domingo, janeiro 13, 2019

Post 6972 - Livros 2019 (12) O Dia em que o Mar Desapareceu de José Carlos Barros



O Dia em que o Mar Desapareceu de José Carlos Barros

Wook.pt - O Dia em Que o Mar Desapareceu











Sinopse no site da Colibri:
"Dois homens e duas mulheres descobrem que o mar desaparece e que uma nave incandescente surge sobre o antigo leito das águas. A partir daí, ao longo de um verão, O Dia em que o Mar Desapareceu leva-nos a uma viagem pela transformação dos lugares e pela perda de memória. Entretanto um grupo de extra-terrestres parece ter uma missão impossível: descobrir por que razão os humanos desejam tanto a destruição da paisagem."

Sobre o autor no site da wook:
"José Carlos Barros nasceu em Boticas, em 1963. É licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora e vive em Vila Nova de Cacela, Algarve. 
É autor dos livros de poesia Uma Abstracção InútilTodos os NáufragosTeoria do EsquecimentoPequenas Depressões (com Otília Monteiro Fernandes), As Leis do Povoamento (editado também em castelhano). Com Sete Epígonos de Tebas venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2009. 
Em 2003 estreou-se na prosa com O Dia em Que o Mar Desapareceu. venceu vários prémios literários (com destaque para o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, que lhe foi atribuído duas vezes) e os seus textos poéticos estão publicados em vários países. 
O Prazer e o Tédio é o seu primeiro romance."

O livro está bem escrito mas não gostei muito de o ler por as personagens serem tão iguais no que vêem, no que sentem, humanos de um lado e alienígenas do outro.

1 comentário:

  1. Tenho saudades de me enroscar num canto a ler... sugeres muitos livros e eu leio tão pouco...
    (ando a ler Rubem Fonseca, tenho uma tendência para os autores sul americanos...)

    Beijinhos *****************

    ResponderEliminar