domingo, janeiro 29, 2017

Post 6016 - Livros 2017 (16) Bairro Negro de Georges Simenon

Bairro Negro de Georges Simenon
Nº 89 da Colecção Miniatura, Livros do Brasil
Image result for Bairro Negro de Georges Simenon


Em https://books.google.pt
"Neste livro de 1936  - Quartier Nègre, encontramos Germaine e o seu marido Dupuche desembarcando de um navio no Canal do Panamá e se deparando com uma recepção de pessoas negras, o que causa certo espanto inicial, estão em lua de mel e em transição rumo a Guayaquil.
Já na cidade tentam receber certa quantia em troca de uma carta de crédito e não encontram fundos no Banco.
Dupuche está em transição de carreira para assumir a directoria de uma empresa naquela cidade e à medida que o tempo vai passando, a sua situação vai-se complicando naquele local.
Ao ponto de ter de ficar na cidade e com opções restritas de vida" (não seria assim que resumiria o livro)

Na wikipédia:
Georges Joseph Christian Simenon (13/2/1903 - liège, Belgium/ 4/9/1989, Lausanne, Switzerland) was a Belgian writer. A prolific author who published nearly 500 novels and numerous short works, Simenon is best known as the creator of the fictional detective Jules Maigret.

Pág. 7
"Queriam ver a cidade. Era quase meio-dia. Enganaram-se, certamente, no caminho, porque enfiaram quase logo num bairro triste e sórdido, onde casas de madeira ladeavam os passeios atravancados de negros. O sol caía a pino. Mulheres dormiam nas soleiras das portas. Germaine achou que aquilo cheirava mal e olhou com inquietação à sua volta."

Gosto muito dos livros deste autor, que criou o Inspector Maigret. Mas além dos policiais, escreveu também romances como este Bairro Negro em que nos leva até à América Central, ao canal do Panamá, onde chega de barco um casal francês, recém-casado, Jo e Germaine Dupuche. Ele um jovem engenheiro com a expectativa de assumir um posto de engenheiro-chefe é confrontado com a falência da empresa que o tinha contratado. Ela consegue um emprego num hotel cujas regras a obrigam a separar-se do marido e arranja também um admirador rico. Ele encontra a Verónique.
Nesta mesma colecção li há vários anos A Sonsa (e também gostei muito desse livro).

Sem comentários:

Enviar um comentário