sábado, fevereiro 09, 2019

Post 6991 - Livros 2019 (24) Desconhecidos de Anita Brookner


Wook.pt - Desconhecidos

Desconhecidos de Anita Brookner

No site da wook:
SINOPSE
«Parecia-lhe estar dominado por uma sensação de invisibilidade, como se fosse um mero espectador da sua vida, da sua única vida, sem ninguém que o identificasse, e ainda menos que se identificasse com ele, no vazio do aqui e do agora.»

Paul Sturgis está reformado e vive sozinho em South Kensington. Dá passeios e come fora sozinho, mas sente prazer em pequenas conversas com desconhecidos. A sua única relação é uma prima viúva a quem visita aos domingos. Incapaz de encontrar sentido na sua natureza solitária e com receio de morrer entre desconhecidos, pergunta-se se não estará preparado para ter uma companhia. Mas um encontro de acaso com uma antiga namorada e o facto de travar conhecimento em Veneza com uma mulher mais jovem, recém-divorciada, forçam-no a decidir como (e com quem) irá passar o resto dos seus dias…"
Anita Brookner nasceu em Londres e licenciou-se em História da Arte, tendo-se especializado na pintura dos séculos XVIII e XIX. Foi a primeira mulher distinguida com o cargo de slade professor na Universidade de Cambridge. Crítica de arte conceituada, é autora de vários trabalhos publicados sobre o tema.

A partir dos anos 80 enveredou pela literatura tendo rapidamente sido considerada uma das maiores escritoras contemporâneas do Reino Unido. O seu romance "Hotel du Lac" foi galardoado, em 1984, com um dos mais prestigiantes prémios literários, o Booker Prize. Comparada frequentemente a Jane Austen ou Virginia Woolf, as personagens dos seus romances são quase exclusivamente femininas: são, em geral, mulheres que, após terem recebido uma educação tradicional, se vêem confrontadas com um mundo em perfeita mudança que lhes atribui um papel para o qual, nem sempre estão psicologicamente preparadas para assumir.
"A Baía dos Anjos" é a sua vigésima obra. Da sua bibliografia merece referência "Hotel du Lac", "Providence", "Fraude e Visitas", este último editado em Portugal pela Notícias. 
Morreu em Março de 2016."

1 comentário:

  1. O único livro que li dela foi o "Hotel du Lac", que adorei e do qual foi realizado um filme bem bonito e que segue o livro fielmente, algo raro nas adaptações cinematográficas.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar