quarta-feira, novembro 22, 2006

.

Agora que já criei...penso que para aí uns sete blogues (dois deles sem nada e de um destes acho que até esqueci o endereço) já posso descansar à sombra da bananeira, se encontrar alguma, e deixar de "postar" seja o que for.
Enquanto não encontro uma bananeira e já agora descubro também como a identificar porque de árvores não sei nada (embora possa ter a esperança de um dia vir a saber alguma coisa, além de que em principio terão um tronco, raizes e folhas, indo ao blogue
dias-com-arvores-blogspot.com) vou continuar a "postar".
No sábado estive na Nazaré, no sítio onde D. Fuas Roupinho, em 1182, invocou a protecção da Virgem, e dessa forma se salvou de cair no abismo, onde se precipitava em perseguição de um veado, que não teve a mesma sorte. Jantei perto da praia e fiquei a conhecer a prática que desconhecia da seca do peixe. Uma senhoras com muitas saias mostraram-nos o peixe que tinha estado a secar e levavam então embora porque anoitecia. Aquilo não tinha um aspecto lá muito apetitoso. Quiçá talvez seja uma delícia, embora duvide.
No Domingo estive em Alcobaça e adorei. Passeámos pela feira de antiguidades e entrámos depois no Mosteiro onde se sentiam os cheiros dos doces conventuais e da lenha a arder na enorme cozinha. E ouviam-se também ao longe cantares de Natal. Provei um licor de maçã e tirei fotografias.

4 comentários:

  1. Cara Redonda.

    Uma vez, estando eu na Nazaré, precisamente perto da seca do peixe, junto à praia, abeirei-me de uma nazarena e, imagina, lembrei-me de lhe contar as saias (dizem que são sete!). O raio da mulher, assim que sentiu as minhas manápulas nos folhos, deu-me com a canasta do peixe na cabeça e uma chapa com tal força que ainda hoje sinto a dor. Resultado: nunca mais me atrevi a contar as saias a uma nazarena e limito-me a presumir, tal como a canção: " Menina das sete saias...."- Pressupuesto? - Como dicen nuestros hermanos.

    Jinhos

    J.R.

    ResponderEliminar
  2. Também duvido do sabor daquele peixe seco, ao pó e às moscas..Ui!

    ResponderEliminar
  3. Excelentes fotos nos posts anteriores.
    Quanto ao peixe já provei e não espero repetir tão depressa.
    Um dia lá fui convencido por um colega que me deu a recita e tudo. O problema começou logo no autocarro (era uma visita de estudo) pois cheirava a peixe seco por todo o lado.
    Quando cozinhado, fizemos um esforço para comer, mas por muito boa vontade que tivessemos, não deu.
    Quanto ao aspecto, o bacalhau de seca tradicional, cada vez mais raro, também é seco assim.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Madrigal :) Não acredito que tenhas feito tal coisa...


    E ainda não tinha pensado nisso Badala :) assim peixe ainda parece menos apetecível...


    Acho que foste mesmo corajoso em experimentar o peixe seco, Tozé Franco :)apesar de que até gosto de bacalhau... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar