quinta-feira, julho 27, 2017

Post 6332 - Desafio de Escrita, 10/10 - Sem graça

Final da tarde no sala de convívio do escritório, Xavier que até aí procurava inteirar-se das últimas sobre a nova estagiária é avisado por Zé:
- Eh pá, pira-te que vem aqui o Leocádio!
Demasiado tarde ou o Leocádio foi mais rápido e encurralou-os a um canto:
- Olá malta, já vos contei da galinha que atravessa a rua?
Zé tentou retorquir: “Já!”
Como se o não ouvisse, Leocádio continuou: “porque é que a galinha atravessa a rua? Pensam que é porque quer ir para outro lado, não é? Mas é porque vai atrás do galo”. Leocádio olhou para eles expectante, mas não conseguiram rir ou sequer esboçar um sorriso.
Leocádio voltou logo à carga: “E a do sapo, não, do escorpião que morde o sapo, conhecem?”
Xavier procurava uma saída, mas Zé ultrapassou-o, “o meu telemóvel está a tocar, tenho de ir atender” Não se ouvia nada, mas Leocádio queria era agarrar‑se ao Xavier e começou a cutucá-lo com o indicador: “então a do sapo e do escorpião, conheces?”
Xavier sentia-se culpado desde a festa de Natal, em que bebera demais e não sabia se não tinha tido algo intimo com a mulher de Leocádio. Mesmo assim não aguentou muito mais. Sem grande imaginação reincidiu na desculpa do telefone: “Ó Leocádio desculpa mas esta tenho de atender”. Pensou que ia escapar apesar do seu telemóvel não estar a tocar, mas o outro muito sério, respondeu‑lhe: “Não será a minha mulher?”. Estacou a processar lentamente o que ele lhe dizia. Era já tarde demais para tentar rir, levar para a brincadeira. Se calhar tinha mesmo tido algo com a mulher do colega.
Pesaram-lhe os segundos em que ficaram só a olhar-se. Hesitou e rompeu aquele silêncio opressivo: “ Ó Leocádio, desculpa…
... como é mesmo a do sapo e a do escorpião?”

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Pedro :)
      vou passar por aí a seguir
      um beijinho

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não e está-me cá a parecer que o Xavier vai ter de aguentar com todas as piadas sem graça que ele se lembre de contar :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada Marizei :) foi o último texto deste desafio de dez, não sei se irá haver outro (espero que sim) e se me irei inscrever num próximo

      um beijinho

      Eliminar
  4. Fica a dúvida no ar!... :-D
    Leocádio!... Gostei do nome... Nunca conheci ninguém com este nome tão pitoresco! :-)
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Numa telenovela na televisão apareceu uma Leocádia e pareceu-me que não ficaria mal um Leocádio :)
    um beijinho

    ResponderEliminar