quinta-feira, janeiro 28, 2021

Post 7920 - CNEC 53/24, 3/10 - O Choro

 

O choro parecia-lhe às vezes, como agora, o miar de um gato. Não a deixava dormir, mas não era tão mau como quando berrava com fome. Era incrível como uma criaturinha tão pequena conseguia gritar daquela forma, um som elevado e contínuo, nem parecia sequer que parasse para respirar. Ninguém lhe contara que seria assim. Ou se lhe contaram, não ouviu.

Enquanto a barriga lhe crescia e passara pelos enjoos, dores de costas, pressão na bexiga, a mãe, tias, amigas já mães, vizinhas, praticamente qualquer mulher com que se cruzava, contavam histórias horríveis de partos. Quase chegara a desejar que o momento não chegasse. Quase, porque se queria ver livre das dores e incómodos e queria ver com era o seu bebe. Depois, quando chegara o momento, tivera uma boa hora…mais ou menos, o bebe tinha-se atravessado com o cordão umbilical à volta do pescoço. Anestesiaram-na para a cesariana, não sentiu nada. Quando lhe trouxeram o seu filho estava a despertar. Pareceu-lhe muito vermelho. A mãe contou que ela fora assim, o seu filho era a sua cara, mas depois a sua sogra disse o mesmo em relação ao pai, filho dela, e ela e o João não podiam ser mais diferentes.

A seguir veio a preocupação com o leite, ter leite e que o bebe mamasse.

Quando lhes deram alta teve foi medo. Como poderia cuidar de algo tão pequeno e frágil?

Agora ali estavam os dois e ela começara a sonhar com o dia em que o poderia deixar num Infantário ou com as avós, e voltar ao trabalho. Se lhe dissessem antes não acreditaria que pudesse ansiar pelo trabalho como se fosse um descanso. Olhou para o bebe: “vais ter de me compensar quando cresceres, talvez sendo feliz”. E decidiu que ele se parecia era com ela.

3 comentários:

  1. O meu filho, embora trabalhe muito, diz sempre que para ele o trababalho é descanso.
    Agora em teletrabalho já não o diz!
    Para quem não tem a experiência da maternidade está muito real!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A minha experiência com a maternidade foi tão má que a "fábrica" fechou. :)))) Mas, nem todas as experiências são assim.

    Gostei muito do texto porque está muito real. Tocas nos pontos chave.

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar