Quando morre alguém nosso o mundo fica terrivelmente vazio.
Sinto a sua falta nos dias e momentos cinzentos e nos que antes seriam felizes.
Entretanto, eu que muito raramente o fazia, comecei a cozinhar, quase todos os dias da semana, para entre três a seis pessoas, uma vez, sete pessoas (eu incluída). O mais incrível, é que normalmente até sai bem e estou a gostar de o fazer.
Parece-me que há algo mágico em como misturando vários ingredientes obtemos resultados tão diferentes, sinto uma ligação à minha mãe e à minha avó materna quando tento fazer os pratos que elas faziam (como o frango de fricassé e a mousse de chocolate da minha avó).
Gosto também de tentar receitas de amigos, de revistas, da televisão, do google e de inventar.
Uma vez quando estava com a minha avó, ela fez biscoitos de limão (ainda não tentei).
Uma outra vez, ela fez um doce com uma história, o "sim, sim maridinho". Na história o marido chegava a casa meio aborrecido, a mulher servia-lhe o jantar e ele perguntava pelo doce, aí ela corria para a cozinha e rapidamente fazia este "sim, sim maridinho" que o deixava feliz a ele e a ela (uma história do passado, hoje em dia, o melhor seria ele fazer o jantar e o doce).
Já tentei encontrar a receita deste doce na net mas não consegui. Só me lembro que levaria limão, raspa ou sumo. Alguém por aí saberá como se faz? (também pode ter sido inventado pela minha avó).
Nunca ouvi falar, Gabi, mas achei piada à história. Bom feriado. Bjinho
ResponderEliminarObrigada Virgínia, bom fim-de-semana e um beijinho
EliminarEu já ouvi falar nos doces "espera marido", e "marido gelado" "sim, sim maridinho" nunca ouvi falar.
ResponderEliminarCozinhar é uma arte muito prazerosa que para quem gosta de o fazer. E se cozinhar tão bem com escreve, decerto que faz grande sucesso.
Abraço
Também encontrei esses dois na net mas esta ainda não
Eliminarobrigada pelas palavras - só estou a começar na arte da culinária e até agora posso ter tido a sorte de principiante
um abraço
Que post tão bonito, Gábi. E é mesmo mágico, isso de cozinhar. Eu adoro, não só cozinhar como escrever de tudo o que lhe está associado, ainda não há muito tempo escrevi sobre isso no blogue.
ResponderEliminarJá do doce, não conheço nem ouvi alguma referência, mas parece-me um conceito engraçado, tipo um doce rápido de fazer e bom que se farta, o que até nem é assim tão difícil, vá, mas para isso é melhor não se esperar demasiado.
Beijinhos para vocês :)
obrigada Gina...e se tu não conheces às tantas foi mesmo inventado pela minha avó
Eliminarum beijinho para vocês também
Desconhecia o nome do doce. às tantas era inventando pela sua avó!
ResponderEliminarHOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.
Bjos
Votos de uma óptima noite
e eu a escrever o mesmo na resposta ao comentário que antecede :)
Eliminarum beijinho, obrigada e uma óptima noite também