quinta-feira, junho 16, 2022

Ruivo tem de morrer - CNEC 60/32 - 10/6

  

Abel tinha tudo planeado. Sabia dos seus hábitos nas sextas à noite. Ia para os copos e regressava sozinho. Desde que ficara sem carta vinha a pé. Ia apanhá-lo no caminho. Seria um aviso para todos, com a mulher dele ninguém mexia. Mesmo que a Ana se tivesse metido a parva, a dizer que tinham acabado. Só quando ele o dissesse. E ainda assim, não ia admitir que qualquer um ocupasse o seu lugar. Trazia uma faca escondida no casaco, sabia onde a espetar para o deixar no chão a sangrar como o porco que era.

Nesse dia, Pedro da mesma idade que eles, até se tinham cruzado na escola, mas sem se falarem e nem de vista se reconheceriam pelos anos que tinham passado, saiu da consulta em choque. O especialista não poupara nas palavras e não lhe deixara muita esperança. Nem daria para operar já, primeiro tinham de tentar a quimio.

Parou no mesmo bar que o Ruivo. Viu-o beber em grupos, animados e barulhentos. Seriam da sua idade, mas sentia-se tão mais velho do que eles. Por alguma razão começaram a falar. O Ruivo lembrava-se dele ou já meio tocado, assim o afirmou, e pediu-lhe boleia.

Pedro saiu para ir buscar o carro. Pensou então no que fazia ali. Estivera quase a dar boleia a um desconhecido bêbado. Tinha é de ir para casa, falar com a mulher. Pensar nela e nos filhos. Viu o Ruivo na porta à sua espera e acelerou para o evitar. O homem não devia mesmo ser boa-rés. Começou a gritar-lhe “filho da puta” e vinha atrás dele. Guinou para outra rua e galgou o passeio. Embateu em algo, parecia um homem. Ficou lá estendido sem se mexer. O bêbado conhecia-o, chamou-lhe Abel. Ainda se viravam os dois contra ele. Fugiu.

3 comentários:

  1. Um conto interessante! Gostei de ler :)
    .
    Coisas de uma Vida

    Beijos. Votos de um bom feriado.

    ResponderEliminar
  2. (mais um comentário que estava escondido) muito obrigada Cidália, um beijinho uma boa noite e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. E ainda há quem não acredite no destino...
    Beijinho, bfds

    ResponderEliminar