quinta-feira, fevereiro 04, 2021

CNEC 53/25, 4/10, Falei-te naquele dia

 

“Falei-te naquele dia que não gostava de te ver com esse vestido preto. É muito escuro e triste.” Susana olha para o meu retrato por alguns segundos. Suspira e volta para o quarto. Será que me ouviu? Regressa com outro vestido, o verde que comprámos as duas. Com ele parece mais alegre e jovem. É tão bonita a minha filha. Pára à frente do meu retrato e sorri para a imagem. Nele, eu não estou bem a sorrir, mas tenho um ar feliz, e menos anos, como era antes da doença que me levou. Queria retribuir-lhe o sorriso, espero que o sinta, assim como o amor e o orgulho que tenho nela. Sai porta fora e não a sigo. Fico ali por casa.

Não vi nenhuma luz branca para a qual caminhar, não escutei ou senti qualquer presença. Soube que morri porque pararam as dores, a pressão no peito e o medo. Estava num hospital e não via ninguém que conhecesse, mas de alguma forma consegui regressar a casa. Serei talvez um fantasma. Não sei porque permaneço, não me sinto triste ou só, antes aliviada. A vida continua.

Um som vindo da porta chamou-me a atenção. Ter-se-ia esquecido de alguma coisa? Vou ao seu encontro, mas deparo-me com o antigo namorado dela. Nunca gostei do Nuno. Não a tratava bem e enganava-a. Não lhe disse nada, mas apoiei-a quando acabaram. O que fará aqui? Esteve a beber e parece zangado. Está à espera da Susana. Pressinto que lhe quer fazer mal. O medo e amor dão-me força. Quando me torno visível o frio invade a sala. Ele estaca, olhos arregalados. “Dá-me a chave!” Ele obedece e enquanto recua para a porta, ordeno-lhe “nunca mais a procures!”. Vejo-o a fugir.

Percebo porque fiquei e sei que agora é hora de partir.

5 comentários:

  1. Que desfecho incrível. Estou toda arrepiada.
    Quem dera que assim fosse...Que bom seria se nos pudessemos transformar em Anjos da Guarda e também os nossos entes queridos, que já partiram...

    Um beijinho, Gábi.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, como sempre, Gábi.
    Depois da ordem final, é caso para dizer: mais vida para quê?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acredito que temos algum poder de ajudar a quem amamos depois que partirmos para outro p´lano!

    ResponderEliminar
  4. FANTÁSTICO!!!!!

    Infelizmente não dá para bater palmas. ADOREI!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar