domingo, agosto 25, 2019

Post 7186



Eugénio José Pepe, nascido a 12 de Outubro de 1934/22 de Agosto de 2019, com 84 anos de idade

Aqui:
"O compositor Eugénio Pepe, criador da música 'Vamos Dormir', morreu hoje, aos 84 anos, na Casa do Artista, em Lisboa, onde se encontrava, disse à Lusa fonte da instituição. 
Nascido em 12 de outubro de 1934, Eugénio José Pepe Costa "foi um dos músicos mais polivalentes na década de 1960, quer como intérprete quer como compositor", como surge descrito no programa Gramofone, de José Carlos Callixto, na RTP.
Vocalista, pianista de boite e compositor, Eugénio Pepe dirigia o seu conjunto, de nome Trio Eugénio Pepe, "onde o humor marcava quase sempre presença".
"O primeiro disco em que surge como titular é editado em 1965 pelo selo Alvorada, da Rádio Triunfo, e inclui as músicas 'Só Bossa Nova', 'Agora Choro à Vontade', 'O Zé da Ribeira' e 'Noiva do Alentejo', todas de sua autoria", pode ler-se na página da RTP, que realça que, no ano seguinte, Pepe fundou a editora Riso & Ritmo, com os atores Armando Cortez e Francisco Nicholson.
No disco seguinte, 'O Fado em Bossa Nova', Pepe apresenta arranjos em bossa nova para clássicos como 'Lisboa à Noite', 'Rua dos Meus Ciúmes' ou 'Rosinha dos Limões', seguindo-se em 1966 um EP que contém "Pepe Fado" que, já neste século, seria alvo de uma versão pelo Real Combo Lisbonense.
"Nos anos 1960, Carlos do Carmo, Tony de Matos ou Ada de Castro tinham sido alguns dos nomes a darem voz às suas composições", refere ainda o Gramofone.
Em 1969, a canção infantil 'Vamos Dormir', com letra de Alexandre O'Neill e música de Eugénio Pepe, é publicada em 'single', levando uma geração de crianças a ir para a cama e sendo precursora da música do famoso boneco Vitinho.
Fotos Cartaz - Eugénio Pepe Melodias nos Combatentes 28-09-2015 (2)Em 2009, Eugénio Pepe foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores e em março último foi premiado pelo Teatro Maria Vitória com as Máscaras de Ouro."

Resultado de imagem para Eugénio PepePara nós o primo Eugénio, filho da tia Laura, irmã do meu avó com o mesmo nome, Eugénio Pepe, pai da minha mãe, também uma pessoa excepcional, mas que só pude conhecer pelo que me contavam dele porque morreu quando eu tinha seis meses.
Estive poucas vezes com ele, sei que ele e a minha mãe gostavam um do outro como irmãos. Vi fotografias dos dois pequenos, ouvi as histórias que a minha mãe contava,  e o que ela contava sobre ele ser uma pessoa boa, animada e positiva era confirmado pela sua voz e nos breves encontros.

8 comentários:

  1. Amigos, gostaria de tentar começar a ganhar em casa? Então vale a pena tentar este é o lugar: https://fscore.br.com , porque é aqui que você será capaz de ganhar tanto deseja. Mais precisamente aqui você pode aprender a ganhar e vai ganhar em apostas

    ResponderEliminar
  2. Conheci-o. Não pessoalmente mas conheci-lhe as músicas e tenho bem presente o quanto era presente quer nos programas de rádio, quer na TV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescentei depois o laço de família, era o primo como irmão da minha mãe, pela distância só estive com ele algumas vezes, fiquei triste quando soube
      um beijinho

      Eliminar
  3. Deviam aproveitar a efeméride para passar as suas composições.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o compositor nem a canção. Sou do tempo da família Pituxa, "são horas meninos", letra da mãe do Pedro Rolo Duarte. Creio que vieram a seguir a esta canção pois não tenho ideia dela. Depois o rato, e só depois o Vitinho, já eu era crescida. Surpresa também saber que o O'Neil escreveu a letra. Vou procurar no Youtube ouvir algumas das suas músicas.

    ResponderEliminar
  5. Também me parece mais conhecido o "são horas meninos" - e não gostava nada quando passava porque a seguir nos mandavam para a cama

    ResponderEliminar
  6. tanta gente famosa e 'popular'que acabam na casa do artista, nome simpático para um lar

    ResponderEliminar