sábado, janeiro 28, 2017

Post 6012 Livros 2017 (14) A Neta do Senhor Linh de Philippe Claudel

A Neta do Senhor Linh de Philippe Claudel
Image result for A Neta do Senhor Linh de Philippe Claudel




Na capa e contrapaca:
"Uma pequena maravilha"  Livres Hebdo
"Numa fria manhã de Novembro, depois de uma penosa viagem de barco, um ancião desembarca num pais que não é o seu, onde não conhece ninguém e cuja língua ignora. O Senhor Linh foge de uma guerra que lhe roubou a família e a aldeia onde sempre viveu, para o deixar rodeado de morte e devastação. A guerra acabou com tudo, excepto com a sua neta, uma menina tranquila que adormece serenamente sempre que o avô lhe canta uma melodia que as mulheres da sua família transmitiram de geração em geração. Instalado num centro de acolhimento para refugiados, o Senhor Linh sobrevive apenas em função da neta, até ao momento em que conhece o Senhor Bark, um homem robusto e afável cuja mulher morreu recentemente. Um afecto espontâneo nasce entre dois solitários que falam línguas distintas mas que são capazes de se compreender entre silêncios e pequenos gestos. Ambos se encontram regularmente num banco com vista para o parque até ao dia em que os serviços sociais levam o Senhor Linh pra um local que ele não está autorizado a abandonar. O Senhor Linh consegue, contudo, escapar, com a neta e penetrar na cidade desconhecida, decidido a encontrar o seu único amigo. A sua coragem e determinação vão conduzi-lo a um desenlace inesperado e profundamente comovente.
Fábula sublime sobre o exílio e a solidão. A neta do Senhor Linh é um hino a emas universais - a amizade, a solidariedade e a compaixão - escrito com a elegância e a limpidez dos grandes clássicos da literatura.
Escritor e argumentista Philippe Claudel nasceu em Nancy, em 1962,. Em 2003, veria dois romances seus premiados: Les Petites Mécaniques venceu o Prémio Goncourt de la Nouvelle e Almas Cinzentas (...) foi galardoado com o Prémio Renaudot e o Prémio das Leitoras da Elle, ao mesmo tempo que era considerado pela revista Lire como o mais importante romance publicado em França durante o ano de 2003. Foi ainda ainda adaptado ao cinema e traduzido para 22 idiomas."
"Uma fábula carregada de tristeza e silêncio para ler mil vezes" Le Fígaro
"Uma boa surpresa: lê-se com tanta facilidade que dificilmente se esquece  e depressa se nos revela profundamente assombroso." Lire
"Talvez seja esta a matéria de um clássico - a palavra certa para a fase certa no momento exacto: a medida justa das coisas. A Neta do Senhor Linh é um livro dessa ordem, com essa elegância e sobriedade: Um tesouro encontrado a meio caminho entre o romance e o conto. Uma pérola." Público
Pág. 8
"De vez em quando murmura uma canção à menina, sempre a mesma, e vê abrirem-se os olhos e a boca de um recém-nascido. Observa-o, e vê mais do que o rosto de um bebé muito pequeno. Vê paisagens, manhãs luminosas, a marcha lenta e serena dos búfalos nos arrozais, a sombra das figueiras-de-bengala à entrada da sua aldeia, a bruma azul que desce das montanhas ao anoitecer, à maneira de um xaile que desliza suavemente pelos ombros."
Pág. 33
"Mas trata-se apenas de uma lenda que se conta às crianças, ao serão, junto da lareira, a fim de que tenham cuidado e não se afoguem, pois, na verdade, o rio é muito bonito, de água límpida e farta em peixes, na qual todos os habitantes gostam de se refrescar. Apanham camarões de água doce e caranguejos pequenos que depois assam nas brasas. Os homens levam os búfalos a beber ao rio. As mulheres lavam a roupa e também as longa cabeleiras, que flutuam à superfície da água, assemelhando-se então a algas de sede negra. Antes de ser estufado, o bambu mergulha na água. O rio tem a cor das árvores nele reflectidas e cujas raízes se aprofundam no seu leito em busca de frescura. Pássaros verdes e amarelos rasam a superfície. Parecem flechas de luz, fugazes, quase imaginários."

Gostei muito deste livro, pela forma como está escrito, pela história que conta, pelas descrições e imagens, pelas personagens, o Sr. Linh e o Sr. Bark, pela amizade que vemos acontecer apesar de falarem línguas diferentes  (e mesmo tendo adivinhado nas primeiras páginas o que será a grande revelação do final).
Deste autor já li e gostei muito de Almas Cinzentas.

6 comentários:

  1. Obrigado pela sugestão, Gábi :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma história muito interessante!

    Bom fim de semana Gabi.

    Beijinho com muito carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem contada, com uma grande sensibilidade
      obrigada Adélia, bom fim-de-semana e um beijinho com muito carinho também

      Eliminar
  3. Vou tomar nota. Não me recordo se li algum livro deste autor.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito dos dois livros que li deste autor, a história e os personagens ficam connosco.

    ResponderEliminar