quinta-feira, junho 06, 2024

CNEC 68/40 - 7/10 - Seria este o texto, mas para já CNEC está num intervalo

 

Maria não pensava muito em si mesma, mas se o fizesse, seria como cuidadora. Os seus pais tinham uma idade avançada quando nascera, a última de nove filhos. Parecera natural a todos que fosse ela a ocupar-se deles.

Com dias e noites exigentes habituou-se a não ter sonhos.

Quando os pais morreram e se viu sem eles, sentiu então a maior dor, pela falta que lhe faziam, pelo vazio que lhe parecia ter-se tornado a sua vida. Invadiu-a também um medo indefinido, porque a existência de algo tão terrível como a morte, passou a assombrá-la, sentia que tudo o que era mau podia suceder a qualquer momento.

Começou então a sentir uma dor persistente no estomago.

Queria ignorá-la, mas a dor crescia.

Cada nova pontada trazia consigo um turbilhão de pensamentos catastróficos. “E se for algo grave?”. O medo paralisava-a

As semanas passavam e a dor tornou-se constante, acompanhada de uma fadiga inexplicável.

Até que a certa altura os irmãos repararam e insistiram para que procurasse um médico. Ela inventou desculpas, mas era o medo que a impedia. Medo de diagnósticos, de exames, de encontrar algo que não pudesse ser desfeito.

Certa noite, a dor foi tão intensa que não conseguiu dormir. Rolou na cama, suando e chorando, enquanto a mente criava cenários cada vez mais terríveis. A noite parecia interminável.

Quando o sol finalmente nasceu, decidiu enfrentar o seu medo e marcou uma consulta

Os exames foram feitos e, para sua surpresa, o diagnóstico foi uma gastrite aguda, causada pelo estresse e pela má alimentação. Nada incurável. Com o tratamento adequado a dor começou a desaparecer.

O medo de estar doente tinha sido pior que a própria doença.

Percebeu que teria de esforçar-se e enfrentar os medos com que se ia deparando para vencer perigos reais e encontrar esperança.

 

1 comentário:

  1. soniafs,blogspot.comjunho 08, 2024 3:39 da tarde

    Quando a gente se livra de um estresse, inventa outro....:((

    ResponderEliminar