sábado, maio 16, 2009

Últimos dias

Num Sábado distante, de há talvez quinze ou mais dias, fui ver a exposição de Sobral Centeno, "Outras Viagens", na Galeria do JN. Cores fortes que à partida não me parecem que atraiam ou evoquem registos mais comuns. Que viagens terão sido?
Na quarta da semana anterior fui à sessão do Curso onde esteve presente o Escritor Daniel Maia-Pinto Rodrigues (tem vários livros de poemas, como "O Afastamento está ali Sentado" e uma Compilação "Dióspiro" e um romance: "O Corredor Interior" - foi uma aventura encontrá-lo, num sábado com sol e turistas, no Clube Literário do Porto). Tinha achado alguns dos poemas muito bonitos e outros com um sentido de humor provocador. E pelo que lera fizera uma ideia do autor um pouco diferente. Imaginei-o forte e na sessão pareceu-me frágil. Coincidiu o que tinha pensado quanto a ser sensível e inteligente. Já na sessão desta semana o exercício era escrevermos sobre o que faz com que alguém seja um poeta. A conclusão, também como para qualquer escritor será uma particular aptidão para captar o que se passa ao seu redor, uma especial sensibilidade.
No curso o nosso professor expôs a ideia que o que vale é a obra, independentemente do que o seu autor possa dizer sobre a mesma. Penso que está certo quanto a obra valer por si, mas outras visões, inclusive a do escritor, podem ser mais-valias preciosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário