terça-feira, janeiro 12, 2021

CNEC 52/24 - 8/10 - A Declaração


Quando mudaram para aquele prédio contaram os vizinhos da frente que ali apenas havia outra criança, mas era um miúdo complicado. A mãe soube depois mais pormenores da vizinha, em empréstimos de açúcar e ajudas na mudança: “Filho de pais separados, a mãe bebia, envolvia-se com muitos homens, alguns deles casados. Uma vergonha. Primeiro tive pena do garoto, mas parece um gato selvagem, olha-nos meio de lado”.

Encontrou-o pela primeira vez nas escadas quando saía para um recado. Não gostou de como ele olhava para ela, de cima para baixo, apesar de estar uns degraus mais acima. Ele deve ter percebido que ela não engraçara com ele, mas ao invés de se afastar, pôs-se a imitar com voz de troça a última frase da mãe: “Rosa conta bem o troco, não te enganes”. Deu-lhe uma raiva que não se conteve, empurrou-o. Apanhou-o de surpresa e ele caiu. Logo levantou-se e cuspiu-lhe: “Rosa só tens espinhos”. Ela tentou dar-lhe um pontapé, mas ele fugiu. Pensou depois que não se portara bem, mas era talvez tarde de mais para mudar porque a partir daí se tornou um padrão quando se cruzavam sozinhos. Ele vinha com trocadilhos sem graça, ela tentava empurrá-lo, ele fugia. Se mais alguém estivesse por perto, agiam como estranhos.

Quando fez dez anos estreou um vestido lindo. Brincou a tarde toda lá fora, mas quando vinha para casa, caiu e rasgou-o em baixo. Veio em prantos a imaginar o castigo e tinha dele lhe aparecer pela frente. Viu que ela chorava e o motivo. Dessa vez não fez troça. Pareceu até preocupado por ela.

Não se livrou do açoite, mas ficou a pensar nele. No dia seguinte quando o encontrou, ele também não falou nada. Ela chegou-se ao pé dele e disse-lhe baixinho, deixando-o espantado “assim gosto de ti”.


Sem comentários:

Enviar um comentário