quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Post 3656 Livros 2014 (16), O Pequeno Herói de Fédor Mikhaïlovitch Dostoievski

O Pequeno Herói de Fédor (ou Fiodor) Mikhaïlovitch Dostoievski





Na Nota do Tradutor Consiglieri Sá Pereira, " Bardaieff, escritor russo exilado, autor de um livro relativamente recente,"Uma Nova Idade Média", explica-nos sinteticamente, o seu processo de avaliação mental de todos os valores por ele encontrados, em larga e forçada vagabundagem, no estrangeiro. Ao surgir-lhe algum intelectual, sempre lhe perguntava: - Leu Dostoievski?
A negativa ou a afirmação, ou, ainda, a resposta em meio termo, habilitavam-no a formar um juízo básico da pessoa com quem havia de tratar."
Na Contracapa: "Fédor Dostoievski (1821-1881), é um dos mais importantes escritores russos, a par com Tolstoi e Puskine. Deixou um legado literário impressionante, onde se destacam obras como Recordações da Casa dos Mortos (1860-1862) e Crime e Castigo (1864-1867).
Preso em 1849 pela Polícia czarista, juntamente com mais 35 membros do círculo Pétrachevski (círculo liberal que defendia as ideias socialistas vindas do estrangeiro), por publicar opúsculos socialistas, é condenado à pena capital. Mas, após um simulacro de execução, a pena é cumutada para cinco anos de trabalhos forçados na Sibéria. Desta experiência sairá, anos mais tarde, Recordações da Casa dos Mortos e, de imediato, O Pequeno Herói - apenas publicado em 1857.
Mas, enquanto aguarda a execução na fortaleza de São Pedro e São Paulo, escreve as páginas de O Pequeno Herói na certeza de ir morrer. O resultado é um retrato de uma criança na qual a súbita adolescência acorda as dolorosas e cândidas contradições de Eros; um retrato de uma infância sensível e silenciosa, mas também da descoberta do amor e do despertar dos sentidos."

Sem comentários:

Enviar um comentário