sexta-feira, janeiro 10, 2020

Post 7303 - Desafio de Escrita dos Pássaros 17 # Luz e sombra


Luz e sombra
Para haver sombra tem de haver luz, senão cairíamos na escuridão, tão completa que nada conseguiríamos ver.
O tema fez-me pensar na pintura, em como através do sombreado se consegue o volume, a dimensão.
Desde criança que achava que conseguia desenhar alguma coisa (completamente iludida, claro). Ainda no liceu descobri uma casa na Rua Sampaio Bruno onde vendiam telas e tintas. Fui lá com a minha mãe pelo menos uma vez, outras vezes sozinha. Para se entrar, tínhamos de passar primeiro por um corredor barbearia, com duas ou três cadeiras onde o Barbeiro atendia senhores e não sei se não parava por lá também um engraxador, com a caixa de madeira com o assento para o cliente e lugar para guardar a graxa e escova.
Subíamos por degraus de madeira inclinados e lá em cima, numa sala pequena cheia de luz, estavam as telas e tintas, todas bastante caras, mesmo com o desconto de estudante.
Fui para as mais baratas e fiz alguns retratos em pastel. Depois tentei o óleo mas comprei uma única tela e pequenina. Tentei pintar um céu, mas não correu lá muito bem. Planeei pintar por cima alguma outra coisa, até hoje.
Bem mais tarde, inscrevi-me num atelier de pintura indicado por um amigo. Primeiro ficava em Leça, perto de uma Casa Museu que fui visitar. Depois mudaram-se para uma casa antiga no Marquês – também com degraus de madeira inclinados e uma sala com muita luz e cheiro a tinta.
Adorei as aulas sobretudo pelos professores e pelos colegas  - chegámos a ter um jantar com disfarces no dia das Bruxas e uma exposição pelo Natal.
Tentei pintar uma dona-redonda e não correu lá muito bem, e depois, a partir de uma fotografia, um auto-retrato, com um resultado final ligeiramente melhor (pudera, tinha a fotografia aumentada).
Talvez um destes dias volte a tentar pintar e me lembre da luz, da sombra e deste desafio.



12 comentários:

  1. Olá Dona Redonda! Espero que sim, que retorne à pintura. Hoje é diferente de tempos passados. A internet está cheia de tutoriais e até de bons cursos que nos podem guiar, com êxito, nas nossas aprendizagens. Fiz vários cursos com pintoras mas aprendi muito também nas comunidades virtuais onde a camaradagem pode ser idêntica à que experimentou. O maior problema para avançarmos nas artes e aprendermos mais é a ausência de disciplina e de tempo. Mesmo os melhores sempre nos dizem que muito devem à persistência e ao trabalho árduo. Não desista. Nem todos podemos ser talentos de excepção como o grande mestre do claro-escuro, o Caravaggio, mas podemos certamente criar a nosso agrado e daí obter enorme prazer e libertação. Aproveito para me despedir como parceira dos Desafios:em especial a Dona Redonda devo a minha participação, pois foi aqui que encontrei o repto para entrar! Gostei muito deste nosso intercâmbio e espero continuar a frequentar o seu blogue embora, em virtude do que projectei para este ano, me pareça que terei menos disponibilidade para a blogosfera em 2020!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vamos continuar a ser colegas no próximo Desafio dos Pássaros, certo?
      Espero que sim
      Também não tenho tido tanto tempo como gostaria mas quero dedicar-me mais e sobretudo ver se consigo ler todos os textos de cada participante

      Eliminar
    2. Não, Dona Redonda, vou ceder o meu lugar a outra pessoa no bando.

      Eliminar
  2. O meu professor de Educação Visual perguntava-me, em frente a toda a turma e aos berros, sempre que eu lhe entregava um desenho, "para que é que eu quero esta m....?"
    Traumas de infância :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não parece ter sido lá um professor muito simpático
      obrigada, uma boa semana também e um beijinho

      Eliminar
  3. è um dos meus traumas de infância, a incapacidade de fazer um traço que jeito tenha.
    No desenho geométrico era uma perfeição, no desenho à vista ou decorativo tinha que ter a ajuda das meninas prendadas da turma!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu não era lá muito boa no geométrico, talvez possamos tentar as duas um dos tutoriais referidos pela Belinha Fernandes lá em cima...
    um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. Enviem-me o vosso email e eu envio-vos o endereço de um site onde podem descobrir muita coisa. Ganham dois meses grátis e eu, por indicar, ganho um mês grátis, se vocês alinharem. É em língua inglesa e há de tudo: pintura, desenho, colagem, caligrafia, design.

    ResponderEliminar
  6. Pela amostra, acho que podes e deves mesmo dedicar-te à pintura, mas mesmo que não tivesses jeito, tens gosto, por isso, é sempre de tentar ;)

    ResponderEliminar