segunda-feira, outubro 30, 2006

.

Fogo fátuo


Hoje em conversa de família, o meu pai contou que quando era criança, na casa da sua avó, numa aldeia transmontana de onde se via o cemitério, dias depois de morrer alguém, a sua avó, à noite, chamou-o para ver o fogo fátuo. A minha bisavó era magra e corajosa, e não se assustava com os fogos fátuos.
Eu não sabia sequer que existiam fogos fátuos, nem as circunstâncias em que ocorrem. Fiquei a saber que quando o corpo entra em putrefação, ocorre a emissão do gás metano que em determinadas circunstâncias de pressão e temperatura se inflama espontaneamente, sem precisar de faísca, formando uma chama azulada, de curta duração e gerando um pequeno ruído. Se alguém estiver por perto e fugir, devido à deslocação do ar, levará a que a chama vá atrás. Muito apropriado para uma noite de Halloween, não?
.

6 comentários:

  1. Muito bem explicado! Resta acrescentar que os fogos fátuos só existem nos cemitérios e nos pântanos e, eventualmente nos aterros sanitários, apesar de neste último caso nunca ter ouvido relatos de nenhum.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Mas há situações piores - Por exemplo, quando ocorre uma decomposição interna depois de uma feijoada e estás numa reunião, sem ter hipótese de soltar "um fogo flátulo"! Isso sim, é o verdadeiro horror!

    Aqui deixo a minha nal cheirosa e sincera homenagem ao Halloween.

    ResponderEliminar
  3. Como poderia falar em fotografias num momento como o que viveste ? Fico à espera das próximas, quando estiver tudo ultrapassado.
    Já agora, dispenso fotografias de fogos fátuos, não devem ter piada nenhuma.
    Bom descanso em dia feriado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. :) Apache já estou a imaginar, para inovar, começar uma história de terror num aterro sanitário...
    Um beijinho


    Cuotidiano concordo inteiramente contigo, isso sim seria o verdadeiro horror :)
    Um beijinho


    Bem, Maltês se eu tivesse espírito de fotógrafa poderia ter tirado grandes fotografias do reboque...do fogo fátuo ainda não vi nenhum (felizmente):)
    Um bom feriado e um beijinho

    ResponderEliminar
  5. De fogos fatuos ja tinha ouvido falar a muitos anos, agora de Hallween em Portugal, infelizmente tambem ja ouco falar a uns poucos anos, de facto estamos a perder toda a nossa originalidade.

    ResponderEliminar
  6. Penso que poderiamos celebrar também outros costumes desde que com a noção de que pertencem a outros e sem perdermos o que temos de original...

    ResponderEliminar