quarta-feira, janeiro 30, 2013

Post 3183 - Também recebido por mail

Post 3182 Recebido por mail

Escolha já os seus livros em www.presenca.pt/saldos.

Post 3181 ligado ao Post 3177

O mesmo Spam voltou agora com este mail:


"I finally worked up the courage to purchase some shoe lifts insoles and hurried to the local shops to buy some" 


Porque é que ele/a precisou de coragem para comprar os shoe lifts insoles?

Vou aguardar ansiosamente o próximo spam mail no qual sem dúvida irá revelar como está feliz com os shoe lifts insoles e como eles mudaram a sua vida!

terça-feira, janeiro 29, 2013

Post 3180 - Entre cidades


 

Recebido por mail


 
No Labirintho
Bar-café   Livraria   Galeria de Arte
 Rua Nossa Sra. de Fátima, 334, Porto
Sexta e Sábado,1 e 2 de Fevereiro, às 21h30
Concerto de Combos  
Escola de Música Valentim de Carvalho
Combos de Jazz e Rock
(agora só tenho de ir procurar no Google o que são combos)

Post 3177

Comentário Spam recebido a post anterior:

"There isn't any proof whatsoever that instruction applications or magic pills will ever improve your height, the only certain fire way is to wear heel Lifts "

Ora, apesar de nickname ser redonda (e será que este spam conhece a nossa língua e o que significa redonda?) eu não ando a tomar pílulas mágicas nem a seguir quaisquer instruções, nem quero melhorar o meu peso (talvez só perder um kg) e não estou bem a ver como usar "hell Lifts" o iria melhorar...

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Post 3176

Passagem pelo C.Comercial Parque Nascente, com tempo para visitar a Exposição Musicando, Pinturas de Fernando Neves, no Espaço Arte no Parque (da qual fiquei a saber por ter lido este post
ou http://olamariana.blogspot.pt/2013/01/as-musicas-de-um-pintor.html
no blog Mariana ou http://olamariana.blogspot.pt ) e para jantar duas francesinhas no "Comida & Companhia (Promoção duas francesinhas, com bife, ovo e batatas fritas, duas bebidas e dois cafés por nove euros - num pequeno espaço de tempo, estivemos lá duas vezes - seria bom se variassem a promoção e passassem também a ter duas picanhas, ou dois arroz de pato, etc.), com música ao vivo e com o Jornal Sol oferecido, só por termos passado pela bilheteira para o cinema.







Sobre o Pintor: "Fernando Neves nasceu em Rio Tinto em 1932. Após uma actividade de designer têxtil durante a maior parte do percurso da sua vida, experimentou a pintura através de um conjunto de obras, numa primeira exposição individual em 2004, no Centro Cultural de Rio Tinto. É membro fundador do Orfeão de Rio Tinto e associado da Argo - Associação Artística de Gondomar, com a qual tem colaborado em algumas exposições colectivas."Ver vídeo da exposição aqui: http://vimeo.com/57710475

Post 3175

Ainda não consegui saber nada sobre a 2ª edição do Concurso Literário Book.it, mas entretanto constatei  que se formos ao site ou http://www.bookit.pt/ podemos ficar a saber qual o livro da semana no Continente com 40% de desconto (que claro não vou comprar até finais de Fevereiro).

Post 3174 Mistério do Blogger

Publiquei um post, que apareceu como publicado, mas não aparecia depois na visualização do blog, ou iniciando tudo de novo. Voltando à edição de posts, ele tinha passado para rascunho e o título tinha desaparecido. Censura de Blogger talvez...

Post 3173 Post em construção

Hoje, em mini-engarrafamento na VCI, entre camiões, vi um carro cor-de-rosa claro, mas já não deu para ver se era conduzido por um condutor ou uma condutora. Carros cor-de-rosa são bem raros, ainda mais do que em amarelo berrante. Já no IC2, um carro cinzento conseguiu-se enfiar em contramão num sitio no qual eu nunca imaginaria que tal fosse possível, mas depois o condutor apercebeu-se, e voltou para a direita com a sorte de não ter surgido nenhum veículo em sentido contrário.

domingo, janeiro 27, 2013

Post 3172 - Lido numa revista

2ª Edição do Concurso Literário Book.it
"Se escrever é uma paixão.
E um livro editado é um sonho.
Envie a sua história.
Nós tornamo-la realidade!"
Para mais informações consulte o regulamento nas lojas book.it ou em www.bookit.pt
(tentei saber mais em www.bookit.pt, mas não consegui)

Post 3171 - Pela Blogosfera

Post 3170

Hoje, com a Revista NM do DN ou JN:
"O Centenário que fugiu pela janela e desapareceu" de Jonas Jonasson



Post 3169, Domingo, 27.1.13

Hoje, no primeiro "Porto de Encontro" de 2013, Dulce Maria Cardoso, estará à conversa com os leitores na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a partir das 17.00 horas.

sábado, janeiro 26, 2013

Post 3168, Sábado, 26.1.2013

 
 
 
(Almoço muito especial na Granja)

Post 3167, Sexta-feira, 25.1.13

Decisão de risco ("Flight") de Robert Zemeckis, argumento deJohn Gatins, com  Denzel Washington, Nadine Velazquez e Kelly Reilly.
"Whip Whitaker, um experiente piloto de aviões, consegue salvar milagrosamente quase todos os passageiros de uma catástrofe. Após o acidente, Whip é recebido com um herói, contudo, quanto mais se investiga, mais dúvidas surgem sobre o que realmente falhou e aconteceu no avião."
Gostei da cena inicial, pouco aconselhável a quem esteja a pensar viajar de avião nos próximos dias, mas não gostei assim muito do filme.



sexta-feira, janeiro 25, 2013

Post 3166

No Domingo, teremos mais um ebook grátis, desta vez com a Notícias Magazine, do DN ou JN, que será:
"O Centenário Que Fugiu pela Janela e Desapareceu", de Jonas Jonasson.

Post 3165

Será que nos ebook também se pode colocar uma marquinha quando interrompemos a leitura?
Ou de cada vez que se pretende retomar a leitura é necessário percorrer de novo todas as páginas?

Post 3164

Hoje saí de manhã com guarda-chuva mais forte (apesar da vareta partida) e pesado. Não chovia
Na hora do almoço, voltei a levá-lo comigo. Não choveu.
Quando vim para casa, trouxe-o comigo. Também não choveu.
Fui jantar com N e decidi que como não estava a chover ia deixá-lo finalmente em casa.
No regresso...choveu.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Mais livros

Depois de ter ido buscar o meu ebook, reparei que nas páginas 11 e 12 da revista Sábado publicitam de 7 de Fevereiro a 14 de Março, mais livros grátis, agora em papel, os seis volumes da História de Portugal de José Hermano Saraiva.

Post 3160

Hoje, com a Revista Sábado, o ebook  "A Questão Finkler" de Howard Jacobson.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Post 3159

Entretanto, recebi dois novos mails:
Na Editorial Presença, Mais Super Saldos! Livros a 3,99 €;
E na Fnac.pt, até 30% de desconto imediato numa selecção de livros!

Espalhanço no Continente 2

Portanto, além de ter de ser cuidadosa quando na proximidade de Bertrand, Fnac, Almedina, etc., e na leitura de mails enviados pela Bertrand, Fnac, Wook, Presença, Saída de Emergência, etc, também quando for ao Continente e ao Jumbo não posso baixar as defesas e pensar, vou só dar uma pequena vista de olhos.
Desta vez, trouxe comigo:

Guia Para Um Final Feliz, de Matthew Quick,
por causa do desconto de 10% + 10% e porque gostei do filme

Uma Grandiosa e Terrível Beleza de Libba Bray, por causa do desconto de 60% + 10% e por ter lido esta crítica: http://branmorrighan.blogspot.pt/2013/01/review-great-and-terrible-beauty-libba.html

Tabu de Jess Michaels, por causa do desconto de 10% + 10% e por esta crítica
http://atmosferadoslivros.blogspot.pt/2013/01/opiniao-sobre-o-livro-tabu-de-jess.html
- não queria deixar de ler um livro que mereceu uma pontuação de 6,5 em 7




Post 3157

Sobre aquela minha promess intenção de não comprar livros até finais de Fevereiro...ontem, fui fraca e espalhei-me ao comprido no Continente. Não consegui resistir ao talão de desconto de 10%, mais os 10%, ou 60% de desconto sobre o preço do editor. 
Só consegui aguentar 22 dias (e isto para não falar, do leque).
Como entretanto comecei a ler o 1º livro de uma trilogia, penso que amanhã ainda irei tentar encontrar o 2º, mas depois vou aguentar firme e nem mais um livro! (até Fevereiro).

terça-feira, janeiro 22, 2013

Post 3156

Hoje, ao invés do sucedido na sexta-feira, em que tive de lutar contra o vento (com uma baixa de peso, de uma vareta no meu guarda-chuva) fui empurrada pelo vento, e contaram-me a história de uma senhora que num dia de ciclone, foi comprar um litro de leite. No regresso a casa, o vento entrou-lhe pela gabardina e fê-la voar contra um poste. A colisão fez rebentar o pacote de leite, mas ela felizmente nada sofreu, além talvez do susto.
Eu imaginei-a com alguma idade, um carrapito e uma gabardina azul, a pairar estupefacta alguns centímetros acima do passeio, agarrada ao litro de leite, até ser rudemente forçada a ficar sem ele.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Post 3155

Doze comentários spam (até agora) ao post anterior.
O que será que atrai os comentários spam?

domingo, janeiro 20, 2013

Post 3154 Livros

Hoje com a Notícias Magazine do DN ou do JN é oferecido o ebook "O velho que lia romances de amor" de Luís Sepúlveda.


Post 3153

Na televisão mostram imagens da calamidade de ontem. Ventos fortes e chuva, deitaram árvores, sinais e fios abaixo, causaram inundações, subida de rios, estragos em prédios e carros, falhas no fornecimento da luz. Hoje, já vi dois guarda-chuva estraçalhados e abandonados na rua.

Recebido por mail


sábado, janeiro 19, 2013

Post 3151, Sexta-feira, 18.1.13

Filme, As Aventuras de Pi (The Life of Pi) de Ang Lee, com Suraj Sharma, Irrfan Khan e Adil Hussain, com base no livro de Yann Martel.
"Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um Zoológico localizado em Pondicherry, na Índia, que, por falta de apoios, resolve vender os animais e mudar-se para o Canadá. O Navio de mercadorias onde todos viajavam, naufraga no meio de uma grande tempestade. Pi consegue sobreviver num pequeno barco salva-vidas, mas com ele estão também uma zebra, uma orangotango, uma hiena e um tigre de bengala, Richard Parker." (gostei do filme).
As Aventuras de Pi





sexta-feira, janeiro 18, 2013

Post 3150

Chegou hoje pelo Correio! 
Porque consegui responder certo e rapidamente às questões colocadas numa Revista Sábado no início de Dezembro.

Post 3149 Hoje com a Sábado

O ebook de hoje, aliás, ontem, é:

O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel de Mário de Carvalho

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Post 3148

Ontem à noite, passei pelo Continente para umas pequenas compras e descobri que estão a vender alguns livros com 60% de desconto.
Claro que resisti e não trouxe nenhum destes livros.
No entanto, estranhamente encontrei no meio desses livros um leque muito interessante, também com 60% de desconto (que por acaso trazia um livro). E todos sabemos que estamos a caminhar para o Verão e nessa altura um leque vai ser muito útil e eu não tinha nem um!

Imagem do Leque em caixinha vermelha ao lado do livro-oferta
 Imagem do leque já fora da caixa (e ficou por apenas 3,56 e ainda com o livro de oferta)


quarta-feira, janeiro 16, 2013

Post 3147 Pela blogosfera

Para salvar uma base de dados dedicada à ficção do género histórico, a biblioHistória (acessível em www.pedroalmeidavieira.com/bibliohistoria, ver aqui http://ppl.com.pt/pt/prj/bibliohistoria
e aqui: http://riscadoagiz.blogspot.pt/2013/01/servico-publico-nao-e-mas-devia.html#comment-form

Post 3146

Hoje de madrugada, a caminho de cidade de trabalho, pela auto-estrada, com chuva, vento e muito nevoeiro, segui a 80 e 100 kms/hora, mas mesmo assim consegui ultrapassar um camião e dois carrinhos (e fui ultrapassada por 322 carros e meio).

terça-feira, janeiro 15, 2013

Post 3145 Prémio!

O Dona Redonda ganhou um prémio!
The Versatile Blogger Award

E agora tenho de seguir as seguintes regras:
1) Agradecer à pessoa que deu esta nomeação e incluir um link para o seu blog

Quem me deu o prémio foi a Marina do blog Live Your Dream ou http://marinaribeiromaia.blogspot.pt
Muito obrigada Marina :)

2) Escolher 15 blogs e nomeá-los com o "The Versatile Blogger Award

Vou escolher o blog Casa da Çogra ou http://casadacogra.blogspot.com
e depois fazer de novo um bocadinho de batota e nomear todos os blogues de que sou seguidora
e que estão na minha lista de leitura aqui à direita ------>

3) Escrever 7 coisas sobre mim
1. Gosto de ler;
2. Gosto de chocolate;
3. Sou míope;
4. Sou pessima fisionomista e também troco muito os nomes;
5. Consigo adormecer facilmente em autocarros, comboios, etc. mas nunca deixei passar a minha paragem por isso (embora já a tenha perdido uma vez por estar na lua) e uma vez consegui adormecer em pé.
6. Tenho um bom espírito de contradição (até para contradizer-me a mim mesma).
7. Gosto de andar (e consigo tropeçar praticamente em tudo - talvez por andar na lua).

Post 3144

Começando a ficar viciada em M & M, resolvi empreender uma pequena experiência altamente científica e descobrir de uma vez por todas, se derretem ou não nas mãos...

Post 3143

Curso de Literatura e Música foi cancelado pelas desistências em função do adiamento (parece-me que a situação económica, mais do que o adiamento é que será a principal responsável pelas desistências).
Pelo menos, em preparação para curso, aprendi alguma coisa sobre Literatura e Música através do Google.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Post 3142

Acabei de chegar duma Bertrand e consegui sair sem trazer comigo nenhum livro. Mesmo sendo a 2ª Segunda-feira e estando lá vários livros com preços mínimos. Para me animar vou já começar a pensar na próxima 2ª Segunda-feira, que será em Fevereiro, numa altura em que poderei considerar arranjar um livro para me oferecer no final do mês (respeitando assim absoluta e inteiramente a intenção de não comprar livros até aos meus anos). Entretanto, também o Continente me enviou nos talões com desconto no cartão, um que me promete um desconto de 25% em livros...

Post 3141

Hoje, a caminho de cidade local de trabalho, ultrapassei um Circo em movimento, vários camiões, lentos na subida e muito coloridos.

Post 3140 - Livros

Também a Notícias Magazine (vendida com o DN ou com o JN ao Domingo) em parceria com a Wook, está a oferecer livros em formato electrónico grátis, mais exactamente os seguintes três livros:
- Até dia 19/1, "Um Dia Naquele Inverno de Sveva Casati Modignani;
- 20/1, "O Velho que Lia Romances de Amor" de Luís Sepúlveda;
- 27 de Janeiro, "O Centenário Que Fugiu pela Janela e Desapareceu, de Jonas Jonasson.

Post 3138 - Recebido por mail

domingo, janeiro 13, 2013

As Horas Distantes de Kate Morton

Acabei de ler "As Horas Distantes" de Kate Morton e comecei a ler "O Jardim dos Segredos" da mesma autora.
Sobre o 1º livro.
"Tudo começa quando uma carta perdida há mais de meio século, chega finalmente ao seu destino...
Evacuada de Londres, no início da II Guerra Mundial, a jovem Medredith Burchill é acolhida pela família Blythe no majestoso Castelo de Milderhurst. Aí, descobre o prazer dos livros e da fantasia, mas também os seus perigos.
Cinquenta anos depois, Edie procura decifrar os enigmas que envolvem a juventude da sua mãe e a sua relação com as excêntricas irmãs Blythe, que permaneceram no castelo desde então. Há muito isoladas do mundo, elas sofrem as consequências de terríveis acontecimentos que modificaram os seus destinos para sempre.
No interior do decadente edifício. Edie começa a deslindar o passado de Meredith. Mas há outros segredos escondidos nas suas paredes. A verdade do que realmente aconteceu nas horas distantes do Castelo de Milderhurst irá por fim ser revelada..."
Sobre a autora
"Kate Morton cresceu nas montanhas do Sudoeste de Queensland, na Austrália. Licenciou-se em Teatro, e mais recentemente, em Literatura Inglesa. Vive com o marido e os dois filhos em Brisbane, numa palacete do século XIX repleto de mistérios."
Depois de ler lido, da mesma autora O Segredo da Casa de Riverton, e porque gostei deste livro, andei à procura de outras obras. O Segredo da Casa de Riverton terá sido o primeiro que escreveu, tendo obtido um grande sucesso internacionalmente. A este romance, seguiram-se O Jardim dos Segredos e As Horas Distantes.
De semelhante com o Segredo da Casa de Riverton, temos a acção a decorrer em dois momentos temporais, separados por muitos anos, e um mistério no passado que em parte é revelado ou descoberto pela personagem que acompanhamos no presente. Gosto da forma como a autora descreve os espaços, cria os personagens, tornando-os tão reais, e nos apresenta ambientes especiais.
Dentro do romance As Horas Distantes é-nos também apresentado outro livro, "A Verdadeira História do Homem de Lama", de Raymond Blythe, um dos personagens da narrativa do passado, pai das três irmãs, as gémeas Persephone e Seraphina, e Juniper.

Post 3136

Na televisão mostram imagens dos adeptos a chegarem ao Estádio em Lisboa. Hoje tem sido a grande notícia do dia, o jogo entre o Benfica e o FCP. Quando fui cumprar o jornal na Barcarola, o senhor que lá estava a vender jornais e revistas, atendeu também o telefone e respondeu que "em dia de jogo não se reservam mesas para o jantar" e "é melhor vir meia hora mais cedo". Se eu gostasse de ver futebol, agora estaria também animada com o grande clássico.

Post 3135 - Também em 13.1.13

Voltei a ver nas revistas e na televisão publicidade a um produto para emagrecimento, "alli", no qual aparece uma modelo "cheínha" com cabelo encaracolado. Afirmam que com este produto "a diferença vê-se aqui" e se emagrece de forma saudável.
À primeira vista, parece óptimo...O único problema é que este anúncio já é o mesmo há anos e ela continua igual. Parece-me que já seria tempo da modelo aparecer magrinha ou elegante, ou então deveriam trocar de modelo e arranjar um anúncio novo.

Post 3134, Em 13.1.13

Nas notícias passou um vídeo com a imagem de um assalto no Brasil a uma farmácia que foi filmado por uma câmara da rua. Enquanto se dirigia à farmácia, um outro homem resolve "levar-lhe" o carro. Vemos o senhor quando regressa a correr cá para fora com o produto do assalto e depois é surpreendido pela falta do carro, olha à sua volta à procura, e nada. Entretanto, um outro homem, rouba-lhe o saco com o produto do assalto.
Mas tudo isto não acabou aqui. Resolveu ir à polícia apresentar queixa, onde se encontrou com o farmacêutico que tinha ido queixar-se dele, e ficou preso. Mostraram-no na televisão. Ele também tinha furtado o "seu" carro, e queixou-se que as coisas andam tão mal que nem se consegue viver desonestamente. Pelo que afirmou, considerava como seu o que tinha roubado por ser o produto do seu trabalho.
Para ele, terá sido um daqueles dias em que era melhor não ter saído de casa.

Post 3133

Para quem tenha um manuscrito e o sonho de o ver publicado:
http://pastelariaestudios.blogspot.pt/2013/01/despertar-sua-obra-envie-nos-um-original.html

sábado, janeiro 12, 2013

Post 3131, Sexta-feira, 11.1.13

Guia para um Final Feliz (Silver Linings Playbook) de David O. Russel, com Robert De Niro, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Jacki Weaver, e com base no livro de Matthew Quick.
Depois de ter passado oito meses numa clínica psiquiátrica, Pat pretende recomeçar a sua vida e reaproximar-se da esposa. Volta a viver com os pais, e conhece Tiffany, que também tem os seus problemas.
Cartaz do Filme


Gostei muito do filme e estou a tentar ganhar o livro através deste passatempo: http://silenciosquefalam.blogspot.pt/2013/01/passatempo-guia-para-um-final-feliz-de.html

Post - Espécie de mail-carta aproveitando blogue

Caro Professor Márcio

Venho responder-lhe através de post ao seu  1º mail, e também ao 2º.
Quando recebi o 1º, pensei que seria spam, spam um pouco incompreensível, apesar de me tratar pelo meu nome, porque tenho a certeza de não conhecer um Professor Márcio e nunca lhe ter enviado qualquer artigo para ser publicado numa revista de Ambiente.
Agora que recebi o segundo mail, continuo convencida de não o conhecer, nem lhe ter enviado qualquer trabalho, mas também não quero que continue eternamente a aguardar retorno ao seu mail.
Por isso, decidi responder-lhe através deste post para lhe explicar porque não retornei os seus mails, nem penso fazê-lo, porque que continuo a recear que seja spam ou algum vírus.
Com os melhores cumprimentos


Post 3128 - Veio pelo Correio, o que será? Parte 3 e The End

Depois de ter feito um pequeno comentário no blog Malomil ou http://malomil.blogspot.pt/
e tendo esse comentário sido lido por uma leitora deste blog, tive a grande sorte de me oferecer estes livros!

Muito obrigada!

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Post 3127 - Veio pelo Correio, o que será? - 2ª parte

Aberto, com todo o cuidado, o embrulho cor-de-laranja, descobrimos:

- Um embrulho verde...

(não perca o próximo post!)

Post 3125

Entretanto fiquei a saber pelo último post do blogue Mariana ou http://olamariana.blogspot.pt
que quarta-feira passada, começaram as sessões da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Gondomar que irão decorrer até 29 de Maio.
Esta primeira sessão teve por objecto o livro "Os Anagramas de Varsóvia" de Richard Zimler e contou com a presença do autor. 
Nas próximas sessões irão estar, Luís Miguel Rocha, Miguel Miranda, João Tordo, Maria João Reynaud, Ruben Marks e Maria Cecília Santos.
Ver mais aqui: 
http://olamariana.blogspot.pt/2013/01/tambem-gosto-assim.html
http://www.cm-gondomar.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=30596&eventoId=41598



Post 2124 - Para já, apenas para assinalar o momento

Chegou hoje (ontem) pelo Correio!
O que será?


quinta-feira, janeiro 10, 2013

Post 3123 Correntes D' Escritas 2013 - 21 a 23 de Fevereiro


Banner top Correntes escritas 2013




"Prémio Literário Casino da Póvoa divulga finalistas

livrosPóvoa de Varzim, 08.01.2013 - Já são conhecidos os oito finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, atribuído no âmbito da 14ª edição do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que irá realizar-se entre 21 e 23 de fevereiro de 2013."

Ver mais aqui: http://www.cm-pvarzim.pt/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-de-accao/correntes-d-escritas/2013

Post 3122 - Pela blogosfera

E no blog Casa da Çogra ou http://casadacogra.blogspot.com.br 
de que sou seguidora há anos,
um post sobre livros grátis aqui
ou em http://casadacogra.blogspot.com.br/2012/11/livros-gratis-acessem-quantas-vezes.html


quarta-feira, janeiro 09, 2013

Post 3121 - Pela blogosfera

A propósito de post anterior sobre diários, vou deixar aqui um link para um blog que descobri há pouco tempo e cuja autora o define também como uma espécie de diário:
LIVE YOUR DREAM ou http://marinaribeiromaia.blogspot.pt
e que aqui: 
http://marinaribeiromaia.blogspot.pt/search?updated-max=2012-09-27T05:00:00%2B01:00&max-results=15&start=149&by-date=false,
 tem um post com fotografias de diários lindíssimos.

Post 3120

Portanto, amanhã com a Sábado, iremos ter grátis um ebook. Falta só saber se poderei conseguir lê-lo num PC...

Post 3119

Início de Curso de Escrita: Literatura e Música em Serralves foi adiado para a próxima semana.

Post 3118 - Recebido por mail


Post 3117

O que é que será que acontece com os milhares de diários desinteressantes que devem ter existido ao longo dos tempos?
Eu tenho um que comecei aos dez anos - ofereceram-me um caderno com uma chavinha e as primeiras páginas estão preenchidas com uma letra gorda e alguns erros ortográficos. Depois os erros e a letra foram diminuindo e ganhei o hábito de lá escrever, muito de vez em quando, sintetizando em poucos parágrafos o que me parecia em cada idade ser importante. Neste momento, resta apenas meia página e já lá não escrevo há anos (não quero terminá-lo, nem que tenha de continuar a apertar a letra e torná-la quase ininteligível).
Tenho outro que comecei aos quinze e terminei aos vinte e cinco. Reli-o há meses. Não consegui detectar grandes diferenças na forma de escrever e temas escolhidos. Portanto, ou era um génio aos quinze ou algo de terrível deve ter acontecido e bloqueei.
Os dois, apesar de iniciados em idades diferentes foram assim objecto da minha atenção em simultâneo, até aos vinte e cinco. No segundo, enquanto simples caderno, não havia limitação de espaço uma vez que quando o terminasse, poderia logo de seguida começar a escrever num caderno parecido.
Tenho ideia de que antes e depois terei começado outros diários em cadernos, nos quais escrevi apenas um ou duas páginas e que não guardei.
No entanto, a certa altura comecei mesmo a escrever um diário e surgiram os diários chatos. Primeiro, nos cadernos da Porto Editora, de capa amarela e título de diário. Quando deixei de os encontrar à venda, passei para os Moleskine e já enchi duas caixas. Com excepção de algumas raras páginas, são mesmo chatos, mas sei que em qualquer discussão, poderei comprovar por exemplo onde é que estava no dia x, do mês y, do ano z...o único problema será encontrar o dia (e já agora arranjar uma discussão em que isso seja relevante) - neste âmbito um diário na net, como um blog, em que se pudesse pesquisar por dias e palavras iria sem dúvida facilitar esse propósito.
Entretanto distanciei-me da questão inicial.
Devem existir milhares ou milhões de diários assim. O que é que será que lhes acontece?
Ninguém os distingue de simples cadernos de apontamentos e são levados para reciclagem.
Permanecem por descobrir no sótão de casas velhas da aldeia, até que as casas caem ou ardem, e desaparecem com elas.
São cuidadosamente guardados pelos descendentes, até que um destes tem a ideia de ler algumas páginas da preciosidade escrita pela tia ou tia avó, e logo após e de seguida, leva-os para reciclagem ou utiliza-os para acender a lareira da velha casa da aldeia...