quarta-feira, novembro 28, 2012

Post 2984 - A Justiça nas Notícias

Hoje foi noticiada a greve dos juízes dos tribunais superiores no Egipto, contra o decreto do Presidente que pretende aumentar os seus poderes, Estão de greve, com excepção dos processos por corrupção, processos em que estejam envolvidos manifestantes ou processos de direito da família, e um seu representante, afirmou que não se iam deixar intimidar, ainda que à custa das suas vidas. 
Depois discutiu-se o julgamento em Nova York do antigo modelo português. Ouvi que quando das alegações dos advogados, dois dos jurados adormeceram. Pensei em como deve ficar caro um julgamento como este e ocorreu-me então uma ideia para resolver em parte os problemas com os atrasos e custos da justiça por cá. Seria preciso primeiro contratar uma boa equipe de hipnotistas. Estes seriam enviados para onde estivessem processos morosos, antes de se iniciarem os julgamentos e começariam logo a trabalhar com os arguidos e com as testemunhas. Só teriam de os hipnotizar a todos para acreditarem que os factos se tinham passado em Nova York. De seguida, seria só enviá-los para lá e pronto, far-se-iam estes julgamentos em Nova York.

7 comentários:

  1. Na verdade

    somos a Africa branca
    desta europa

    ResponderEliminar
  2. Bom seria, se todo o mundo passasse a ser Primeiro Mundo :)

    ResponderEliminar
  3. A primavera árabe está a revelar-se uma séria invernia, Gábi :(

    ResponderEliminar
  4. Não sei não, Gábi!

    Aqui a Justiça não é tão lenta como nos (vos) querem fazer crer, querida amiga, e digo-lhe mais sabe qual é o País com mais processos no TEDH sobre a morosidade na Justiça? Vá, segure esse seu queixinho, é a...França, depois a Roménia, a Itália, a Bélgica, a Eslovénia e, só depois, Portugal.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Pois, infelizmente é que parece estar a suceder Pedro Coimbra...




    O Sexo e a Idade (não percebi os ...)




    Não sabia da nossa posição nos processos por morosidade no TEDH, pena é a Alemanha não estar também à nossa frente nesses processos :)
    (também me parece que a Justiça por cá não será assim tão lenta, em SJM normalmente não é :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. E porque é que a justiça é lenta, eis a questão? Como se já não bastasse ela ser cega...

    Há países onde há julgamentos sumários. Outros há que nem é preciso haver julgamento. É logo um balázio e andou.

    ResponderEliminar