domingo, janeiro 13, 2013

As Horas Distantes de Kate Morton

Acabei de ler "As Horas Distantes" de Kate Morton e comecei a ler "O Jardim dos Segredos" da mesma autora.
Sobre o 1º livro.
"Tudo começa quando uma carta perdida há mais de meio século, chega finalmente ao seu destino...
Evacuada de Londres, no início da II Guerra Mundial, a jovem Medredith Burchill é acolhida pela família Blythe no majestoso Castelo de Milderhurst. Aí, descobre o prazer dos livros e da fantasia, mas também os seus perigos.
Cinquenta anos depois, Edie procura decifrar os enigmas que envolvem a juventude da sua mãe e a sua relação com as excêntricas irmãs Blythe, que permaneceram no castelo desde então. Há muito isoladas do mundo, elas sofrem as consequências de terríveis acontecimentos que modificaram os seus destinos para sempre.
No interior do decadente edifício. Edie começa a deslindar o passado de Meredith. Mas há outros segredos escondidos nas suas paredes. A verdade do que realmente aconteceu nas horas distantes do Castelo de Milderhurst irá por fim ser revelada..."
Sobre a autora
"Kate Morton cresceu nas montanhas do Sudoeste de Queensland, na Austrália. Licenciou-se em Teatro, e mais recentemente, em Literatura Inglesa. Vive com o marido e os dois filhos em Brisbane, numa palacete do século XIX repleto de mistérios."
Depois de ler lido, da mesma autora O Segredo da Casa de Riverton, e porque gostei deste livro, andei à procura de outras obras. O Segredo da Casa de Riverton terá sido o primeiro que escreveu, tendo obtido um grande sucesso internacionalmente. A este romance, seguiram-se O Jardim dos Segredos e As Horas Distantes.
De semelhante com o Segredo da Casa de Riverton, temos a acção a decorrer em dois momentos temporais, separados por muitos anos, e um mistério no passado que em parte é revelado ou descoberto pela personagem que acompanhamos no presente. Gosto da forma como a autora descreve os espaços, cria os personagens, tornando-os tão reais, e nos apresenta ambientes especiais.
Dentro do romance As Horas Distantes é-nos também apresentado outro livro, "A Verdadeira História do Homem de Lama", de Raymond Blythe, um dos personagens da narrativa do passado, pai das três irmãs, as gémeas Persephone e Seraphina, e Juniper.

8 comentários:

  1. No que me diz respeito tenho a dizer que não li nenhum destes livros. A verdade é que ando a ler muito pouco, melhor, a ler poucos livros.
    Comprar compro, muitos. E já dou comigo a fazer contas ao dinheiro que tenho andado a gastar com livros.

    E ou muito me engano ou terei mesmo que cortar desde já nesta rubrica do meu orçamento familiar.
    As coisas estão a ficar muito "negras"...

    ResponderEliminar
  2. Já comecei a fazer essas contas - ao dinheiro gasto com livros - e decidi comprar menos :( mas aproveitar melhor os que já tenho :)
    Pelo menos, para os patinhos, não parecia haver crise :)

    ResponderEliminar
  3. Embora o enredo tenha as suas diferenças, lembrei-me, ao ler esta síntese, de um outro muito interessante que li há uns anos e cuja reedição vi outro dia numa livraria. Muito bem escrito e com estes véus de mistério do passado:
    "O Décimo terceiro Conto", julgo que a autra se chama Diane Settingfield, ou algo semelhante.Penso que é da Bertrand.
    É uma primeira obra, mas com todo rigor e paixão na escolha das palavras que uma primeira obra costuma ter.
    Recomendo!

    ResponderEliminar
  4. Terminei 'A Linguagem Secreta das Flores' de Vanessa Diffenbauch. Se puderes lê que é muito bom.
    E... comecei ontem a ler 'As Horas Distantes'. Já li 'O Jardim dos Segredos' e 'O Segredo da Casa de Riverton' e gostei de ambos. Também já li 'O Décimo Terceiro Conto' e adorei. Tudo boas leituras.

    ResponderEliminar
  5. P.S. Não li a tua crítica para não ser influenciado! ;-)

    ResponderEliminar
  6. E eu comecei a ler "O Jardim dos Segredos", por isso estamos trocados :)
    Vou colocar 'A Linguagem Secreta das Flores' na minha wish list
    O 'O Décimo Terceiro Conto' já foi para a lista porque aqui escreveu sobre ele a Margarida Alegria :)

    Obrigada :)

    (ainda estou a começar com as criticas, por isso esta não tem spoilers :)

    ResponderEliminar