Fui desafiada pela MariaXL do blogue A Gorda Não Veste Prada mais exactamente aqui
Tenho de escolher 5 livros de que gostei especialmente:
(não foi nada fácil escolher só cinco)
1º Heidi de Johanna Spyri
Depois de ter visto os desenhos animados descobri o livro com a história da menina órfã da Suiça que a tia deixa ficar com o avô na montanha. A história é lindíssima e enternecedora.
(o livro que li era de uma das minhas irmãs e a capa que encontrei mais parecida foi esta)
Anos mais tarde quando fui à Suiça pude visitar a casa da Heidi :)
2º O tempo dos duendes de Clifford D. Simak por si e enquanto representante do género de ficção científica que adorei ler quando era adolescente (em alguns destes livros era como entrar em contos de fadas muito realistas)
3 - Orgulho e Preconceito de Jane Austen-me (foi oferecido por uma das minhas irmãs quando fiz onze anos e primeiro achei o livro muito chato - dois ou três anos adorei lê-lo e depois ver as séries e filmes)
4º O Monte dos Ventos Uivantes de Emily Bronté
Adorei este livro. Comecei a lê-lo, sentada nas escadas da casa dos meus pais e não interrompi a leitura até acabar de o ler (para o final a luz começou a diminuir e já estava com dificuldades para conseguir ler)
5º As meninas de Lygia Fagundes Telles, gostei muito este livro, deu-me uma ideia de como a realidade que vivemos pode depender das nossas escolhas e de como estas nos podem definir. Entramos na cabeça de cada uma das três meninas, agora jovens mulheres que andaram juntas na escola mas depois seguiram caminhos muito diferentes
E agora desafio todos os autores dos blogues de que sou seguidora ---->
a partilharem também as suas preferência literárias.
Tenho de escolher 5 livros de que gostei especialmente:
(não foi nada fácil escolher só cinco)
1º Heidi de Johanna Spyri
Depois de ter visto os desenhos animados descobri o livro com a história da menina órfã da Suiça que a tia deixa ficar com o avô na montanha. A história é lindíssima e enternecedora.
(o livro que li era de uma das minhas irmãs e a capa que encontrei mais parecida foi esta)
Anos mais tarde quando fui à Suiça pude visitar a casa da Heidi :)
2º O tempo dos duendes de Clifford D. Simak por si e enquanto representante do género de ficção científica que adorei ler quando era adolescente (em alguns destes livros era como entrar em contos de fadas muito realistas)
3 - Orgulho e Preconceito de Jane Austen-me (foi oferecido por uma das minhas irmãs quando fiz onze anos e primeiro achei o livro muito chato - dois ou três anos adorei lê-lo e depois ver as séries e filmes)
4º O Monte dos Ventos Uivantes de Emily Bronté
Adorei este livro. Comecei a lê-lo, sentada nas escadas da casa dos meus pais e não interrompi a leitura até acabar de o ler (para o final a luz começou a diminuir e já estava com dificuldades para conseguir ler)
5º As meninas de Lygia Fagundes Telles, gostei muito este livro, deu-me uma ideia de como a realidade que vivemos pode depender das nossas escolhas e de como estas nos podem definir. Entramos na cabeça de cada uma das três meninas, agora jovens mulheres que andaram juntas na escola mas depois seguiram caminhos muito diferentes
E agora desafio todos os autores dos blogues de que sou seguidora ---->
a partilharem também as suas preferência literárias.
Uma paixão que também partilho, Gábi! :) Mas vou declinar o convite, sorry)
ResponderEliminarEngraçado que o livro que li da Emily Bronté, (numa das primeiras edições em português) foi "O Monte dos Vendavais". Houve uma adaptação ao cinema com o título: " O Morro dos Ventos Uivantes" . Será que se trata do mesmo livro que tu referes, Gábi?
Um beijinho e tem uma boa noite!
É o mesmo livro que tem conhecido nas diversas edições títulos algo diferentes :)
ResponderEliminarum beijinho e boa noite :)
O meu livro é, será sempre, Cem Anos de Solidão, Gábi.
ResponderEliminarBeijinhos, bfds
Dele, gostei mais de Amor em tempo de cólera.
Eliminarum beijinho, obrigada e bom fim-de-semana também :)
Obrigada por teres aceite o desafio e pela tua partilha!
ResponderEliminarÓtimas sugestões!
Um beijinho e boa sexta-feira!
De nada :)
Eliminarum beijinho, obrigada e um bom Domingo
Andei aqui perdido, entre livros e escolhas. É sempre difícil escolher, são tantos ao longo da vida. Mas há sempre algum que nos marca.
ResponderEliminarLembro, sempre, um livro que li há alguns anos e que me deixou a pensar. Livro de s. Michel de Axel Munthe.
Um abraço
Vou procurar esse livro, Manuel, obrigada pela indicação.
Eliminarum beijinho
Gábi
Tenho muitos preferidos o que me é difícil escolher, no entanto tenho 3 que me marcaram.
ResponderEliminar1984 de George Orwell
Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez
Guerra e Paz de Liev Tolstói
Bom fim de semana Gabi e um beijinho
Já os li e gostei dos três, 1984, um pouco assustador, Cem Anos de Solidão, perdi-me um pouco por serem tantas as personagens, por isso gostei mais de Amor em tempo de cólera, neste livro, além da história, gostei do maior desenvolvimento das personagens, Guerra e Paz, li-o deitada e foi bem difícil segurar o livro que é enorme - não gostei das cenas de guerra.
Eliminarobrigada, um bom Domingo e um beijinho
Maria também me convidou. Fechei os olhos e pensei em 5 livros mais recentes (e na verdade vou postar 10), ou então minha lista estaria cheia de Gabriel Garcia Marques, Saramago e Jorge Amado...ahahahahahaha, mas esses acho que todo mundo deveria já ter lido na vida...rs. Vou postar amanhã meu desafio. Já li todos os da sua lista e também os adoro!
ResponderEliminarFiquei curiosa, daqui a pouco vou ver se está "postada" a lista :)
Eliminarum beijinho e até já
Hummm 5
ResponderEliminarSidarta, Hermann Hesse /
Eu sou a lenda, Richard Matheson /
A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón /
As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley /
Psion, Joan D. Vinge
10 aqui ;) http://lopesca.blogspot.pt/2015/12/desafio-livros-favoritos.html
e muitos mais na cabeça
Blog LopesCa/Facebook
O primeiro comecei, mas ainda não o terminei, o segundo, vi o filme, o 3º, tenho-o na lista de livros a ler, o 4º e o 5º penso que os li e gostei, mas como li outros livros das mesmas autoras e já há algum tempo, não tenho a certeza.
Eliminarum beijinho e a seguir vou procurar esse link...
Sidarta, Hermann Hesse é dos meus favoritos o mais interessante está no fim.
EliminarEu sou a lenda, Richard Matheson não tem nada a ver com o filme ;))
Eu agora tomo nota são demasiados livros
Quando são fracos já me aconteceu esquecer-me que o tinha lidao LOL
De acordo com os teus 3 últimos livros (não conheço Meninas mas penso que gostaria...) Livros uma paixão, sim!
ResponderEliminarJá agora, deixo-te uma história. Aprecio o teu sentido crítico. Para nós, escrever é também uma paixão...
http://falcaodejade.blogspot.pt/2016/02/a-brincar-ao-canto-das-escadas.html
Daqui a pouco vou à procura...obrigada pela indicação.
Eliminarum beijinho e um bom Domingo
É impossível falar em três livros, três filmes ou três músicas, até porque muitos ficam primus inter pares, ao mesmo nível, mas gostei da escolha :)
ResponderEliminarMuito difícil, mas consegui escolher estes cinco - embora pudesse facilmente ter escolhido outros
Eliminarum beijinho e um bom Domingo
Muito difícil, mas consegui escolher estes cinco - embora pudesse facilmente ter escolhido outros
Eliminarum beijinho e um bom Domingo
Gostei muito de ler. Fiquei curiosa com o segundo e o quinto. Também já li a Heidi e o Orgulho e Preconceito. Bjs
ResponderEliminarQue são dois dos meus livros preferidos MAG
ResponderEliminarum beijinho
Que são dois dos meus livros preferidos MAG
ResponderEliminarum beijinho
Orgulho e Preconceito descobri primeiro com a série da BBC. Depois fui procurar o livro, mas no original. Gostei de o ler tal como foi escrito. É diferente, uma experiência mais genuina. Surpreendi-me pela sua simplicidade e por ser tão curto. Algo em que não se pensa quando se lê traduzido ou quando se vê na televisão/cinema.
ResponderEliminarEu li primeiro o livro, adorei depois as séries.
ResponderEliminar