terça-feira, março 15, 2016

Post 5520, Sábado, 12.3.16

Jantar no El Corte Inglês, Gaia, com fotografias do Peru - de Lima, de Machu Picchu e prenda:
Inca, cultura quechua
quatro pontos cardeais
escada - serpente, puma e condor

"Um dos principais símbolos da cultura é a chakana, ou cruz inca, totalmente simétrica, com um furo no meio e 3 níveis em suas laterais. As 4 pontas representam as 4 regiões do império Tawantinsuyo e o furo no meio, Cusco. Também pode ser interpretado como as 4 forças da natureza: água, fogo, ar e terra e o centro, a conexão entre todos eles. Os 3 níveis representam os 3 mundos: superior (mundo espiritual), terreno (mundo dos vivos) e inferior (mundo dos mortos), que por sua vez eram representados por animais: condor, puma e serpente, respectivamente. Esses animais também eram considerados sagrados.
A simetria também tem significado e representa a dualidade da cultura, equilíbrio, coisas opostas que dependem uma da outra, como sol e lua, dia e noite, homem e mulher etc. Essa dualidade é tão importante que aparece representada nas mais diversas ocasiões, como cerâmicas sempre feitas aos pares, a imagem da chakana pela metade cuja sombra completa seu formato, entre outros.
A chakana nem sempre aparece representada em sua totalidade, às vezes metade, às vezes apenas os 3 níveis. Aliás, tudo é feito em 3 níveis, principalmente quando tem relação direta com religião ou com a família inca."
Ver mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário