quinta-feira, abril 19, 2007

.
Estive a ler na Focus da semana passada (continuo a ler revistas com um grande atraso) um artigo sobre uma professora primária no estrangeiro, que para incutir aos seus alunos o espírito do "carpe diem", lhes fez crer que o mundo ia acabar dentro de minutos, por causa de um meteorito.
As crianças dividiram-se em três grupos: umas ficaram simplesmente a chorar, outras fugiram a correr em pânico pelo corredor e finalmente um terceiro grupo foi assaltar a cantina da escola. Independentemente de quaisquer considerações que a actuação da professora nos mereça, comecei a pensar se logo desde crianças mostrávamos a nossa natureza.
Penso que eu ficaria no primeiro grupo, decididamente em lágrimas na sala ou a tentar chegar a casa antes do meteorito. Mas confesso que tenho alguma admiração pelo terceiro grupo, por mesmo naquela situação conseguirem aproveitar o momento.
.

20 comentários:

  1. Redonda, já me fizeste rir em dois sitios. Um, lá no meu canto. Tens toda a razão, não queiras sentir-te assim. A outra, aqui! :)))

    Eu acho que faria parte do 2º. grupo, mas penso exactamente como tu. De facto, mais vale o pragmatismo! :))))

    ResponderEliminar
  2. Amiga, muito obrigado pela tua visita ao cantinho do sonhador


    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Esse 3º grupo foi, sem dúvida, o que conseguiu agarrar o conceito "seize the day" :).
    Certa vez, há muitos anos, a cantina de uma escola foi assaltada durante a noite e os ladrões roubaram caixas de chocolates. Uma delas foi parar ao telhado de um dos pavilhões e foi descoberta na manhã seguinte por um intrépido grupo de alunos que a devolveu (ok, ok, a última parte é ficção...) ;)

    ResponderEliminar
  4. eu axo que tambem ia fazer tudo o que me apetecesse antes que acabasse o mundo.
    bom fds

    ResponderEliminar
  5. A professora não será prima do Orson Wells?...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Um bom fim-de-semana, Redonda.
    Preferencialmente sem meteoritos...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu ia assaltar a cantina...
    Que raio de pedagogia essa professora defende!!'???
    Bjo e boa continuação de cursos e companhia. Pareces perita na culinária.

    ResponderEliminar
  8. Olá Alexandra :)Fiquei contente com as tuas palavras e quanto a ter-te feito rir :)
    Um grande beijinho para ti :)



    Olá João Cordeiro :) Bem-vindo. Já estive à procura do livro numa primeira deambulação pela Fnac e vou regressar à procura com mais tempo
    Um beijinho



    Olá João :)Isso parecia a concretização de um sonho meu de criança: vindos do nada, chocolates caiam do céu...:)



    Olá O Chaparro :) Finalmente alguém do 3º grupo :)
    Bom fim de semana e um beijinho



    Pois TINTA PERMANENTE às tantas :)
    (só faltava ter falado em invasão de marcianos em vez do meteorito :)
    Um beijinho



    Olá Burlesconi:) Espero bem que sim, sem meteoritos e sem relâmpagos :)
    Um beijinho para ti e um bom fim-de-semana



    Também és do 3º grupo Moura :)
    Sobre a pedagogia que ela defende não faço a mínima ideia e sobre culinária também não sei quase nada :)mas estou a tentar aprender. Talvez no fim-de-semana dê para comprar um sifão... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. por isso dizem que o mundo é dos "espertos"...

    ResponderEliminar
  10. Bem não diziam se o 3º grupo era minoritário ou maioritário, e se o assalto teve consequências, mas penso que como lhes deu para aquilo, poderia ter-lhes dado para algo positivo e achei engraçado que fossem capazes de pensar em doces (imagino que terão ido aos doces) perante a ameaça do fim do mundo...

    ResponderEliminar
  11. Assustar crianças - e, no fundo, a notícia é assustadora, sobretudo para quem não tem a estrutura psicológica e etária para aguentar o embate - parece-me cruel. A partir daí, tudo o resto é acessório.

    ResponderEliminar
  12. Também não me pareceu bem Caiê e no artigo nem sequer diziam a idade que as crianças tinham.

    ResponderEliminar
  13. Penso que foi uma lição de mau gosto...pôr as crianças á prova de semelhante situação!

    A professora ainda devia estar a sonhar do pesadelo que teve durante a noite!

    Bom fim de semana

    beijinhos

    Maria

    ResponderEliminar
  14. Uma professora destas é tão idiota como a Milú, (que até talvez tenha feito experiências análogas)portanto, tal como ela, forte candidata a Ministra da Educação.

    A única conclusão que retiro da experiência é que nenhum dos miúdos era filho de um militar, caso contrário, tinha corrido para o trabalho do pai a recomendar-lhe que destruísse o meteorito com um míssil.

    ResponderEliminar
  15. Não sei de sefaria parte do 1º ou do 2º. Nunca do 3º.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Olá MARIA VALADAS :)
    Pois às tantas teria sido por isso, por ter tido um grande pesadelo
    Um beijinho e uma boa semana :)



    Para já, não estou bem a ver quem é a Milú, só me faz lembrar o nome da companheira ou companheiro do Tintin...E o filho do militar a correr para o pai, já seria uma outra história...
    Um beijinho


    Eu também não seria do 3º Tozé Franco :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Eh, eh... do Tintim era o cão. Mas há mais Milú´s na terra. Pergunta à tua irmã que ela sabe quem é.
    Se os miúdos não fossem de idade "assustável" ter-lhes-ia ocorrido que o exército resolveria o problema. Mas a "maldade" da professora está precisamente no facto de (provavelmente) ela ter escolhido uma faixa etária que caísse no "engodo".

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Eu tascava um beijo no tipo mais bonito da sala (sorte a minha se fosse o prof!;-) Seria o fim do mundo, mesmo sem o ser! ;-)))

    Carpe Diem, pois então! :-)

    ResponderEliminar
  20. A tua ideia parece-me muito boa APC :)

    ResponderEliminar