segunda-feira, novembro 23, 2015

Post 5250 A acabar o sinal aberto dos Canais de Cinema da NOS - "A Boa Mentira"

A Boa Mentira

"Se quiseres ir depressa, vai sozinho
Se quiseres ir longe, vai acompanhado."
Provérbio Africano


No Cinecartaz Público, aqui

"A Boa Mentira

Título original:
The Good Lie
De:
Philippe Falardeau
Com:
Reese WitherspoonCorey StollSarah Baker
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 2014, Cores, 110 min.
Links:
Site Oficial
Entre 1983 e 2005, durante os terríveis anos da Guerra Civil que assolou o Sudão, estima-se que mais de dois milhões de pessoas tenham perdido a vida. Em busca de abrigo, um sem-número de famílias deixou as suas casas e seguiu em direcção a campos de refugiados. Devido à situação caótica em que viviam, perto de 27 mil crianças foram separadas dos pais, fazendo o trajecto sozinhas. Eram estes os "lost boys/girls", crianças de todas as idades que, fugindo aos perigos e, muitas vezes, acompanhadas pelos irmãos, percorriam milhares de quilómetros para alcançar os campos. Alguns anos mais tarde, um esforço humanitário levou para os EUA algumas destas crianças.
1993. Mamere e Theo são filhos do chefe de uma pequena aldeia no Sul do Sudão. Quando um ataque das milícias destrói toda a aldeia e lhes mata os pais, Theo é forçado a liderar um grupo de jovens sobreviventes e levá-los para um lugar seguro. Nesse árduo percurso, vão encontrando outras crianças em fuga. Entre elas está Jeremiah
Anos mais tarde, Mamere (Arnold Oceng), Abital (Kuoth Wiel),  Jeremiah (Ger Duany), Paul (musician Emmanuel Jal)  têm a oportunidade de deixar o campo e de se estabelecerem na América. Ao chegarem, separados da irmã que segue para Boston. Em Kansas City, no Missouri, são recebidos por Carrie Davis, que foi incumbida de os ajudar a arranjar trabalho. 
Com argumento de Margaret Nagle e realização de Philippe Falardeau (argumentista e realizador de "Monsieur Lazhar", nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), uma história dramática baseada em factos reais que conta com Reese Witherspoon como protagonista e com os actores Emmanuel Jal, Arnold Oceng, Ger Duany e Kuoth Wiel, alguns dos quais viveram de perto a experiência mostrada no filme."

     

2 comentários:

  1. Gostei muito da história mas achei a prestação da Reese Whitherspoon muito fraca, muito secundária.

    ResponderEliminar
  2. Por um lado, talvez tenha sido melhor assim para que os personagens principais, o Mamere, o Paul, o Jeremiah e a Abital, e a situação no Sudão, ficassem em primeiro plano.

    ResponderEliminar