sexta-feira, março 01, 2019

Post 7012 - Desafio de Escrita 3/10


Apenas uma história: a sua

No seu trigésimo aniversário decidiu morrer.
Tomada a decisão, arrepiava-a poder também falhar a meio.
Foi por isso que resolveu atirar-se da ponte mais próxima.
Estacionou o carro perto e iniciou a caminhada até ao meio da ponte.
Ainda estava escuro e um estranho silêncio antecipava a madrugada.
Sentia como nunca o ar frio no rosto, como se lhe lavasse a cara e confirmasse que estava certa.
Foi então que o viu. Mesmo no local que ela tinha escolhido, um homem de costas para ela, debruçava-se sobre a protecção, ali onde o rio era mais fundo.
Ele ouviu os seus passos e despertou do seu torpor. Virou-se para ela. Era um homem de meia-idade, com cicatrizes de um lado do rosto que ao invés de o desfigurarem, realçavam o azul intenso dos seus olhos e a atraíram.
Subitamente, sem saber porquê, quis salvá-lo.
Lembrou-se das muitas vezes que tinha conseguido reinventar-se, apesar de todos os revezes, nunca antes até àquela hora, tinha pensado em desistir.
Começou a falar com ele. Disse-lhe que tinha frio e passou logo depois para todos os argumentos que conseguia recordar para que ele não se atirasse,  Ele era muito mais forte que ela. Se o resolvesse fazer, não conseguiria impedi-lo.
Percorreu todos os lugares comuns na procura da ideia salvadora, que não conseguia encontrar. Ele só olhava para ela, sem lhe responder, sem que nada no seu rosto ou olhar lhe dissessem que estava sequer a escutá-la.
Até que ele lhe disse: “está mesmo frio. Vamos mas é tomar o pequeno-almoço”.
E foram. Os dois.
Algum tempo mais tarde, quando já começava a conhecê-lo, a entregar-se, a receber e a aceitar, soube que ele não tinha ido ali para se matar, mas que apenas gostava de olhar para o rio.



3 comentários:

  1. Volto amanhã, com mais calma, para ler os dois desafios de escrita com mais atenção e, claro, deixar a minha opinião :)

    ResponderEliminar
  2. E cá estou eu. Li atentamente e apenas escrevo que existem pessoas que vieram ao mundo com a nobre função de salvar outras, ainda que não saibam. Muito bom desfecho esse, Gábi :)

    ResponderEliminar
  3. Como o desfecho de uma história pode surpreender! Quem salvou quem? Provavelmente ambos se salvaram.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar