e investigar a possibilidade de entregarem em casa para o futuro
    um beijinho, obrigada e uma excelente noite também

    ResponderEliminar