terça-feira, agosto 07, 2018

Post 6808 Desafio de Escrita - OE 2ª Edição, 2/10 Política



No mundo em que vivemos, o mundo civilizado, ou primeiro mundo, claro, temos o sistema político perfeito da Democracia (e eis que Trump ganha as eleições na América e o Reino Unido decide pelo Brexit).
Por cá temos o Marcelo (e alguns dos seus clones, única forma de conseguir estar em todo o lado praticamente ao mesmo tempo).
Tudo já foi pensado, escrito e dito, sucederam-se revoluções, caíram ou envelheceram os ídolos, e actualmente imperam os interesses económicos.
Felizmente para dar algum colorido ao que se passa com a nossa forma de governação, temos a televisão, com as imagens que não mentem e valem mil palavras, nunca se apagam e regressam para perseguir e assombrar os políticos.
Pouco a pouco, talvez comecem a perceber que é capaz de não ser assim lá muito boa ideia surripiar o gravador de um jornalista, ainda que compreensivelmente desagradado com as questões colocadas, se outro, nesse preciso momento, o filma a fazê-lo.
Ou falar livremente ao telemóvel sobre “problemas” do país e pessoais, como se não estivesse a ser gravado, porque não só o está a ser, como a gravação virá a aparecer pouco tempo depois no canal do Correio da Manhã.
Ou ainda clamar pela devolução da cidade aos cidadãos mais humildes, enquanto se perspectiva lucrar milhões com a venda de imóvel reabilitado, após despejos daqueles.
Vêem-se os políticos num impasse - ou deixam de prometer o que os eleitores querem e perdem as eleições, ou prometem tudo, e ganham, para serem depois confrontados com as suas posições opostas ao prometido.
São confrontados não apenas com actos opostos aos ideais defendidos, mas também com  promessas feitas pelas calendas gregas que estariam já esquecidas se não tivessem sido congeladas em gravações a cores, com som e primeiros planos.
Assim não é fácil ser político!



1 comentário:

  1. Pois... não é fácil ser-se político... sobretudo, quando aquilo que defendem, contraria em absoluto, as suas atitudes... mas sempre assim foi... e sempre assim será... veja-se o Trump... diz uma coisa e o seu contrário... sem o menor problema de consciência... porque simplesmente... não a tem!... Tal como a grande maioria dos políticos...
    Gostei imenso, do teu texto!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar