domingo, abril 22, 2018

Post 6654 - Eu e o pão-de-ló

Devia ter saído assim:
 Mas saiu assim:
- O primeiro saiu bem;
- O segundo colou na forma, mas deve ter sido porque andei a abrir o forno várias vezes para o espreitar;
- O terceiro colou na forma, mas terá sido porque coloquei o forno a temperatura não suficientemente alta;
- O quarto colou na forma porque me enganei a regular o forno, e no início coloquei o calor só a vir de cima;
- O quinto - este - colou na forma porque estava a acabar um pacote de farinha e pareceu-me que colocar menos 40 ou 50 gramas do que o exigido pela receita não faria grande diferença...

- Estou a precisar de uma forma que não cole nos bolos!

(ainda posso descobrir que cola na forma porque não mexo a massa sempre para o mesmo lado, ou porque não uso batedeira mas apenas uma colher de pau - pelo menos e quanto a estes bolos todos, podem não parecer, mas sabem bem)

35 comentários:

  1. Minha querida Gabrielamiga

    Estou na fila dos que gostam. E vê se acertas de vez... Na farinha, na forma, no forno, no açúcar, nos ovos, eu sei lá no que mais, pois não sei fazer... pão-de-lá, quanto mais de ló :-))))
    ____
    A Nossa Travessa publica um novo artigo que aborda o tema dos monumentos megalíticos em Portugal e em especial o Cromeleque dos Almendres que é o maior da Península Ibérica e fica situado a cerca de 11 quilómetros de Évora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que vou ter de continuar mais nove a dez vezes até acertar :)
      um beijinho e depois vou passar por aí

      Eliminar
  2. Bom dia. Só eu sei o que me sabia bem uma fatia desse bolo agora mesmo. Delicioso aspecto.
    .
    * Cavalo e Amazona - amizade sem tempo ( Poetizando) *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que vale é que até fica com :)
      cumprimentos poéticos também :)

      Eliminar
  3. Rsrsrs. É fácil use uma de silicone.
    A sério usa as duas fontes de calor para os bolos?
    Experimente forrar a forma com papo vegetal.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se calhar vou tratar de arranjar várias de silicone e depois posso cortá-las para tirar o bolo...
      tenho usado as duas fontes de calor porque pensei que era o certo, será que não?
      uma boa sexta-feira e um abraço

      Eliminar
  4. eheheh... O que eu me consolei com os bolos "feios, com mau aspecto" que a minha mães fazia ! Dizia ela e eu constatava que eram os que sabiam melhor !
    E toma nota : "Errar é bom ! Nós aprendemos como os erros !" ... Já vais sabendo como não fazer em vezes futuras ! :))
    Para já, esses bocadinhos soltos e estaladiços "parecem-me" estar deliciosos !

    Um Bom Domingo, Gábi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que eu achava também dos bolos e dos croquetes, Rui
      obrigada, uma boa sexta-feira
      e um beijinho

      Eliminar
  5. Já percebi que és persistente. Acho que sim que faz sentido sê-lo.
    Gosto de Pão-de-ló !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. assim enquanto não acerto vou comendo os bolos (só uma parte porque os faço para família)
      um beijinho

      Eliminar
  6. Enquanto lia estava precisamente a pensar naquilo que redundou no parêntesis final; é que nem tudo o que parece mal, como no caso concreto, tem de saber mal, se acaso bem pelo contrário, como constou a própria "pasteleira" Gábi _ além do mais, digo eu que, o segundo bolo apesar de estilhaçado tem um ar estaladiço que a mim particularmente me agrada, mesmo que o ar estaladiço não tenha que ver com pão-de-ló, de que também gosto! :)

    Resto de excelente Domingo e uma boa semana

    Beijo

    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de gosto até fica bom, mas tenho de ver se consigo juntar o aspecto e o gosto :)
      obrigada Victor Barão, uma boa sexta-feira
      e um beijinho

      Eliminar
  7. Cobaia de teste: quanto ao sabor posso testemunhar que todos foram deliciosamente apreciados e desapareceram da travessa a um ritmo alucinante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigada tumbelina (e por me ajudares com outras receitas também)
      um beijinho para ti

      Eliminar
  8. O que interessa é o sabor, eu adoro Pão de Ló.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também adoro, mesmo desmanchado Papoila
      um beijinho

      Eliminar
  9. Estava saboroso?
    Que se lixe o aspecto!!
    beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estava, sim, mas tenho de conseguir também o aspecto
      um beijinho, obrigada e uma boa sexta-feira

      Eliminar
  10. Bom dia. Até que se comia uma fatia, agora. Mesmo desse escangalhado. Eu gosto! :))

    Hoje:- Meus olhos vagueiam em teus lábios
    .
    Bjos
    Votos de exclente Segunda -Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eu não me importava de oferecer se pudesse :)
      um beijinho, obrigada e uma boa sexta-feira

      Eliminar
  11. Um bocadinho de licor e algumas pepitas de chocolate por cima e passa por ser um bolo de chocolate desconstruído...hehehe

    No fim se te souber bem, só isso interessa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e como eu também gosto de bolo de chocolate poderia ser uma óptima ideia...só tenho de arranjar o licor e as pepitas de chocolate :)

      Eliminar
  12. O aspecto mudou um pouco. mas o sabor deve ser o mesmo:-)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  13. Típico caso de "expectativa x realidade"! Acontece muito comigo - se isso serve de consolo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. serve de consolo, sim Leocadia Joanna obrigada e será que tem um blogue que eu possa visitar?

      Eliminar
  14. para tudo é preciso pratica! um dia o bolo sai perfeito,
    mas, imperfeito também é bom ! e se souber bem nem se nota
    :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e também prefiro o sabor ao aspecto, mas tenho que ver se consigo as duas coisas Marizei
      um beijinho

      Eliminar
  15. Existem umas de silicone bem fáceis para descolar o bolinho! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou procurá-las sobretudo se continuar a não conseguir acertar nas minhas próximas três tentativas..., obrigada Hetero Doméstico

      Eliminar