sexta-feira, março 31, 2023

Livros 2023 (29) A Origem do Mundo de Jorge Edwards

A Origem do Mundo

 A Origem do Mundo de Jorge Edwards

No site da Bertrand:

Prémio Cervantes 1999
Premio Nacional de Literatura 1994

Felipe Diaz, um intelectual chileno na casa dos cinquenta, brilhante, culto, politicamente comprometido, mas também boémio, mulherengo e amante da bebida, aparece morto no seu apartamento de Paris. O seu corpo inerte é encontrado pelo doutor Patricio Illanes, um homem já de idade, disciplinado e feliz no seu casamento com Sílvia, muito mais nova do que ele, ambos amigos íntimos de Felipe. Deste episódio e de uma vaga suspeita que se vai apoderando do velho médico, nasce a comovedora história de um amor crepuscular e de um incontrolável processo de ciúmes que o levará a empreender uma complexa investigação policial.
De surpresa em surpresa, o doutor Patricio avançará por um terreno imprevisto e escorregadio em que a razão, que sempre dominara os seus actos, parece diluir-se irremediavelmente, reservando-lhe um desfecho surpreendentemente inesperado, tanto para ele como para o leitor, arrastado, sem fôlego, pelo labirinto dos seus fantasmas.
Com A Origem do Mundo, Edwards confirma, sem dúvida, o lugar de destaque no seu já extenso, seguro e brilhante percurso literário.

CRÍTICAS

«Escrito de uma forma aliciante e fluida, A Origem do Mundo revela-se um curioso "estudo" sobre o ciúme e o desejo e, particularmente, sobre os mecanismos que levam este a fixar-se significativamente em objectos e coisas que são testemunhas empenhadas de uma relação erótica. (…) Para o leitor português, faltava o nome de Jorge Edwards que é um dos mais significativos autores que despontou na década de sessenta.»
Público

Sem comentários:

Enviar um comentário