terça-feira, junho 19, 2018

Post 6736 - Desafio de Escrita (OE) 7/10 - Fumar - Argumentar - Com pequena adenda

Pequena adenda: Escrevi este texto para desafio de escrita em que tinha de argumentar pela proibição do fumo nos lugares públicos, e não traduz o que penso, não fumadora activa (experimentei duas ou três vezes) não sou radical

Chegou a altura de agirmos!

Se por um lado elegemos a liberdade de escolha como dos mais altos valores e princípios, deve a nossa liberdade acabar onde contende com a dos outros.
Defendendo que as minhas escolhas possam ter como efeito não pretendido a redução do meu tempo de vida, não posso é escolher pelos demais.

O que temos de mais certo é a nossa morte.
Está provado que a proibição do consumo de tabaco em locais públicos reduz o risco de ataques cardíacos – veja-se por exemplo o estudo recentemente publicado na revista “Journal of the American College of Caridiology” – e os investigadores referem uma redução de até 26 por cento por ano.
Nestes números teremos fumadores activos mas também passivos.
Ora os que escolhem não fumar não devem ser forçados a fazê-lo enquanto fumadores passivos
Como refere David Meyers, da Escola de Medicina da Universidade do Kansas, dos Estados Unidos, “Até respirar o fumo de cigarro em doses baixas pode aumentar o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco”. E a proibição será também eficaz para ajudar a prevenir o cancro do pulmão e o enfisema

Com a proibição do fumo nos lugares públicos iremos ainda evitar o mau exemplo e assegurar-nos que as classes mais jovens e influenciáveis não se iniciam no vício.

Temos de exigir aos nossos representantes uma nova lei e com essa nova lei iremos mudar mentalidades e forjar gerações saudáveis e esclarecidas!


8 comentários:

  1. Durante anos eu e o meu pai fumámos, MUITO, ao pé da minha mãe.
    Que, coitada, se viu obrigada a fumar connosco.
    Já há muitos anos o meu pai deixou os cigarros.
    Eu deixei há 11 anos.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como acrescentei em adenda, experimentei duas ou três vezes, não gostei e desde então sou só fumadora passiva de vez em quando
      um beijinho, obrigada e uma boa semana também

      Eliminar
  2. Fantástico e assertivo texto:))

    Hoje:- Não será solidão por estar sozinha.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Larissa Santos
      um beijinho e uma óptima Terça-feira também

      Eliminar
  3. Eu entendo que tudo que é muito difícil de deixar é um vício ! Pior, é que qualquer vício que não se consiga abandonar tem o efeito de droga !
    O que eu não entendo é que, quem não consegue deixar o vício de fumar não entenda que é um drogado e muito pior, que não se aperceba do mal que está a fazer a quem os rodeia !
    Eu nestas coisas sou muito "agressivo" e quantas vezes não me privo de agredir os mais chegados, mostrando-lhes isso mesmo e fazendo-lhes ver que poderão ser tudo menos inteligentes !!!
    Ora se fumar faz mal e até muito mal, se esse vício custa dinheiro e não pouco (anualmente), se quem fuma continua a fumar ou tem que entender por uma vez que é doente e drogado ou então não tem inteligência !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sou um bocado dependente de chocolate, tenho uma pequena ideia de como será difícil deixar de fumar, e acho que consigo ver o outro lado
      e sem causar dependência, para não nos prejudicarmos e aos os outros, também não deveríamos conduzir, nem comer carne, etc.
      um abraço

      Eliminar