Como no livro de Erik Orsenna "Os cavaleiros do Conjuntivo" estava a pensar em aprender e começar a utilizar novas palavras e expressões. No livro as palavras desapareciam por não serem utilizadas e a língua ficava mais pobre. Eu pensava apenas em escrever melhor, quer por passar a utilizar palavras que conheço e reconheço em textos que leio, quer pela descoberta de outras que ignoro.
No 1º ano do ciclo lembro-me de ter descoberto a palavra "facões" (até então só conhecia facalhões).
E pela altura da primária lembro-me que aprendi bastantes palavrões, apesar de normalmente não os utilizar.
Poderia ser uma corrente interessante para a blogosfera: termos de indicar cinco palavras menos comuns, escrever um texto em que as utilizássemos, e depois nomear ou desafiar cinco "bloguistas" a fazerem o mesmo. Claro que não vou desafiar nem iniciar nada, até porque no momento não me ocorrem sequer as cinco palavras raras.
Talvez desse um texto um tanto estapafúrdio...
ResponderEliminarbjs
Acho melhor afastares esse pensamento!
ResponderEliminarApeteceu-me ir ver o teu principio de blogueira visto teres falado que ías fazer um ano. Fico a pensar na fantástica evolução que, as pessoas como nós (eu e tu) que não percebíamos patavina de internet e blogues, fazemos ao longo de meia dúzia de meses!
E o mais engraçado é que pensamos em desistir mas ainda cá andamos...
Será viciante esta coisa da net e dos blogs???
Bjs
p.s. ainda não consegui falar com aquela minha amiga do Vietname, mas não me esqueci. Ela mudou de casa e eu deixei de a ver tanto.
Quando vais?
Pelo sim pelo não... vou pensando em palavras! Há uma que já usei no meu blog, pouco utilizada, e que me soa, como diriam os castelhanos, "de maravilla": meretriz.
ResponderEliminarQuando pensares nisso… pela minha parte aceito o desafio.
ResponderEliminarVai pensando nestas que tenho mais. “donzel” “matrona” “vergel” “canora” “avena” “ducel” “toucado” “donaire”. Fica bem.
Não, não, fica bem não é… ou melhor, fica bem é. Quero dizer não é mas é, quero dizer é o que eu te desejo, percebes?!… pronto não sei explicar melhor.
vou-te dar palavras diferentes,
ResponderEliminartratoário, babuginha ou babuja, estapafúrdio, modilhos e resonda.....
bjs
lendo um dicionário de português de fio a pavio encontram-se milhares de palavras raras.
ResponderEliminarEstapafúrdio parece-me uma palavra óptima Noz Moscada! :)
ResponderEliminarUm beijinho
Olá Curiosa :) Agora também fiquei curiosa sobre o teu início. Daqui a pouco vou ver o teu principio de blogueira também :)
Penso que a net a blogosfera podem é ser entusiasmantes pelo feed-back. Sobre a viagem está complicado. O meu amigo que estava a "tratar" das coisas disse que por nossa causa, já não havia vagas (por sermos indecisas quanto às datas) Entretanto foi a outra agência, mas ainda não sei se esta será uma boa opção.
Um beijinho
Humm...depois tenho de ir ver o contexto em que utilizaste essa palavra Alf :)
Se eu for para a frente com esta ideia, serás decididamente de desafiar :)Gostei das palavras.
Um beijinho
Caramba! Eu é que fiquei sem palavras agora Noz Moscada :)Acho que além da quarta nem sei o significado das outras. Vou ter de ir ver ao dicionário :)
Mas não sei se será muito interessante Rui... :)embora possa ser uma boa ideia, ler por exemplo apenas algumas páginas e com a vantagem de se poder ficar logo a saber o seu sentido
Sim, o feedback que temos com os comentários é estimulante! Passo o tempo a andar para a frente e para trás e nos intervalos vou ali ao lado!
ResponderEliminarDivirto-me imenso, aprendo imenso, leio muito e lavo os olhos com tanta coisa bonita! ;)
acho que consegui aplicar as palavras todas......
ResponderEliminarIa eu passeando no tratoário em direcção à babuginha do mar até que encontro um homem com um ar estapafúrdio e ponho-me a fazer-lhe modilhos e ele fica danado e dá-me uma resonda...
beijos
eu gosto de "ler" no dicionário...
ResponderEliminaré uma boa forma de conhecer novasa palavras e saber o seu significado.
É o que acho também Curiosa :)
ResponderEliminarFiquei impressionada Noz Moscada :) E também foram óptimas pistas para o sentido de cada palavra :)
Estou a pensar em fazer o mesmo Pin Gente, mas de uma forma muito racionada, para aí uma ou duas palavras :)