quarta-feira, junho 22, 2022

CNEC 60/32 - 7/10 - Ruca

           As férias deviam ser para descansar. Nada de trabalho, horários, obrigações e sim ir à praia, comer, beber, conviver com os amigos.

Naquele ano calhou ter ele as férias mais cedo.

A Margarida tinha uns trabalhos para entregar, o tempo estava bom e foi ela que lhe disse “olha, leva os miúdos à praia.”

E ele levou-os, três crianças, dez, nove e três anos. Os dois mais velhos até se entretinham com os telemóveis. O mais novo, Ruca, era um bocado chatinho, a querer fazer covas na areia ou castelos. Estava demasiado cansado para aquilo e encarregou os irmãos de tomarem conta dele.

O dia foi passando, com calor e alguns mergulhos. Comeram a merenda. Comprou-lhes uma bolas de Berlim e uns gelados. O Ruca deixou cair o dele na areia e desatou num berreiro, mas não lhe deu outro. Disse-lhe que ficava de lição para ter mais cuidado.

No final da tarde passou pelas brasas e quando acordou comandou a trupe para arrumarem as tralhas. A areia escaldava e o parque ainda estava cheio de carros. Talvez conseguissem evitar a enchente de trânsito do final do dia.

Foi então que se deu conta: tinham-se esquecido do Ruca.

Voltaram para a praia. Começaram à procura. Nem vê-lo. Questionaram os “vizinhos”. Alguém falou de um pedófilo. Gritou com os irmãos por não terem estado atentos.  A miúda do meio começou a chorar. O povo juntou-se à volta deles. Vieram nadadores salvadores, agentes de polícia, e gerou-se uma grande confusão. Houve quem crescesse para ele e o chamasse de irresponsável, pareciam todos contra ele a querer linchá-lo.

Nessa altura ligou-lhe a Margarida e felizmente atendeu a chamada: O Ruca chateado por não lhe ter dado um novo gelado tinha ido a pé para casa, andou para aí dois quilómetros, mas chegou bem.

5 comentários:

  1. Todo o cuidado é pouco e ainda bem que não passou apenas de um grande susto!
    Beijos e um bom dia.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se é real ou fictício. Sei que, pode acontecer a qualquer um que leve crianças para a praia. Quando são traquinas todos os cuidados são poucos! Gostei de ler!
    -
    Pode chover sobre o tapete elegante

    Beijos, boa tarde

    ResponderEliminar
  3. Gostei desta história do Ruca! Vai tudo bem Gaby? Vamos "desligando" pouco a pouco, mas eu continuo a lutar. E já vi que tu também. Afinal estive para ir ao Porto mas não fomos, é sempre assim,«...

    ResponderEliminar