quinta-feira, janeiro 04, 2018

Post 6501 Desafio de Escrita 7/10 Num comboio

Uma mulher entra num comboio.
Fá-lo sem olhar para quem já lá se encontra mas há algo nela que chama a atenção dos dois homens que se encontram na carruagem. É ainda jovem, veste-se bem. Uma mulher bonita que sabe que o é.
O comboio onde se encontram deverá estar prestes a reformar-se. Os vidros amarelecidos nos cantos, as janelas difíceis de abrir e algumas sem cortinas, e os assentos de cor indefinida em alguns pontos esfiados, revelam-no sem alarde.
Um dos homens oferece-se para lhe guardar a mala, mas ela ignora-o. Senta-se no seu lugar.
Pouco depois o comboio inicia penosamente a sua marcha. Ela olha pela janela, mas o seu olhar não se fixa na paisagem que corre perante si. Os prédios dão lugar a casas cada vez mais dispersas e sucedem-se campos e algumas árvores. O primeiro homem tenta entabular conversa. Algo no olhar breve que ela lhe dirige fá-lo desistir. O segundo homem observa-os, depois fixa o olhar só nela. Ela não o viu quando entrou ou depois. Ele levanta-se e dirige-se até ela. Mais velho e com um ar comum, o primeiro confia e aguarda que ela o rejeite igualmente.
Ele senta-se à frente dela e aguarda. Há um momento em que ela parece despertar a ganhar consciência da sua presença tão próxima. Olha-o, vê-o e sorri:
- Estás aí há muito tempo?
- Desde que entraste.
Percebe o primeiro que se conhecem e desiste de vez de tentar alguma coisa, sobretudo agora que está acompanhada.
- Porque é que não disseste nada?
- Imaginava o que te diria se não nos conhecêssemos.
- E?
- Não te diria nada
- És um tolo. Ri-se quando o diz, passa para o lado dele e abraça-o.
Quando o comboio chega à estação saem os dois juntos.


27 comentários:

  1. Imaginação e criatividade.
    Juntas com uma capacidade invulgar de expressão dão origem a belos textos.
    Até parece fácil.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pedro (e às vezes, sobretudo quando se aproxima a data limite não parece difícil)
      um beijinho

      Eliminar
  2. Dizes tu ou digo eu... Vens cá tu ou vou lá eu ...lool
    .
    Tema: * O Silêncio da Luzência em noite escura *
    .
    Continuação de um Ano Feliz
    Bom dia

    ResponderEliminar
  3. narrativa engraçada
    um feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante e deixa-nos a pensar no sentido de desvendar o tipo de relação ! :))
    Quanta imaginação e criatividade, tal como já referido ! :))

    Beijo, Gábi ! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu cá acho que aquele final estimula a imaginação, é isso que se quer também na escrita.

    Beijinho, Gábi :)

    ResponderEliminar
  6. Bem! Primeiro com extensão às gratas palavras que a Gábi deixou no meu receberedar, diria e digo que as partilhas que aqui fazes de tua autoria, como a exposta acima, também têm muito "conteúdo", inclusive criativo! Daí que as tuas palavras lá no meu espacinho, sejam um verdadeiro elogio para mim. :)
    De resto e com relação a este teu texto em concreto, creio recordar já te haver dito que gosto de narrativas que ficam em aberto, é mais uma vez o caso... já quanto a mais e melhor contudo, o mesmo vem de entre estudo (interesse pela vida) e respectiva vivência prática, cuja devida exteriorização do respectivo conteúdo adquirido, vem com a correspondente prática expressiva _ que por mim mesmo falando e ao meu respectivo nível estou em constante e permanente aprendizagem, mas transferindo isso para a Gábi, mesmo sem saber eu em objectivo a idade da Gábi, no entanto pelo que posso intuir, também posso afirmar que quando tinha a tua idade não costumava em absoluto escrever ou fotografar coisa alguma e inclusive vinha do mais redundante fracasso interpessoal, social e curricular escolar. Como seja que se a Gábi acha que o que e como eu escrevo e/ou fotográfo, "tem dez vezes mais conteúdo" do que o que a Gábi aqui partilha, desde logo de sua autoria própria, então digo eu que se a Gábi continuar a escrever como até agora e a escrita for uma sua verdadeira vocação natural e/ou paixão pessoal, também consigo imaginar que quando a Gábi tiver a minha idade, escreverá infinitamente mais e melhor, por si só com mais conteúdo do que eu mesmo o faço _ só espero e desejo é que a também necessária vivência para tal, não implique muita mais dor do que a justamente necessária ou indispensável, em especial quando todo o meu processo inerente está original e em certa medida continuamente baseado na dor (existencial); ainda que na circunstancia sem lamentos nem regozijos, mas tão só como constatável parte integrante da vida e de viver, que naturalmente e salvo excepcional fatalidade também inclui prazer (existencial).
    Obrigado pelo acompanhamento e companhia _ virtual _, que retribuo com prazer próprio, aquém e além de dívidas de retribuição, de que de resto a Gábi já me havia libertado!!! ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção: ...já quanto a mais e melhor conteúdo...

      Eliminar
    2. não sei se tenho uma forma de escrever que seja minha, além de ser sintética, mas tu tens, gosto muito de ler o que escreves e como o escreves
      obrigada
      um beijinho
      Gábi

      Eliminar
  7. Querida Gabrielamiga

    Grande texto! Parabéns. E disse.

    Qjs do teu ganda amigo do teu conhecido amigo

    Raquel e Henrique, o Leãozão

    tenho forçosamente de te explicar o motivo da minha longa ausência: Tive uma recaída da bipolar durante quase um ano e começada em Goa! tenho um irão com um cancro em fase terminal! Eu próprio Há cindo dias baixei ao Hospital de Santa Maria com uma pneumonia agravada. Resultado. estive lá oito dias até que me deram alta. Arreporra que é demais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que a sorte mude Henrique
      beijinhos e força para ti e para a Raquel

      Eliminar
  8. Querida GÁBI

    FABULOSO

    PARABÉNS

    só hoje passo aqui,

    mas ainda venho a tempo de

    desejar Bom Ano!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada Tulipa
      Bom Ano também (vou tentar passar por aí a seguir)
      um beijinho

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada Maria, fiquei contente por saber que gostaste
      um beijinho

      Eliminar
  10. Estou inscrita no Campeonato mas só enviei 3 desafios :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de poder ler os teus textos - será que estão no teu blogue? Aceitei o convite como o gmail gabriela que no perfil aparece como "outra"

      Só enviando três textos fica difícil ir para o cima da lista - que tal inscrevermo-nos no próximo também?

      Eliminar
    2. Sim Gabi, Publiquei dois deles. O meu blogue é o mesmo. Não percebi porque é que aparece "outra" no meu convite... estranho....vou ver o que se passa.
      beijinho.

      Eliminar
  11. Vou procurar
    eu explico a "outra" , tenho o nick redonda com o endereço escritaredonda@gmail.com, o meu outro endereço do gmail que tu conheces como minha amiga, o gabriela, tem o nick "a outra" e seria para um blogue diferente - se enviares um convite para o escritaredonda@gmail.com já o posso aceitar como redonda - como gabriela acho que não tenho nenhum
    um beijinho

    ResponderEliminar