terça-feira, junho 11, 2019

Post 7105 - Terça-feira, 11.6.19 - Wolof

Alguém por aí saberá falar Wolof?


Em https://www.aprender-linguas.com/exemplo/dicionario_viagem/exemplo.html?ling=wolof

Dicionário de Wolof para viagem (Parte 1)


Salaamaalekum!Olá!
Salaamaalekum!Bom dia!
fanaanal ak jàmm!Boa noite!
Salaamalekum!Boa noite!
ba beneen yoonTchau!
jàmm ak jàmmAdeus!
waawsim
déedéetnão
jërëjëfObrigado(a)!
Baal ma ....Desculpe,...
Ndimbal!Socorro!
Dicionário de Wolof para viagem (Parte 2)


Wanag (Toilettes)casa de banho (PE) , banheiro (PB)
Maa ngi tudd ...Eu me chamo...
Dama bëggoon ....Eu gostaria de ...
Ñaata la .... di jar?Quanto custa ...?
Dama b ëgg fay!A conta, por favor!
Duggukaay (Entrèe)Entrada
SortieSaída
Gennukaay (Sortie)Saída
Dicionário de Wolof para viagem (Parte 3)


bennum
ñaardois
ñetttrês
ñeentquatro
juróomcinco
juróom bennseis
juróom ñaarsete
juróom ñettoito
juróom ñeentnove
AltineSegunda-Feira (2a)
TaalataTerça-Feira (3a)
AlarbaQuarta-Feira (4a)
AlxamesQuinta-feira (5a)
AjjumaSexta-Feira (6a)
GaawuSábado
DibeerDomingo

2 comentários:

  1. Eu não sei falar wolof. Estou a aprender turco que espero seja a minha sexta língua! :)

    ResponderEliminar

  2. Nem sequer conhecia o nome... muito menos poderei saber algo sobre ela.
    Fui "Googlar"... vi que é falada em alguns países de África.

    A pergunta impõe-se: vais viajar!??

    (^^)

    ResponderEliminar