quarta-feira, novembro 23, 2022

CNEC 62/34 - 7/10 - Diálogo

  

Os pais deles disseram, a freira disse “têm de confessar os vossos pecados” e ele esperava ali que fosse a hora de ir falar com o senhor padre. Seria a sua primeira confissão aos seis anos de idade. Com ele estavam também no começo, o Pedro, a Celina e o Rui, que foram entrando e saíram por outro lado.

Sozinho, com frio e preocupado, começou a falar para a Cruz.

- Deus, o que é que eu vou dizer ao Padre?

Antes tinham estado a falar uns com os outros e todos eles tinham pecados, menos ele que não se lembrava de nenhum. O Pedro empurrou o irmão, a Celina não obedeceu ao pai, o Rui chamou nomes ao Pedro.

- Eu não tenho irmãos, o meu pai está no estrangeiro “a trabalhar para nós” e o Pedro já não está aqui para lhe chamar nomes

Não lhes devia ter dito para irem primeiro enquanto pensava no que dizer, se pelo menos o Pedro ainda ali estivesse…

- Deus não sei o que dizer, Deus prometo que me vou portar bem se me disseres um pecado!

Ouviu então uma voz diferente, que nunca antes tinha escutado:

- NÃO ARRUMASTE O TEU QUARTO!

- E isso vale?

- VALE SIM! E DESOBEDECESTE À MÃE QUE TE DISSE VÁRIAS VEZES PARA O ARRUMARES!

Olhou para a cruz de onde parecia vir a voz, seria mesmo Deus? Ali não parecia estar mais ninguém.

- Vou dizer isso então…

- E VAIS ARRUMAR O TEU QUARTO?

- Vou sim!

Desde então passou a arrumar sempre o quarto e nunca mais escutou aquela voz.

7 comentários:

  1. Gostei imenso e é mais um texto teu com imensa imaginação. Levaste-me à minha infância onde era preciso a confissão. Eu era terrível sobre quem fazia mal sobre os meus fracos e sempre disse que não tinha pecados. Olha só o espanto do padre com o que disse como pecado:
    Aturar a seca da catequese e mal acabava ia ver o morto(a) que estava a ser velado na capela ao lado.
    Isto numa época que vai lá vai :)))))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mais um texto magnífico relantando um tempo que era dose para xuxu. Eu nunca tive pecados a não ser dar trolha a quem fizesse mal e ou criticasse os mais fracos.
    Eu detestava a catequese e em fila indiana lá iamos ao confessionário. Recordo a gargalhada do Padre perante o meu pecado:
    Náo gosto da catequese que é uma seca e depois vou sempre ver os mortos a serem velados com o meu irmão que morria de medo, isso é pecado?
    Amiga dizer isto num tempo em que era ui-ui:))))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Começa cedo o medo que é colocado na cabecinha das crianças!!

    ResponderEliminar
  5. Acho fantástico continuares a escrever!
    :)
    Eu cá não tenho escrito nada de jeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tal juntares-te a mim no próximo? (se houver um próximo e se me inscrever também :) Sei que escreves muito bem, eu continuo a inscrever-me para me obrigar a praticar, a continuar a escrever
      um beijinho e uma boa semana

      Eliminar
    2. Participei num concurso da IPA (International Psychoanalysis Association) com um conto e foi um dos selecionados para publicação!
      :)
      Fiquei muito contente.

      Eliminar