terça-feira, agosto 07, 2007

Férias

(Fui buscar esta imagem ao blogue Anomalias )
Estive a recordar momentos passados mais felizes e pessoas interessantes que conheci, no mundo virtual e real e tudo isso deixou-me mais animada.
Gosto de férias pela possibilidade de fazer alguma coisa, mesmo que não faça nada (por outro lado, até poder não fazer nada, também é óptimo nas férias).
Assim, poderia amanhã tomar um comboio para qualquer lado, o que seria impensável quando estou a trabalhar (a não ser que por qualquer estranho motivo que não me ocorre agora, tomasse o comboio para ir trabalhar - e na cidade onde trabalho até há uma estação de comboios, mas lá só devem parar e muito de vez em quando, regionais que levarão horas a fazer percursos de minutos ou vá lá, de uma meia hora ou pronto, de uma hora).
Também poderia pegar no meu carrinho, mas com o meu péssimo sentido de orientação já seria mais complicado chegar a algum lado. E teria de eliminar Lisboa dos eventuais destinos. Nunca conduzi lá, nem pretendo fazê-lo. Nos meus passeios pela capital, o trânsito pareceu-me bem complicado, com enormes avenidas que nos obrigam a percorrer talvez dezenas, senão centenas de quilómetros, depois de constatarmos que vamos no sentido errado e condutores que serão sem dúvida pessoas muito gentis e bondosas, mas que adoram buzinar.
No entanto, no ano em que estudei em Lisboa, adorei o Metro. Nessa altura ainda não tínhamos metro no Porto, portanto aquele meio de transporte era uma novidade. Não sei se já escrevi sobre isso aqui, mas posso sempre repetir-me (com alguma sorte, se já falei sobre isso, pode ser que ninguém tenha chegado a ler o que escrevi). E o metro é mesmo um transporte óptimo. De manhã cedo com as estações e os comboios cheios quando pensava ser impossível entrar na carruagem que parara à minha frente, as simpáticas pessoas atrás de mim, empurravam-me lá para dentro. Mas, o que achei melhor era a aventura de sair em paragens desconhecidas para descobrir o que se encontrava lá em cima. E deparava com as paisagens mais diversas, tanto podiam ser prédios velhos, como prédios novos ou praças largas ou um jardim. Ainda bem que nesse ano deu para passear um bocadinho pela cidade.

17 comentários:

  1. Acredite, cara Redonda: "Quem não viu Lisboa, não viu coisa boa".

    É a melhor cidade do Mundo para se viver.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá cara Redonda.Não há inconveniente nenhum em usar as imagens tanto mais que não são minhas.Deveriam estar referenciadas, mas na altura passou...também gosto de comboios e tive a oportunidade de andar quando criança em comboios a vapor...o tempo que lá vai.Desejo-lhe os maiores sucessos para o seu blogue que passarei também a acompanhar...um abraço do Morfeu

    ResponderEliminar
  3. Oi cara redonda...:) Muito porreiro o seu blog...continue a actualizar pois vou continuar a visitar:) já agora passe no meu...
    Beti

    ResponderEliminar
  4. Cara Redonda, esse complexo de conduzir em cidade grande é típico de quem tira a carta "a presuntos" lá pelas escolinhas do interior :)
    Assim é mais avisado andar de metro (ainda que se entre em charola) ou de comboio, quanto a mim o melhor meio de transporte colectivo de passageiros.
    Uma sugestão: desde Campanhã em direcção a Viana do Castelo, Valença, Vigo. Dá para dois dias, nas calmas, e é muito reconfortante.



    De nada...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Acho que se conduz melhor em Lisboa do que no Porto . Mas não há nada que chegue a uma viagem de combóio na linha do Tua. Espectacular e depois sempre há o restaurante Calça-Curta no Tua que é muito bom ...Experimentem....

    ResponderEliminar
  6. Olá :-)
    Imagino que as gravuras poderiam ser ilustrações das histórias da Dona Redonda (da Rosa Lobato Faria, se bem me lembros das escavações arqueológicas que me proporcionaste)
    Tem piada que agora perco-me por vezes a conduzir no Porto, especialmente com as transformações que fizeram nas circulares. Mas olha que é complicado perceber como se anda no Metro do Porto. Então aquilo dos bilhetes e dos carregamentos e mudanças de preços quase exige uma licenciatura em Tiragem de Bilhetes. E depois como me esqueço do malfadado Cartão Azul sempre que vou aí,já tenho uma pequena colecção ali numa gaveta.
    E olha que aí para o Porto buzinam,chamam nomes. ultrapassam pela direita, para eles o vvermelho é igual ao verde e o laranja não existe, o STOP é para os outros, coitados dos peões nas passadeiras que deviam chamar-se «passagens a ferro» ao menor descuido do confiado peão, para além de nunca abrandarem para deixar o outro automobilista entrar na fila.
    Cá para o Sul somos mais atenciosos e respeitadores do código da estrada. Reconheço isso apesar das minhas costelas tripeiras de Cedofeita (Deve ter sido por isso que nasci adiantado dois meses)
    Bjo
    Victor Manuel
    PS - Gostei do teu post. Está uma delícia de humor :-)

    ResponderEliminar
  7. Engraçado... Para mim os sentidos únicos do Porto é que me fazem tamanha confusão! ;)

    Mas sim... toda a gente devia andar de transportes públicos em Lisboa... pelo menos nas zonas que o metro abrange! É mais ecológico, mais barato e sem a chatice de procurar lugar para estacionar ou de deixar uma boa fatia do ordenado nos parquímetros da capital!

    ResponderEliminar
  8. Minha linda Redonda
    Conduzir no Porto é que é um calvário!
    Eu atrevo-me mas com cautelas acrescidas...;-))
    Também tenho o fascínio dos comboios talvez por eles passarem longe daqui.
    Mas adorei vir da Régua para o Porto depois de ter subido o Douro e há muitos anos vir do Porto para o Entroncamento com os meus filhos,bem pequenos então.
    Foi uma aventura para eles e para mim...
    Abraço...e boas viagens...

    ResponderEliminar
  9. gostei do comboio... escolheria a carruagem amarela.
    quanto à condução: a confusão é grande em lisboa, mas quanto a buzinadela não bate o porto. os condutores são bem mais civilizados em lisboa.
    beijinhos, de uma lisboeta com coração de tripeira

    ResponderEliminar
  10. A seguir ao Porto, talvez :)
    Estou a brincar. Se a minha família e os meus amigos considerassem todos a ideia de se mudar para lá, acho que não me importaria de morar em Lisboa.
    Um beijinho (estou a acabar de ler a Sopa :)



    Muito obrigada Morfeu :)



    Olá Beti bem-vinda :) Já fui espreitar o seu blog silenciosamente e a seguir vou voltar com mais tempo. Gostei de como escreve e vou "linká-la"
    Um beijinho




    Olá Eira-Velha :)
    Bem, eu só passei à 3ª, mas sem presunto :) Já deviam estar fartos de mim e resolveram dar-me a carta para se ver eu deixava de insistir :)
    Já fiz esse passeio de carro e gostei muito por isso se calhar também gostaria de o fazer de comboio, embora dois dias me pareça um bocado devagar de mais... :)
    Um beijinho



    Olá HAB :)
    Se calhar o trânsito em Lisboa parece-me confuso por conhecer tão pouco
    Já fiz essa viagem até à Régua e gostei muito, por isso também a recomendo :)
    E talvez possa repeti-la e experimentar o restaurante :)



    Olá Victor :)
    Também acho complicado os carregamentos do bilhete :)
    Até agora só andei umas quatro vezes. Fiz o passeio até Gaia que é muito bonito.
    A tua experiência dos condutores do Porto é facilmente explicável: nas vezes em que vieste a cidade estava completamente cheia de condutores de Lisboa :)
    E os condutores mais atenciosos e respeitadores no Sul são na realidade pessoas simpáticas do norte que tiveram de ir trabalhar para Lisboa :)
    (estou a brincar e até nasci em Lisboa :)
    Um beijinho



    Olá Zaka, bem-vinda :)
    Se calhar o trânsito é igual em todo o lado :)



    Olá Rosa dos Ventos :)
    Estou a ver que esta questão do trânsito nas diferentes cidades é muito controvertida :)
    Também gostei muito da viagem de comboio que fiz para a Régua.
    Um beijinho




    Olá Pin gente :)
    Eu achei as duas muito engraçadas
    Achas que buzinamos mais aqui no porto? Eu tenho a ideia de que até somos condutores bem simpáticos...pelo menos de vez em quando... :)
    (engraçado seres lisboeta porque eu também nasci lá)
    Um beijinho



    Olá contadordehistorias :) depois de ultrapassado o choque inicial gostei muito de andar de metro.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Passei por aqui para um aceno.
    Vou continuar as minhas leituras antes de mudares de ideias :-)
    Bjo
    VM

    ResponderEliminar
  12. Acho muito bem Victor :) e depois vou querer saber o que achaste!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Bem me parecia que a imagem não era de tua autoria, como raio ías conseguir fotografar as "meninas" da Playboy a viajar de comboio...

    Quanto ao "Metro" de Lisboa, é o transporte público de que mais gosto, não temos (praticamente) de esperar, não estamos à chuva e ao frio, nas paragens e não há filas de trânsito. Já o "Metro" de superfície, não me encanta, prefiro o clássico eléctrico, por passar pelos bairros antigos, mas é tão lento que só dá para passear, não para ir para o trabalho.

    ResponderEliminar
  14. :) :)
    E porque é que não haveria de conseguir, sim?
    Afinal as coelhinhas iam no comboio para o circo ...

    Se vieres ao Porto recomendo o nosso Metro na viagem para Gaia, porque a vista quando se passa a ponte é muito bonita.

    ResponderEliminar
  15. Bi-Olá
    Voltei pk me esqueci duma pergunta: o carro vermelho, da frente é o teu a conduzires?
    Se for podes vir à vontade a Lisboa, pk é tudo autoestrada e em chegando, se não fores ao Bairro Alto, Alfama e Mouraria, as ruas são suficientemente largas para passeares nas calmarias, mesmo nas horas de ponta!~
    Bjo
    VM - Só tu é que me consegues fazer rir a esta hora ;-)

    ResponderEliminar
  16. Respondi-te em cima Victor, no outro post :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar