segunda-feira, novembro 20, 2006

.

No fim de semana esteve sol entre chuva e hoje quando saí de manhã também estava sol, por isso já recuperei das saudades e dá para aguentar mais algumas horas de chuva...
Entretanto no fim de semana andei a passear pelo centro do País, estive na Nazaré e em Alcobaça (onde tive a sorte de apanhar a feira do 3º Domingo e uma feira dos doces conventuais) e tirei fotografias. Já as deixei a revelar e se tiverem ficado visíveis (e pode ser no sentido literal da palavra porque por exemplo na Nazaré já escurecia quando comecei a fotografar a torto e a direito) irei "postá-las"no blogue.
.

13 comentários:

  1. Podias ter ido a Peniche, um local fantástico...
    Já lá trabalhei...
    Que saudades do cherne grelhado...

    ResponderEliminar
  2. Cara Redonda

    É precisamente «entre sol e chuva» que mais se apanham arco-iris - e como eles são difíceis de apanhar! Mais complicado mesmo,talvez seja fotografar um guarani, uma vez que podemos literalmente perder a cabeça, caso lhe roubemos a alma.

    Deverias tê-los procurado (os arco-iris), com alguma atenção especial, nessas terras inóspitas, profundamente marcadas pela herança da Ordem de Cister. Quem sabe não encontravas um monge-duende, na posição desprotegida de «apanha pé-de-morango», pronto a colher o visco para fabricar licores deliciosos?!

    Um dia decidi coleccionar aquisições de conhecimentos sobre nomes gentílicos(à falta de coisa melhor, tal como fixar nomes em listas telefónicas regionais) e ainda recordo alguns. Lembro-me que os alcobacenses também podem ser apelidados de cistercienses, mas o que melhor fixei, talvez pela estranheza foi este: "interamnense" (um habitante de terras entre Douro e Minho).

    Portanto, em conclusão desta minha erudição tardia: tu és uma duriense que esteve a passeio em terras de nazarenos e cistercienses e que, depois, regressaste a Portus. Ao passo que eu sou sadino, trabalho em terras de coliponenses e tenho casa no sul, no território dos barreirenses.

    Que coisa, isto dos gentílicos! Não seria mais simples chamar murcões aos nativos do Mondego arriba e moiros aos do Mondego abajo?

    Jinhos.

    J.R.

    ResponderEliminar
  3. Bem Burlesconi talvez numa próxima oportunidade dê para ir a Peniche e aí experimentar o cherne...:)


    Olá Madrigal, gostei muito do que escreveste :)mas fiquei com a dúvida: o que chamas a uma nativa do Mondego abajo que tenha crescido em Mondego arriba?

    ResponderEliminar
  4. Cara Redonda.

    Respondendo directamente à tua questão, e compulsando os meus conhecimentos sobre gentílicos, nada encontro que se assemelhe. No entanto, e como não podes ficar sem resposta, terei de pensar num neologismo para gratificar a tua questão.

    Chamar-lhe-ia, ora deixa cá ver....hum... Bem! Se se trata de uma nativa do Mondego abajo que tenha crescido em Mondego arriba,trata-se de uma espécie eclética o que representa uma lacuna no conhecimento dos meus gentílicos...hum...

    "Mouricão" (Moiro+Murcão): esta nova palavra formada por aglutinação seria, sem dúvida apropriada para definir um género masculino, mas o feminino disto, nunca! Seria uma asneira e das grossas! Coisa a evitar. Chamar-lhe-ia moira atípica.

    Jinhos

    J.R.

    ResponderEliminar
  5. Então, ansiosamente à espera das fotografias.Por falar em coisas difíceis de fotografar, um guarani, conforme sugestão da madrigal ou um gambuzino, sugestão minha. São lindíssimos, segundo consta, não que eu alguma vez tenha avistado algum, mas lá que gostar, gostava. Conto com o teu engenho e arte para os fotografares.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Vermelho ? Agora escreve a vermelho ? Não tenho nada contra, apenas por razões clubísticas, preferia a azul. Mas pronto, será para dar algum colorido à semana, já que sol parece que nem vê-lo!
    Adeus.

    ResponderEliminar
  7. Olá Madrigal achei engraçada a resposta :)


    Bem Maltês até agora não encontrei nenhum guarani, nem nenhum gambuzino...:)


    Olá tobaili :) na verdade é laranja, mas vou considerar o azul para um deste dias...´
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Com que então Alcobaça? E a feira de doçaria? Ai que inveja... Já lá estive numa edição anterior e aquilo é uma perdição...
    Um abraço.
    P.S.: Também gosto mais de azul. Feitios....

    ResponderEliminar
  9. Aqui por Lisboa, as tardes de Sábado e de Domingo estiveram com um espectacular Sol de Outono, hoje caíram umas pingas mas nada de especial. Assim o Inverno passase melhor.

    ResponderEliminar
  10. O querida amiga, para quando a compra de uma maquina digital, com ela evitava essas idas a revelacao!

    Algumas nem sao tao caras.

    Desculpe meter-me na sua vida.

    Eu tambem adoro essa parte de Portugal

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  11. Cor-de-laranja? Menos mal. Mas continuo a preferir azul, para escrever.Para sumo de laranja, gosto mais de cor-de-laranja.

    ResponderEliminar
  12. Que bom! Ouvi dizer que este ano a Feira de Doces Conventuais foi muito interessante, porque decorreu dentro do Mosteiro. Aguardo as fotografias.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá Tozé Franco :) Gostei muito de Alcobaça que ainda não conhecia
    E vou ter em conta o vosso gosto por azul no próximo "post" :)
    Um beijinho


    Olá Apache :) quiçá talvez em próximo fim de semana volte a ir mais para sul ainda, para ver como é que são as decorações de Natal dos "Mouros" :)...



    Olá Al Cardoso :) estou mesmo a pensar nisso, até arranjei um prospecto com várias máquinas digitais que agora ando a estudar, mas estou meio confundida com os "pichéis" ou lá como é que se chamam...:)
    Um beijinho


    Olá tobaili :)próximo "post" será azul. Your wish is my command...


    Olá Badala :) Foi a primeira vez que fui a Alcobaça e tive mesmo sorte com o dia, pelo tempo, pela mostra dos doces conventuais, pela feira de antiguidades... e fiquei logo com vontade de voltar de novo...
    Um beijinho

    ResponderEliminar