segunda-feira, julho 20, 2020

Post 7635 - Cinema na televisão


Theo perde a mãe ainda jovem

O Pintassilgo (The Goldfinch) de John Crowley, com Ansel Elgort, Oakes Fegley, Nicole Kidman


Na Internet:
"Um atentado terrorista no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, modifica para sempre a vida do jovem Theodore Decker (Oakes Fegley). Além de sua mãe falecer no evento, ele é incentivado por um desconhecido a levar consigo um quadro lá exposto, O Pintassilgo, além de um anel com o brasão de sua família. Nos dias seguintes Theo recebe o abrigo da sra. Barbour (Nicole Kidman) e, ao pesquisar sobre o brasão, conhece Hobie (Jeffrey Wright), um vendedor de antiguidades que agora é o tutor de Pippa (Aimee Laurence), filha do homem desconhecido, que também estava no museu no momento do atentado. Tal encontro modifica para sempre a vida do garoto, seja por seu interesse no mercado de antiguidades ou mesmo pela paixão que nutre pela jovem."
"Carel Fabritius foi o discípulo mais talentoso de Rembrandt e um dos poucos que conseguiram escapar à sua enorme influência, criando um estilo muito particular. Estabeleceu-se em Delft em 1650 e, por sua vez, exerceu grande influência nos artistas da cidade, apesar de sua morte precoce. No dia 12 de outubro de 1654, o armazém de pólvoras de Delft explodiu, destruindo o bairro onde vivia Fabritius, assim como seu ateliê e muitas de suas pinturas. Transportado para o hospital local, o pintor não resistiu aos ferimentos e morreu aos 32 anos de idade. Algumas das suas pinturas sobreviveram ao incêndio do seu estúdio. Fabritius usou em seus quadros uma atmosfera diurna e seus tons luminosos devem ter sido uma revelação para Vermeer. A pintura mostra um pintassilgo europeu em tamanho real em cima da caixa de alimentos, um recipiente azul com tampa, que é cercado por dois semi-anéis de madeira fixados na parede. O pássaro está empoleirado no anel superior, ao qual sua perna é presa por uma corrente fina. Na parte inferior, consta a assinatura e data de ” C fabritivs 1654 “.O pintassilgo é uma pintura de trompe-l’œil, criando a ilusão de profundidade, notadamente através do escorço da cabeça, mas também por realces nos anéis e no pé do pássaro e sombras fortes na parede de gesso, ao fundo. Traços ousados ​​de cores brilhantes acima e toques mais claros de cores mais opacas abaixo também acentuam o efeito visual. O ponto de vista parece estar ligeiramente abaixo do pássaro, sugerindo que ele deveria estar numa posição elevada. Há suposições de que ter sido parte de um batente de uma janela ou de uma porta, dando a ilusão de um pássaro empoleirado real para os transeuntes. 
O Pintassilgo, romance da americana Donna Tartt, ganhador do prêmio Pulitzer de ficção em 2014, tem sua trama norteada pelo quadro O Pintassilgo."
O Pintassilgo, 1654, óleo sobre madeira, 33,5 x 22,8 cm, Carel Fabritius, Mauritshuis ,Haia, Holanda.

5 comentários:

  1. Como a ave, acredito que seja um romance lindo
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Grande filme! :)
    🍀
    **
    Andarilhando...

    Beijo e uma excelente Semana!

    ResponderEliminar
  3. O romance é uma pérola.
    Agora, quero ver o filme.

    ResponderEliminar
  4. Deve ser bem interessante! Também ando a "rever" filmes na Netflix: Vi "Enemy at the Gates" (O cerco de Stalinegrado)- um bom filme com bons actores. E "A Lista Schindler" de Steven Spielberg. Magistral. Beijinhos

    ResponderEliminar