quinta-feira, setembro 28, 2017

Post 6407 Desafio de Escrita 3/10 - Quanto te Vi Acreditei


Vou recuar ao tempo em que para mim só existia o presente, por o passado ser curto e o futuro ameaçador. Não foi um tempo feliz.

Dos dois aos seis anos vivi numa instituição pequena em que as funcionárias tinham algum tempo e afecto. Não guardo memórias dos primeiros dois anos de vida, do que vivi antes de chegar ali.

A partir dos seis, passei para outra Instituição maior. Partilhava o quarto com mais três que iam variando. Apenas eu permanecia.

Na primeira instituição, havia outras crianças como eu, e com isto quero apenas dizer, sem família. Enquanto lá estava, foram sendo adoptadas. Nessa altura ainda tinha esperança que alguém viesse por mim. Apesar dos meus problemas, tinha essa esperança. Nos primeiros anos de vida fui gravemente negligenciada – penso que é assim que foi escrito na minha ficha. Isso reflectiu-se no meu desenvolvimento físico e mental. Tinha um vocabulário pequeno, desconfiavam de um pequeno atraso mental. Não era bonita. Ninguém veio por mim.

Na segunda instituição as crianças e jovens que lá estavam, tinham família. O Tribunal determinara que ficassem na instituição enquanto os familiares reuniam as condições para recuperar a guarda. Aos fins-de-semana recebiam visitas de mães, pais, avós. Eu não.

Tinha já completado os onze anos quando fui chamada ao gabinete da Directora. Sentei-me lá, meio abstraída do que me queria dizer, se seria pelas más notas ou por querer exortar-me a aplicar-me mais, quando a certa altura me mostrou uma fotografia.

Era a tua fotografia, Marta Maria Gomes. Em pouco tempo decorei o teu nome. A senhora da fotografia queria adoptar alguém como eu. Até chegar o dia em que virias, esforcei-me por não ter esperança. Nesse dia fui de novo chamada ao gabinete da Directora.

O que aconteceu depois é o que irei contar neste livro.

10 comentários:

  1. Isto é muito bonito, muito bem escrito e com um final abertamente cheio de esperança, sem ao menos literariamente descorar a desilusão... que como tal fica à imaginação e/ou preferência de cada qual.
    Muitos parabéns minha amiga Gábi, tudo isto me parece a antecâmara duma grande escritora _ assim seja!
    Beijo de felicitações e votos duma boa Quinta-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada Victor Barão :)
      (mas não me vejo nessa antecâmara :)
      um beijinho

      Eliminar
  2. A história é tocante e promete. Muitas vezes n~´ao nos apercebemos e não damos valor ao nosso contexto familiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria tentar escrever sobre a importância que um encontro assim poderia ter

      Eliminar
  3. Não tinha visto este texto.
    Gostei de ler. Uma história cheia de emoção, muito nem escrita. Gostei muito.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. engraçado é que eu li bem :)
      nada a desculpar
      um beijinho

      Eliminar
  5. Adorei a tua participação!
    Prende-nos a atenção da primeira à ultima palavra!
    Um estilo muito clean!... Limpído! Gostei de ler!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Límpido... queria eu dizer e não limpído... :-D

    ResponderEliminar