segunda-feira, setembro 21, 2015

Post 5108 Desafio 1/10 - Na Esplanada 2ª tentativa

Depois do almoço foi para a esplanada. Estava ainda calor, embora por vezes nuvens brancas tapassem o sol e sombreassem as mesas. Sentou-se virado para o mar. Soprava algum vento e achou que cheirava a maresia.
Mal se tinha sentado quando um pequeno cão saltou para o seu colo.
Era tão leve que mal o sentia, mas quando tentou que voltasse para o chão, rosnou-lhe. Ficou sem saber o que fazer. Mas quem seria o seu dono que tal enxovalho alheio permitia? Devia ser de uma mulher, porque tinha uma coleira cor-de-rosa.
Olhou à sua volta. Uma mulher gorda descia vagarosamente a rua na direcção do café. Devia ser dela. Só tinha de esperar que chegasse. Quando chamasse o cão, ele levantar-se-ia para a repreender com severidade: “Isto não se faz minha senhora!” Imaginou-se rodeado pela concordância dos demais frequentadores da esplanada, enquanto a mulher de olhos baixos e envergonhada, não saberia o que responder, até que ele, magnânimo, revelasse com um aceno que aquela vez a desculpava. Enquanto isto, a mulher entrou para um carro azul que parara na rua para a acolher.
Voltou a olhar em redor. Deveria ser então da jovem bonita de bikini vermelho, que lambuzada de gelado namorava o empregado. Quando ela se apercebesse do ocorrido, viria desculpar-se. Ele sorrir-lhe-ia: “não incomodou nada”, e talvez ela se sentasse na mesa ao seu lado e ficassem a conversar enquanto faziam festas ao cãozinho. Mas eis que a jovem vai embora, passando por eles, sem se deter.
Repara então que nenhum empregado veio trazer-lhe um café ou receber o seu pedido e que à sua volta ninguém o parece ver.
O cão, afinal sozinho no banco, vai ter com o narrador, e ele percebe que era apenas um personagem, à medida que se dissolve, na trecentésima palavra.


Sem comentários:

Enviar um comentário