quinta-feira, janeiro 24, 2019

Post 6979 - Desafio de Escrita 10/10 - Somos todos obrigados a crescer


 Somos todos obrigados a crescer

Olhando para trás penso às vezes se teria podido evitar o que sucedeu.
Mas a maior parte do tempo evitar questionar-me e sobretudo imaginar que poderia ter sido diferente.
À medida que o tempo passa tenho uma vaga consciência do que esqueço. Deixo de me sentir seguro quanto a se realmente aconteceram como me lembro ou se apenas mastigo recordações de alguns momentos, sem a intensidade das sensações da altura, sem certezas. Apenas fragmentos que baralho e reconstruo.
Sinto que lhes devo, à Pérola e ao Dave contar o que sucedeu, contar como foram corajosos e belos, tão imensamente belos, talvez também pela sua juventude e confiança.
Eu, pouco mais novo, acreditava então que haveria um sentido para a vida que iria descobrir, que não repetiria erros dos mais velhos e algo de incrível iria fazer com a minha vida.
Depois, cresci.
Somos todos obrigados a crescer, excepto se algo interrompe ou termina a vida. Julgava antes cruel e trágica a ceifeira que colhia aqueles que mal começavam a viver. Houve depois uma altura em os invejei, pelas decepções e desespero a que podiam ser poupados.
Mas irei começar pelo princípio, quando se conheceram, no Verão de setenta e sete.
Eu tinha dez anos. Sofrera de raquitismo e os meus pais para que recuperasse melhor arranjaram uma casa nas Caxinas, Vila do Conde. Casa de pescadores que a arrendavam e iam viver com familiares ou em anexos. Muito perto do mar.
Logo no primeiro dia conheci o Dave. Tinha quinze anos mas já trabalhava como pescador.
Nesse mesmo dia o Dave conheceu a minha irmã da mesma idade, Ana, a quem todos tratavam por Pérola.
Irei contar aqui, não o que saiu nos jornais, mas o que realmente sucedeu.

1 comentário:

  1. Mais um texto muito bom. Somos todos obrigados a crescer, embora alguns passem pela vida como se ela fora a terra do nunca e eles eternos Peter Pan.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar