terça-feira, maio 15, 2007

Palavras

Como no livro de Erik Orsenna "Os cavaleiros do Conjuntivo" estava a pensar em aprender e começar a utilizar novas palavras e expressões. No livro as palavras desapareciam por não serem utilizadas e a língua ficava mais pobre. Eu pensava apenas em escrever melhor, quer por passar a utilizar palavras que conheço e reconheço em textos que leio, quer pela descoberta de outras que ignoro.
No 1º ano do ciclo lembro-me de ter descoberto a palavra "facões" (até então só conhecia facalhões).
E pela altura da primária lembro-me que aprendi bastantes palavrões, apesar de normalmente não os utilizar.
Poderia ser uma corrente interessante para a blogosfera: termos de indicar cinco palavras menos comuns, escrever um texto em que as utilizássemos, e depois nomear ou desafiar cinco "bloguistas" a fazerem o mesmo. Claro que não vou desafiar nem iniciar nada, até porque no momento não me ocorrem sequer as cinco palavras raras.

11 comentários:

  1. Talvez desse um texto um tanto estapafúrdio...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Acho melhor afastares esse pensamento!

    Apeteceu-me ir ver o teu principio de blogueira visto teres falado que ías fazer um ano. Fico a pensar na fantástica evolução que, as pessoas como nós (eu e tu) que não percebíamos patavina de internet e blogues, fazemos ao longo de meia dúzia de meses!
    E o mais engraçado é que pensamos em desistir mas ainda cá andamos...
    Será viciante esta coisa da net e dos blogs???

    Bjs

    p.s. ainda não consegui falar com aquela minha amiga do Vietname, mas não me esqueci. Ela mudou de casa e eu deixei de a ver tanto.
    Quando vais?

    ResponderEliminar
  3. Pelo sim pelo não... vou pensando em palavras! Há uma que já usei no meu blog, pouco utilizada, e que me soa, como diriam os castelhanos, "de maravilla": meretriz.

    ResponderEliminar
  4. Quando pensares nisso… pela minha parte aceito o desafio.
    Vai pensando nestas que tenho mais. “donzel” “matrona” “vergel” “canora” “avena” “ducel” “toucado” “donaire”. Fica bem.
    Não, não, fica bem não é… ou melhor, fica bem é. Quero dizer não é mas é, quero dizer é o que eu te desejo, percebes?!… pronto não sei explicar melhor.

    ResponderEliminar
  5. vou-te dar palavras diferentes,
    tratoário, babuginha ou babuja, estapafúrdio, modilhos e resonda.....

    bjs

    ResponderEliminar
  6. lendo um dicionário de português de fio a pavio encontram-se milhares de palavras raras.

    ResponderEliminar
  7. Estapafúrdio parece-me uma palavra óptima Noz Moscada! :)
    Um beijinho


    Olá Curiosa :) Agora também fiquei curiosa sobre o teu início. Daqui a pouco vou ver o teu principio de blogueira também :)
    Penso que a net a blogosfera podem é ser entusiasmantes pelo feed-back. Sobre a viagem está complicado. O meu amigo que estava a "tratar" das coisas disse que por nossa causa, já não havia vagas (por sermos indecisas quanto às datas) Entretanto foi a outra agência, mas ainda não sei se esta será uma boa opção.
    Um beijinho


    Humm...depois tenho de ir ver o contexto em que utilizaste essa palavra Alf :)



    Se eu for para a frente com esta ideia, serás decididamente de desafiar :)Gostei das palavras.
    Um beijinho


    Caramba! Eu é que fiquei sem palavras agora Noz Moscada :)Acho que além da quarta nem sei o significado das outras. Vou ter de ir ver ao dicionário :)


    Mas não sei se será muito interessante Rui... :)embora possa ser uma boa ideia, ler por exemplo apenas algumas páginas e com a vantagem de se poder ficar logo a saber o seu sentido

    ResponderEliminar
  8. Sim, o feedback que temos com os comentários é estimulante! Passo o tempo a andar para a frente e para trás e nos intervalos vou ali ao lado!
    Divirto-me imenso, aprendo imenso, leio muito e lavo os olhos com tanta coisa bonita! ;)

    ResponderEliminar
  9. acho que consegui aplicar as palavras todas......
    Ia eu passeando no tratoário em direcção à babuginha do mar até que encontro um homem com um ar estapafúrdio e ponho-me a fazer-lhe modilhos e ele fica danado e dá-me uma resonda...
    beijos

    ResponderEliminar
  10. eu gosto de "ler" no dicionário...
    é uma boa forma de conhecer novasa palavras e saber o seu significado.

    ResponderEliminar
  11. É o que acho também Curiosa :)


    Fiquei impressionada Noz Moscada :) E também foram óptimas pistas para o sentido de cada palavra :)


    Estou a pensar em fazer o mesmo Pin Gente, mas de uma forma muito racionada, para aí uma ou duas palavras :)

    ResponderEliminar