sábado, outubro 21, 2017

Post sem número

Do not stand at my grave and weep 
I am not there. I do not sleep. 
I am a thousand winds that blow. 
I am the diamond glints on snow. 
I am the sunlight on ripened grain. 
I am the gentle autumn rain. 
When you awaken in the morning's hush 
I am the swift uplifting rush 
Of quiet birds in circled flight. 
I am the soft stars that shine at night. 
Do not stand at my grave and cry; 
I am not there. I did not die. 



Native American Prayer“:


(que será uma adaptação do poema de Mary Elizabeth Frye e não uma antiga oração dos indios na América até por não estar de acordo com as suas crenças)

I give you this one thought to keep 

I am with you still 
I do not sleep.

I am a thousand winds that blow,

I am the diamond glints on snow,

I am the sunlight on ripened grain,

I am the gentle autumn rain.

When you awaken in the morning’s hush,

I am the sweet uplifting rush,

of quiet birds in circled flight.

I am the soft stars that shine at night.

Do not think of me as gone 

I am with you still in each new dawn.



E do comentário de MJ FALCÃO do blogue O Falcão de Jade
Emily Dickinson:

“Caíram como neve,
caíram como estrelas
ou pétalas de rosa
quando de súbito, em Junho,
o vento lhes tocou.”

“A minha única imagem do Paraíso é um grande céu azul mais azul e mais vasto do que o maior céu azul de Junho. Nele estão todos os meus amigos.”

O Quarto Ao Lado

A morte não é nada  ... Eu apenas fui para o quarto ao lado. Eu sou eu, e tu és tu. Seja o que for que tenhamos sido um para o outro continuamos a ser
Chama‑me pelo meu nome de sempre, conversa comigo da forma espontânea que sempre usaste.
Não uses um tom diferente, não faças um ar forçado de solenidade ou mágoa.
Ri como sempre rimos das pequenas brincadeiras que nos divertiam aos dois.
Brinca … ri … pensa em mim … reza por mim.
Deixa o meu nome continuar a ser o nome familiar que sempre foi, deixa-o ser falado sem ênfase, sem qualquer sombra.
A vida tem todo o significado que sempre teve. É a mesma que sempre foi
Não houve nenhuma quebra de continuidade.
O que é a morte além de um pequeno acidente?
Porque deveria ficar fora do teu coração só porque estou fora da tua vista? Eu estou à tua espera, este é só um intervalo.
Algures muito próximo, logo a seguir à esquina.
Está tudo bem.

De um Sermão feito pelo Canon Henry Scott Holland no Domingo de Ramos de 1910

Para Sempre
Carlos Drummond de Andrade

Por que Deus permite
Que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite
É tempo sem hora
Luz que não apaga
Quando sopra o vento
E chuva desaba
Veludo escondido
Na pele enrugada
Água pura, ar puro
Puro pensamento
Morrer acontece
Com o que é breve e passa
Sem deixar vestígio
Mãe, na sua graça
É eternidade
Por que Deus se lembra
- Mistério profundo -
De tirá-la um dia?
Fosse eu rei do mundo
Baixava uma lei:
Mãe não morre nunca
Mãe ficará sempre
Junto de seu filho
E ele, velho embora
Será pequenino
Feito grão de milho




Maria Eugénia Coelho Beltran Pepe Lopes

9 comentários:

  1. São palavras muito emocionantes, palavras que refletem a vida e a morte, um ciclo que traz tanto sofrimento, um ciclo que é um facto... o ser humano deve procurar a sua força (não a violência), a sua sensibilidade para sentir todas as subtilezas da vida e encontrar amor e luz mesmo nos momentos mais difíceis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. encontrar amor e luz mesmo nos momentos mais difíceis, algo que não é nada fácil de conseguir e para pensar

      Eliminar
  2. Talvez por ser uma pessoa de fé, encare a morte como uma passagem para um sítio de paz. Daí que a vá aceitando pacificamente. Mas, nem todos os dias são fáceis.

    ResponderEliminar
  3. É difícil eu sei. Já perdi toda uma geração. Pai e mãe, tios, avós, padrinhos.
    A fé sempre foi um pilar de apoio. Para me a ajudar a aceitar.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira, há momentos em que ajuda ler estes comentários
      um beijinho

      Eliminar
  4. A Gábi perdeu alguém que lhe era querido?
    Se assim foi deixo-lhe um beijo solidário

    ResponderEliminar
  5. Já sei, Gábi.
    O que é que se pode dizer num momento destes?
    Tudo será muito pouco, parecerá insignificante.
    Deixo-lhe apenas um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Pedro, como escrevi em resposta à Elvira, há momentos em que ajuda ler e também sentir a presença dos amigos virtuais e reais
      um beijinho

      Eliminar