segunda-feira, janeiro 29, 2018

Post 6518 Livros 2018 (3) A Metamorfose de Franz Kafka

A Metamorfose de Franz Kafka

A Metamorfose




Na capa e na introdução

"Publicado originalmente em 1915, a Metamorfose é um texto central na obra de Franz Kakfa. Uma parábola sobre a alienação humana, uma narrativa sobre o absurdo da vida e sobre os processos de exclusão que conserva ainda hoje toda a sua carga revolucionária. "Quando uma manhã Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos, viu-se na sua cama transformado num monstruoso insecto" - assim se inicia esta espantosa e terrível história de um homem frente a frente com a sua repugnância, obrigado a esconder-se no interior dos seus aposentos, progressivamente rejeitado pela família, varrido por fim da sociedade com uma total e trágica indiferença."

"Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, uma família da média burguesia judia de expressão alemã. Tendo concluído os estudos jurídicos com o título de Doutor em Direito em 1906, começou dois anos depois a revelar os seus primeiros textos em revistas literárias. A Metamorfose, novela que viria a afirmar-se como uma das suas obras de referência, foi publicada em 1915. Publicou em vida apenas sete pequenos livros, três deles antologias de textos e contos. A 3 de Janeiro de 1924, não resistindo à tuberculose que havia contraído em 1917, morreu num sanatório em Kierling, a poucos quilómetros de Viena, deixando três romances fragmentários que seriam publicados postumamente pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod: O Processo (1925), O Castelo (1926) e América (1927). A sua obra, centrada no homem solitário moderno, refém de uma vida absurda, tornar-se-ia uma das mais influentes do mundo literário do século XX."

Já tinha lido esta novela na edição de bolso da Europa-América (e dele li também O Processo). Enquanto lia relembrava a anterior leitura, e a impressão que me deixou, do horror por tal transformação. Diferentemente do escrito na contracapa, o horror e a repugnância, parecem-me vir mais da família que o rejeita, e aí também de certa forma a analogia com o que acontece por exemplo, nas sociedades actuais, quando homens e mulheres transformados em idosos são afastados para Lares.

4 comentários:

  1. esse livro também habitou a minha juventude :)

    ResponderEliminar
  2. Este é um bom exemplo de um pequeno grande livro


    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Li-o na adolescência e a sua reedição numa colecção que promete é sempre de saudar!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar desse livro, mas ainda nunca calhou ler...
    Parece-me uma fantástica sugestão!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar