quinta-feira, janeiro 03, 2019

Post 6956 - Livros 2019 (2) A Fonte de Mafamede de Fernando Évora

A Fonte de Mafamede de Fernando Évora - Prémio Manuel Teixeira Gomes- Menção honrosa 2001, Muito bem escrito e triste (a história de Ana e Bastião.

Sinopse no site da Wook:
"Neste texto o autor conduz-nos ao século XVI e a Benafátima, pequeno lugar da serra algarvia. Aqui, onde vive a jovem Ana, parecem distantes as novidades das descobertas e dos novos mundos. Contudo, da cidade virá um prior, um boticário e um escravo negro, o que irá perturbar a vida nesta povoação. Só que os novos tempos não são os do progresso, antes os da intolerância."
O autor Fernando Évora nasceu em Faro, em 1965. Tem-se afirmado como autor de contos, modalidade onde já obteve vários prémios literários. Além de alguns textos dispersos e incursões na literatura infantil, publicou uma pequena novela histórica, A fonte de Mafamede, e uma quase-fábula, Como se de uma fábula se tratasse.

"Soube que Mafamede não mais tinha regressado ao povoado. Soube também que agora se chamava aquele sítio a nascente do desorelhado e que se dizia ser a sua água venenosa, quando amor mais puro não havia eu conhecido"

A Fonte de Mafamede

4 comentários: