sábado, maio 25, 2013

Post 3411 - LeV

Retirado daqui: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=2479

img
"Qual o papel da literatura na redefinição de um país? 
Nos dias 25 e 26 de maio, na Biblioteca Municipal, o itinerário marca cinco mesas de debate, subordinadas aos temas "Elogio do Iberismo", "Portugal do Nosso Descontentamento", "Viagem ao Centro do Futuro", "A Língua Portuguesa é uma Festa" e "A Europa em Tempos de Cólera".
Na biblioteca, poderão ainda ser vistas duas exposições de Afonso Cruz: uma intitulada "Escritores", com 32 ilustrações que retratam alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa e que esteve patente na Feira Internacional do Livro de Bogotá, que decorreu entre abril e maio e de que Portugal foi país convidado, e outra que se chama "O Livro do Ano" e que reúne algumas das imagens criadas pelo autor para a obra homónima.
Por último, haverá, junto aos espaços onde decorrem os eventos do festival, uma feira do livro e também um espaço ‘lounge’, onde os leitores cansados de viajar poderão usufruir de 15 minutos de massagem gratuitos com um terapeuta profissional.
25 de Maio de 2013
Mesa 1, 11h00: O elogio do Iberismo
Será a pujança de países Sul-americanos como o Brasil e a Colômbia um bom pretexto para reforçar os laços ibero-americanos? Podem Portugal e Espanha desenvolver uma estratégia conjunta de desenvolvimento com os países com que partilham o idioma? A que distância estamos de constituir a "Jangada de pedra" de José Saramago?
 Joel Cleto (Moderador)
 Pilar del Rio
 Jerónimo Pizarro
 Valter Hugo Mãe
 Alexandra Honrado
Mesa 2, 15h30: Portugal do nosso descontentamento
É este o país que esperamos? O que falhou nos últimos 40 anos? Pretende-se debater, mais do que o papel dos políticos e dirigentes, os erros cometidos pela sociedade no seu todo. Há falta de comprometimento? Há uma cultura de desinteresse pela construção do país?
 Pedro Marques Lopes (Moderador)
 Eduardo Pitta
 José Rentes de Carvalho
 Francisco José Viegas
 Pedro Vieira
Mesa 3, 17h30: Viagem ao centro do futuro
Já fomos um país de comerciantes. Hoje as opiniões dividem-se entre sermos um país de turismo, um país de serviços e até há quem defenda que podemos ser a Índia da Europa. O que esperar do nosso futuro, como nos podemos reinventar. Que papel terá a cultura e a literatura nesse futuro?
 Miguel Soares (Moderador)
 Júlio Magalhães
 Afonso Cruz
 Alberto Santos
 Fernando Pinto de Amaral
26 de Maio de 2013
Mesa 4, 15h30: A língua portuguesa é uma festa
Com a descolonização Portugal virou costas ao espaço lusófono. Com a Europa em ruínas e o Brasil em franco desenvolvimento estamos a redescobrir a importância da língua portuguesa. Terá Portugal humildade para ser o co-piloto do Brasil? Qual deve ser o nosso papel numa política global da língua?
 João Luís Barreto Guimarães
 Carla Maia de Almeida
 Onésio Teotónio de Almeida
 Teolinda Gersão
Mesa 5, 17h30: Europa em tempos de cólera
Os períodos de crise profunda na Europa geraram graves conflitos. Poderemos estar na antecâmara de um conflito Norte/Sul? Estamos a assistir ao fim do sonho europeu? A falta de solidariedade, entre os estados, é só fruto de um contexto económico-financeiro ou é uma profunda questão cultural.
 Luís Caetano (Moderador)
 Christiane Rösinger
 Lucian Vasilescu
 Manuel Jorge Marmelo
 Nuno Camarneiro
 Miguel Miranda"

Sem comentários:

Enviar um comentário